Sistema ERP: como funciona, benefícios e exemplos

Investir em tecnologia está se tornando uma necessidade competitiva cada vez maior no mercado. Com a digitalização dos negócios, quem não tem automação e eficiência na gestão acaba sem fôlego para acompanhar os líderes em seus setores de atuação. Entender como funciona um sistema ERP é a chave para garantir essa competitividade.

O ERP é um tipo de solução tecnológica capaz de integrar, automatizar e simplificar a visão de produtividade e estratégias empresariais. Quer entender mais sobre esse tipo de plataforma? A seguir, respondemos as principais dúvidas sobre o assunto!

O que é e como funciona um sistema ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português. O nome pode até parecer um pouco vago, mas significa uma plataforma capaz de centralizar e estruturar a coleta e o armazenamento de informações de um negócio em um ambiente virtual único.

O que os ERPs proporcionam, também conhecidos como sistemas de gestão empresarial, é a integração de dados e indicadores de maneira automatizada e eficiente, para que gestores possam acessar, monitorar e analisar qualquer aspecto do negócio com apenas alguns cliques.

São essas soluções que permitem a transformação digital das empresas, eliminando praticamente toda a necessidade de lidar com documentos e registros físicos e ganhando visibilidade sobre os diferentes aspectos administrativos e operacionais em tempo real.

Assim que você implementa a solução, passa a inserir os dados em um sistema preparado para organizar e estruturar essas informações automaticamente. Em um dashboard central, é possível ter uma noção geral de tudo o que acontece no negócio e partir daí para relatórios específicos e ricos sobre cada segmento de dado que você precisar ter em mãos, para tomar uma decisão ou investigar caminhos.

Um ERP é uma solução completa de gestão, por isso, é cada vez mais importante na competitividade moderna. Principalmente quando se conta com outras ferramentas e tecnologias agregadas a uma plataforma central de gestão.

Quais são os seus benefícios?

Não é por acaso que os sistemas ERP estão se tornando quase que onipresentes no mercado. A tecnologia está tão alinhada aos benefícios da transformação digital, que fica muito difícil separar os dois conceitos. Veja alguns de seus benefícios.

Agilidade produtiva

Como o ERP reúne todos os aspectos de gestão e operação em um único lugar, ele naturalmente cria atalhos para que colaboradores possam acessar as informações necessárias para realizar suas funções.

Assim, a empresa como um todo ganha em produtividade, com processos mais rápidos, automação de tarefas e garantia de uma qualidade final melhorada.

Mais colaboração

Além de facilitar o trabalho individual, o ERP aproxima colaboradores e departamentos como não era possível antes. Com o compartilhamento de dados e ferramentas produtivas online, eles podem se comunicar em tempo real independentemente de onde estejam, aproximando pessoas com a flexibilidade da comunicação remota.

Maior visão de indicadores

Para gestores, a centralização de dados em um único ambiente permite indicadores de desempenho mais precisos e segmentados. É possível analisar diversos aspectos administrativos e operacionais de um ponto central de observação.

Ou seja, diretores têm profundidade na interpretação de métricas ao mesmo tempo em que conseguem enxergar algumas específicas em relação ao desempenho geral, cobrindo todas as necessidades de controle em negócios modernos.

Mais assertividade de decisão

Com tanta informação disponível de maneira relevante, gestores podem utilizar o ERP como ponto de partida para decisões mais rápidas e assertivas de negócio.

Isso é fundamental em um mercado com demandas que mudam cada vez mais rápido, e no qual a abordagem imediata de novos nichos pode ser a chave para se consolidar para novos públicos.

Quais são os principais exemplos de ERP?

Existem diversos ERP no mercado atualmente, separados por funcionalidades, especializações e até mesmo a natureza ou tamanho da empresa que irá utilizá-los.

Talvez, o mais conhecido e utilizado seja o alemão SAP. Esse sistema é famoso por sua eficiência em uma gestão global e integrada de empresas, baseado em módulos de atuação para diferentes departamentos e necessidades administrativas.

Com o SAP ERP, é possível automatizar a gestão de dados dentro de uma estrutura pré-construída que visa a otimização de análise e interpretação de dados. Com isso, gestores ganham visão de mercado e enxergam caminhos que antes seriam invisíveis para estratégias inovadoras.

Outro exemplo desse tipo de poder é o ERP Oracle. Uma das vantagens mais interessantes dessa plataforma é que ela roda em sua totalidade na nuvem. Isso significa que o sistema pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer dispositivo pelos colaboradores da empresa, aumentando sua flexibilidade produtiva.

Existem diversos outros exemplos no mercado, como ERPs especializados para e-commerce, para prestação de serviços e gestão de contratos. O ideal é encontrar aquele que melhor se encaixa no seu negócio ao mesmo tempo em que apresenta o máximo de integrações e funcionalidades possível.

Como saber se o ERP é seguro?

Uma das grandes diferenças entre sistemas mais tradicionais e os ERPs modernos é que esses últimos têm um investimento muito maior em iteração de segurança. Quando você escolhe sistemas que são referência de mercado, não precisa se preocupar com a proteção de dados além do compliance de uso interno dessas informações.

Isso porque um ERP de qualidade centraliza também a cibersegurança, com monitoramento automatizado de uso, histórico de mudanças e um controle inteligente de acesso. Investindo nas melhores soluções, você não tem com o que se preocupar.

É possível fazer integrações?

Uma das grandes vantagens dos ERPs líderes de mercado é sua abordagem modular que permite inclusive a integração de ferramentas e funcionalidades de terceiros. Com APIs robustas, é possível configurar e centralizar o uso de soluções específicas nativamente dentro do mesmo ambiente virtual de gestão.

A própria Docusign é um exemplo disso. Temos integrações pré-construídas tanto para SAP quanto para Oracle. Com apenas alguns cliques, você pode contar com assinatura eletrônica integrada ao ERP em minutos.

Esse tipo de centralização facilitada de gestão é o pilar mais importante de como funciona um sistema ERP. É uma tecnologia realmente transformadora, que vem revolucionando a maneira como gestores enxergam seus negócios e agem de acordo com demandas cada vez mais dinâmicas de mercado.

Que tal, então, contar com esse tipo de integração hoje mesmo? Entre em contato com o time de vendas da Docusign e entenda o que podemos fazer por você!

Fale com o especialista

Encontre as respostas para aumentar eficiencia em seus procesos.
Publicados