ISO 27001: como alcançar excelência em segurança de dados

Com a importância crescente da cibersegurança no sucesso de negócios, muitos deles buscam novos investimentos na maturidade de seus sistemas de proteção. Mas como ter certeza de que qual estratégia de digitalização é mais efetiva?

As normas como a certificação ISO 27001 são guias ideais para quem não quer errar na hora de implementar tecnologia segura na empresa.

Neste artigo, vamos apresentar a ISO 27001 Certification, apontar seus princípios de implementação e as vantagens para proteger informações da empresa e do público em ambientes virtuais. Boa leitura.

O que é ISO 27001

A norma ISO 27001 é um guia padrão para implementação e gerenciamento de sistemas seguros considerando ações administrativas, investimento em tecnologia e práticas de controle.

O documento foi publicado inicialmente em 2005, em publicação conjunta pela International Organization for Starndardization (ISO) e a International Electrotechnical Commission (IEC).

Especializada em determinar padrões de conduta e ação corporativas, a ISO compilou e vem atualizando ao longo do tempo as melhores práticas amplamente discutidas entre grupos corporativos, profissionais e especialistas em TI.

Assim como outros padrões ISO, o 27001 funciona como um guia de segurança da informação. Ao buscar a certificação relacionada a esse documento, organizações precisam investir e aprimorar suas defesas contra riscos cibernéticos e elaborar processos mais compreensivos de gestão de ativos digitais.

Ou seja, mesmo não tendo força de lei ou ser obrigatório, o ISO 27001 é um dos melhores parâmetros hoje no mercado para a segurança da informação.

Principais pontos da ISO 27001

A ISO 27001 é estruturada como todas as outras normas de padronização da instituição, com um guia compreensível para sua implantação em negócios e parâmetros objetivos que avaliem o merecimento do certificado.

Os pontos-chave que uma empresa parte para a adequação completa à norma são:

  • contexto da organização: no qual se entende a natureza do negócio, dados a serem protegidos e estrutura plausível para implementação;
  • liderança: ponto em que se define funções e responsabilidades, com o comprometimento principalmente de profissionais de TI no comando do processo;
  • planejamento: momento de mapear desafios e oportunidades para desenvolver ações práticas que alcancem o objetivo de segurança;
  • suporte: a definição de recursos necessários para uma boa gestão de segurança, como sistemas automatizados, comunicação remota, arquitetura de dados e serviços como gestão digital de documentos;
  • operação: execução das ações planejadas utilizando o investimento em ferramentas para colocar em prática processos mais seguros. Passa por avaliação e tratamento de riscos e controle operacional do uso de dados;
  • avaliação de desempenho: monitoramento e análise do impacto dessas ações na rotina de segurança da informação, incluindo auditoria interna e revisões constantes pelo corpo gestor;
  • melhoria: uso da avaliação de desempenho para ajustar e desenvolver ações corretivas, além de contar com uma cultura de aprimoramento constante que reforce a filosofia ISO ao longo do tempo.

Quando as lideranças transformam esses pontos em um passo a passo compreensível de estratégia de cibersegurança, cria-se um mapa de atuação claro em relação ao que é preciso para proteger dados e garantir a eficiência da transformação digital.

Implementação da ISO 27001

A implementação da ISO 27001 é um processo administrativo e operacional simultaneamente. Muitos gestores ainda perdem oportunidades de digitalização por pensar que adquirir softwares de proteção é o suficiente para garantir o sucesso.

O que a norma mostra é que uma empresa realmente segura precisa se reformular em sua relação com SI. A forma como o gestor de TI aplicará as mudanças depende de seu estado atual de maturidade digital, ou seja, o processo não é o mesmo para todos.

A melhor abordagem para começar o planejamento no seu caso é utilizando as exigências do órgão como base para a certificação. Utilize a relação abaixo como um checklist de referência que cobrirá todos os pontos que levam à validação com o selo ISO:

  • implementar e monitorar o compliance;
  • elaborar e implementar uma gestão de continuidade de negócio (backups, redundância);
  • elaborar e implementar gestão de incidentes (plano de crise);
  • estreitar a relações com fornecedores e buscar novas soluções digitais;
  • adquirir, implementar e gerir sistemas digitais integrados;
  • investir na segurança das comunicações e transferências de arquivos;
  • investir em segurança de identidade (autenticação eletrônica);
  • investir segurança operacional;
  • criar e comunicar políticas gerais de segurança da informação;
  • investir em armazenamento e estruturação de dados com soluções digitais seguras;
  • priorizar a segurança na gestão de Recursos Humanos;
  • otimizar a gestão de bens e ativos digitais;
  • digitalizar a gestão de contratos e documentos sensíveis;
  • investir em controle de acesso;
  • investir e implementar criptografia na comunicação e transmissão de dados;
  • investir em segurança física que reflita na proteção digital, como terminais de trabalho e servidores.

Todos esses itens serão levados em conta durante o processo de certificação ISO 27001. O ideal é que a equipe de TI trabalhe em todos eles mesmo antes de submeter sua aplicação ao órgão.

Boa parte dessas exigências pode ser solucionada antecipadamente com o investimento nas soluções adequadas de segurança da informação. A gestão digital de contratos e assinatura eletrônica, por meio das soluções DocuSign, são um exemplo de investimento que você já pode fazer hoje mesmo e cumprir de cara alguns desses itens.

Mas como acontece a certificação? A boa notícia é que a definição do que você vai precisar exatamente para conseguir o selo vem do próprio processo, que é estruturado em 6 partes:

  1. primeiro, você inicia a certificação por meio do site ISO.org;
  2. será iniciada uma análise preliminar com base em documentos solicitados como suas políticas de segurança e plano de gerenciamento de risco;
  3. após a análise preliminar, é feita uma auditoria detalhada que varia de acordo com natureza e tamanho da empresa e soluções adotadas para SI;
  4. o próximo passo é a análise de lacunas, em que o órgão detalha pontos que precisam ser ajustados na rotina do negócio para conseguir o selo;
  5. por fim, a empresa apresenta um documento de aplicabilidade, que registra todas as ações, estratégias e ferramentas empregadas na segurança da informação;
  6. se o documento estiver em conformidade com o que foi pedido durante o processo, a empresa é certificada.

Como você pode ver, a certificação ISO 27001 vai muito além de um antivírus ou autenticação em dois fatores. É um guia para mudanças profundas de gestão digital, que alinha o investimento em tecnologia com seu impacto real no negócio.

 

Benefícios da certificação ISO 27001 para segurança de dados

Buscar a certificação ISO 27001 para a sua empresa é contar com benefícios práticos e de mercado. Veja por que você deve estudar a fundo a norma e começar o planejamento de adequação o quanto antes.

Caminho certo para a transformação digital

Muitos gestores de TI ainda têm dificuldade de iniciar processos de transformação digital que sejam compreensíveis e aplicáveis em todos os departamentos.

Como vimos anteriormente, a ISO 27001 serve de guia ao estruturar o esforço tanto em âmbitos administrativos quanto operacionais. É também uma forma de incentivar outras diretorias a participarem do processo, recebendo uma certificação importante no fim.

Resumindo, é uma demonstração de compromisso em relação à segurança da informação. Mostra ao público e parceiros que os gestores priorizam a proteção de dados como fator de relação comercial.

Garantia de eficiência produtiva com segurança

Um dos grandes desafios empresariais da atualidade é ter produtividade a partir do uso de dados sem expô-los a riscos desnecessários.

O que a certificação ISO proporciona é um parâmetro de segurança a partir do controle de acesso e monitoramento. Com equipes bem preparadas, automação inteligente e soluções digitais confiáveis, os colaboradores têm mais tranquilidade para exercer suas funções.

Confiabilidade de mercado

As certificações ISO têm muito valor no mercado, sendo creditadas apenas às organizações que levam a sério suas recomendações.

Portanto, poder exibir o selo ISO 27001 se torna uma vantagem competitiva. Público, concorrentes, parceiros e fornecedores entendem que o negócio é confiável na gestão de dados e proteção digital, abrindo novas portas para o futuro.

Otimização administrativa e operacional

Ao buscar a ISO 27001, gestores de TI passam obrigatoriamente por mudanças em sistemas e processos digitais. Essas novas soluções trazem não apenas segurança de dados, mas estruturas otimizadas de produtividade, tanto na gestão quanto na operação.

Investir em segurança da informação é investir em eficiência produtiva. Um efeito colateral que dá ainda mais vantagem competitiva para o negócio.

Melhoria contínua

Depois de conseguir a certificação ISO27001, a empresa ainda passará por reavaliações periódicas que não só exigem a maturidade apresentada no processo como atualiza as exigências de acordo com as necessidades do mercado.

Buscar o selo é criar uma cultura de aprimoramento constante no negócio, começando pela equipe de TI e se espalhando por todos os departamentos. A própria mentalidade dos profissionais se volta para a busca por oportunidades de melhoria, mantendo a eficiência de segurança em níveis sempre otimizados.

Economia

Podemos traçar uma linha direta entre a adequação à ISO 27001 e a economia de recursos, principalmente no orçamento de TI. Com sistemas de gestão integrados e automação produtiva, tempo e dinheiro são economizados com processos mais eficientes, além do menor uso de insumos físicos — a assinatura eletrônica é um grande exemplo disso.

Uma empresa que investe em segurança e controle gasta menos, principalmente no controle de danos em incidentes de comprometimento de dados.

Investimento certeiro em tecnologia

Quando profissionais utilizam ISO 27001 como referência para reformular sua gestão de informação, os investimentos necessários ficam mais claros durante a fase de planejamento.

É o momento em que você entende as necessidades tecnológicas e quais produtos e serviços melhor se encaixam em seus objetivos — com implementação orientada ao risco, não ao que é tendência no mercado.

Um exemplo disso é o uso de assinatura eletrônica e gestão digital de contratos. As soluções DoucSign são desenvolvidas priorizando os maiores padrões de segurança da informação atuais.

Esse tipo de suporte é fundamental para garantir os pontos de implementação de SI e encurta o caminho para a certificação ISO 27001. Investir em segurança na transição digital é garantir o sucesso do negócio no futuro.

Neste texto, vimos como fazer isso investindo em tecnologia e utilizando as determinações do órgão como referência. Apresentamos também os benefícios de iniciar esse processo. Somando soluções digitais de qualidade, plano de gestão de dados e participação dos colaboradores, a ISO 27001 é o guia perfeito para a excelência em cibersegurança.

Que tal conhecer mais sobre nossas ofertas e como podemos ajudar você a aumentar a segurança digital da empresa? Entre em contato com a DocuSign!

Publicados
Temas relacionados