FedRAMP: aprenda sobre conformidade e requisitos

Ter processos inovadores e seguros é uma preocupação de grandes instituições. Para além disso, a padronização e organização dos documentos é fundamental para evitar vazamentos e ataques. Esse aspecto é tão importante, que o governo americano desenvolveu um programa chamado FedRAMP para fazer a contratação de fornecedores que atendam a esses e outros requisitos.

Com soluções que permitem o compartilhamento de recursos e informações sobre a segurança cibernética, além de economizarem tempo e recursos, as agências dos Estados Unidos garantem maior proteção de dados. E o melhor é que o seu negócio poderá contar com algumas dessas opções.

Quer saber mais sobre o FedRAMP e como a sua empresa pode se aproveitar dele? Então, continue a leitura e confira!

O que é o FedRAMP?

O FedRAMP (Federal Risk and Authorization Management Program) nada mais é do que um programa do governo americano criado para padronizar a avaliação e autorização de segurança de sistemas de tecnologia da informação (TI).

Ou seja, ele pretende melhorar a cibersegurança, além de reduzir riscos que existem nos sistemas de TI utilizados para processar, armazenar e transmitir informações relevantes e sensíveis.

Para fornecer serviços em nuvem ou outras soluções de TI ao governo americano, é preciso atender às normas rigorosas do FedRAMP. Além disso, é necessário passar por um processo que envolve uma avaliação detalhada da segurança dos sistemas, assim como das políticas e procedimentos de proteção, além da implementação de controles de segurança robustos.

Como o FedRAMP funciona?

O FedRAMP funciona como um programa de avaliação e autorização de segurança cibernética para sistemas de tecnologia da informação (TI) que prestam serviços a agências federais dos Estados Unidos.

Esse programa envolve um esforço contínuo das empresas prestadoras de serviço para manter a segurança ao longo do tempo, refletindo a natureza em constante evolução das ameaças cibernéticas.

Há ainda uma série de requisitos e tipos de conformidade que precisam ser seguidos para obter a certificação. Explicamos mais sobre eles, a seguir.

Requisitos e conformidade

Conforme o Program Management Office (PMO) do FedRAMP, é preciso seguir alguns requisitos para a conformidade com o programa, como:

  • receber a Autorização para Operação de Órgão (ATO) ou a Autorização Provisória para Operação (P-ATO) do governo americano;
  • atender todos os requisitos de controle de segurança do FedRAMP para níveis de alto ou moderado impacto;
  • seguir os modelos de segurança de sistemas exigidos pelo FedRAMP;
  • passar por uma avaliação de uma organização externa de avaliação aprovada — essa avaliação deve ser publicada no repositório seguro do programa.

Vale destacar que há duas formas de obter a conformidade ao FedRAMP compliance. São elas:

  • Autorização do Joint Authorization Board (JAB): o provedor é avaliado por uma organização externa e pelo PMO para receber a Autorização provisória para operação (P-ATO);
  • Autorização de Órgão: o provedor precisa passar por uma análise do Federal Chief Information Officers (CIO), a qual é confirmada pelo PMO.

Por que o FedRAMP é importante?

Como você pode ver, o processo para ter a autorização para negociar com o governo americano é rígido e proporciona uma sinalização importante para o mercado.

Por isso, há vários motivos para contar com empresas aprovadas por esse programa. Detalhamos alguns deles, a seguir.

Aumento da segurança cibernética

De acordo com o relatório anual The State of Ransomware da Sophos para o ano de 2022, quase 70% das empresas sofreram algum tipo de ataque cibernético. Contar com soluções que ofereçam maior padronização é fundamental para combater e reduzir esse número.

Nesse sentido, para fazer parte do FedRAMP, é preciso atender a padrões rigorosos e consistentes de segurança cibernética. Esse tipo de exigência garante que todos os sistemas ofereçam um nível mínimo de proteção, reduzindo as vulnerabilidades no negócio.

Incentivo à inovação

Trabalhar com as soluções inovadoras e com a alta tecnologia também é um ponto valorizado e importante para obter a certificação. Já considerou contar com as ferramentas aprovadas pelo governo americano por serem inovadoras?

Ao estabelecer um conjunto claro de requisitos de segurança, o FedRAMP não apenas protege as agências federais, mas também promove a inovação ao encorajar o desenvolvimento de tecnologias seguras.

Proteção de informações sensíveis

Ter formas de proteger as informações sensíveis e evitar o vazamento de dados também é importante para garantir a segurança da sua empresa. Nesse sentido, contar com uma empresa certificada pelo FedRAMP também é uma excelente alternativa.

Isso porque esse programa foi desenvolvido para proteger as informações sensíveis do governo dos Estados Unidos de ameaças cibernéticas. Com soluções com a aprovação do FedRAMP, você tem acesso a sistemas utilizados para processar e proteger dados, além de manter um alto padrão de segurança.

Como contar com soluções aprovadas pelo FedRAMP?

Você já pensou em trabalhar com empresas que são parceiras do governo americano e que contam com a FedRAMP Certification? Pois saiba que ao escolher a DocuSign, isso é possível! Por atender a todas as exigências do programa e ser aprovada em sua avaliação, ela conta com a certificação e autorização para negociar com os Estados Unidos.

Ou seja, suas soluções apresentam padronização de segurança, autorização e monitoramento contínuo de produtos e serviços na nuvem. Por isso, se deseja contar com ferramentas para aumentar a eficiência e otimizar os processos da sua empresa, vale a pena escolher a DocuSign!

Ao contar com o DocuSign eSignature, por exemplo, você consegue agilizar as assinaturas de contrato de forma totalmente digital e com muita segurança, evitando qualquer vazamento de dados ou problemas que atrapalhem as negociações. Para fazer a gestão eficiente do ciclo de vida de contratos, é possível usar o DocuSign CLM, que oferece simplicidade e automatizações para reduzir os riscos desnecessários.

Ao entender a importância de contar com empresas aprovadas pelo FedRAMP e que são parceiras do governo americano, o seu negócio dá mais um passo para se diferenciar dos concorrentes e obter mais uma vantagem competitiva. Ao escolher a DocuSign, você ainda aproveita soluções que atendem às demandas da sua companhia e proporcionam eficiência.

Quer contar com as mesmas soluções que são autorizadas pelo governo americano? Então, entre em contato conosco agora mesmo e fale com um dos nossos consultores!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados