Tecnologia na saúde: como melhorar a experiência do paciente

Com o desenvolvimento tecnológico estimulado pela transformação digital, diversas soluções para a área da saúde puderam ser desenvolvidas para o aprimoramento da experiência do paciente. A implementação dessas ferramentas serve para enriquecer o atendimento e oferecer mais oportunidades de atender às demandas do público.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a aplicação da tecnologia na saúde pode ajudar a elevar a humanização do atendimento. Isso ocorre por meio da otimização de processos, automatização de tarefas e agilização de etapas.

Neste artigo, confira como é possível aproveitar a tecnologia na área da saúde para realizar melhorias na experiência do paciente. Boa leitura!

O que é experiência do paciente?

Experiência do paciente refere-se ao conjunto de interações realizadas dentro de uma instituição de saúde. Desse modo, desde a chegada à recepção até o momento pós-atendimento, o indivíduo passa por uma série de percepções sobre o ambiente e os cuidados recebidos.

Na prática, é semelhante à experiência do cliente: o ideal é que o paciente tenha uma percepção mais positiva possível. Com isso, os profissionais da saúde asseguram que estão realizando um trabalho engajado na atenção individualizada e no atendimento humanizado, conforme as demandas que cada pessoa apresenta ao procurar por cuidados.

Quais são as tendências de tecnologia na saúde?

Dentro desse contexto, muitos profissionais e gestores na área da saúde podem apresentar dúvidas de como melhorar a experiência do paciente. Afinal, a otimização dos processos e a qualidade no atendimento dependem de uma série de fatores.

A modernização da área da saúde é um exemplo de ferramenta que pode auxiliar na experiência que os pacientes têm ao procurar por atendimento e cuidados. Por esse motivo, aproveitar as melhorias promovidas pela transformação digital e as soluções disponíveis no mercado faz toda a diferença.

A seguir, confira algumas tendências de tecnologia que podem ser aproveitadas na área da saúde para proporcionar uma melhor experiência do paciente!

Telemedicina

O atendimento remoto é uma tendência na área de cuidados com o bem-estar graças ao uso da tecnologia. Com a telemedicina, é possível democratizar o acesso a serviços de saúde e diminuir obstáculos entre o paciente e o profissional.

Com isso, a experiência do paciente pode ser potencializada. Afinal, é possível ter consultas realizadas com menor tempo de espera, contato com profissionais especializados sem sair de casa e apoio no acompanhamento de tratamentos.

Check-in hospitalar

O processo de check-in hospitalar pode ser muito mais otimizado ao contar com serviços de autoatendimento e que processam dados prévios. Por exemplo, ao chegar à recepção, ter um terminal para realizar o self check-in hospitalar ou para agendar procedimentos pode facilitar o trabalho dos atendentes e diminuir o tempo de espera.

Existe também a possibilidade de realizar o check-in por meio de aplicativos sincronizados ao sistema das instituições de saúde. Com isso, tanto o local quanto o paciente podem ter processos mais ágeis e converter essa otimização em qualidade no atendimento.

Registros Eletrônicos de Saúde (RES)

O processo de digitalização também faz parte da área da saúde, principalmente com o uso de registros eletrônicos. Além de simplificarem as atividades, aumentam a segurança do histórico de todos os pacientes e da instituição, como um todo.

O uso de prontuário eletrônico é um exemplo disso, pois permite que profissionais da saúde das mais variadas regiões tenham acesso ao histórico completo dos pacientes, de modo a integralizar o processo de anamnese, diagnóstico e tratamento. Até mesmo a assinatura eletrônica em prescrições, atestados e demais documentos é uma vantagem graças à digitalização.

Sistemas de gestão

Desde clínicas especializadas até os serviços de emergência, como os da Cruz Vermelha, precisam manter a organização interna para melhorar a experiência do paciente. Contar com um sistema de gestão especializado na área da saúde pode contribuir para a eficiência de diversos processos, como:

  • preenchimento de dados;
  • armazenamento;
  • consulta de dados;
  • monitoramento em tempo real;
  • atualização de informações;
  • integração de sistemas;
  • entre outros.

Como melhorar a experiência do paciente?

Como visto, as tendências promovidas pela aplicação da tecnologia na área da saúde são vantajosas para diversas atividades. Por isso, um dos primeiros passos para saber como melhorar a experiência do paciente nos hospitais, clínicas e consultórios é conhecer as ferramentas em alta.

Atualizar-se sobre as novidades e os benefícios da implementação de soluções especializadas para serviços de saúde contribui para encontrar as melhores ferramentas. Com isso, é possível iniciar, agilizar ou elevar a maturidade digital do setor.

Montar um planejamento estratégico para a implementação dessas soluções também faz toda a diferença na qualidade do uso. Afinal, os profissionais podem se preparar para aproveitar cada funcionalidade e converter todas essas vantagens em melhorias no atendimento aos pacientes.

Vale a pena destacar também a importância de priorizar o atendimento humanizado e personalizado. Com isso, é possível conhecer as demandas de cada paciente, identificar as ferramentas que melhor podem atendê-los e automatizar os processos ao máximo, a fim de elevar a atenção e a dedicação à presença no contato com o indivíduo.

Como melhorar a gestão interna dos serviços de saúde?

Na gestão interna, o uso de sistemas digitalizados é ainda mais relevante. Afinal, é necessário lidar com uma grande quantidade de dados importantes dos pacientes na rotina de uma clínica, um consultório ou um hospital. Por esse motivo, contar com ferramentas especializadas pode ajudar a:

  • agilizar o acesso;
  • garantir o armazenamento automático;
  • diminuir os erros;
  • aumentar a segurança.

Por essa razão, passar a utilizar softwares especializados para a gestão de serviços de saúde é uma excelente iniciativa. Além disso, definir metas e objetivos com a implementação desses sistemas auxilia no desenvolvimento de programas específicos e que apresentem as funcionalidades necessárias para a rotina da instituição.

É válido destacar também a importância do treinamento e da capacitação dos profissionais para o uso correto e com mais produtividade desses sistemas. Com isso, é possível criar uma rede integrada e atualizada para caprichar na gestão dos dados e dos processos da instituição.

Como visto, a experiência do paciente depende da gestão e da organização de uma série de etapas da rotina de uma instituição de saúde. Por isso, contar com ferramentas especializadas e modernas pode colocar o estabelecimento em contato com a digitalização e garantir que os serviços sejam realizados com o máximo de qualidade, atenção e humanização.

Quer saber como encontrar ferramentas para utilizar na área da saúde para melhorar a experiência do paciente? Entre em contato conosco e saiba como as nossas soluções podem ajudar!

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