Entenda o que é business experience e como criar uma estratégia para a sua empresa

Entenda o que é business experience

O mundo está mudando cada vez mais rápido, e isso representa alterações no mercado corporativo também. Afinal, o comportamento do consumidor já não é o mesmo, portanto, é preciso se adaptar. Por muito tempo, se falou em customer experience (CX), que se trata de fornecer uma experiência pensada no cliente. A realidade, porém, já é outra: agora é o momento do business experience (BX).

Uma empresa já não pode simplesmente esperar resultados positivos sem considerar o que é ou não importante para o seu cliente. No entanto, isso não significa apenas facilitar a experiência que o consumidor tem com um produto ou serviço da sua empresa. Atualmente, é preciso, de fato, redirecionar o foco da companhia e, dessa forma, criar soluções cada vez mais próximas com o que o consumidor final exige.

Mas mudar essa mentalidade dentro de uma organização não é uma tarefa tão simples. O que acha, então, de entender tudo sobre business experience e como esse conceito pode proporcionar uma série de benefícios para a sua empresa?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga criar uma estratégia com esse propósito. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e confira!

Afinal, o que é business experience?

Business experience é considerado a evolução do customer experience, um processo totalmente focado na experiência proporcionada ao cliente. O objetivo é tornar uma empresa adaptável ao cenário atual, em que as mudanças no comportamento do consumidor são cada vez mais frequentes. Uma estratégia de BX, portanto, visa resolver os problemas do público a partir das soluções de uma empresa.

Uma companhia que trabalha com a digitalização de documentos, por exemplo, não deve pensar apenas na criação de produtos e serviços fáceis de serem utilizados. O foco precisa ser na criação de uma solução final que seja o que seu cliente deseja. Em resumo, o business experience visa concentrar os esforços de uma empresa para fazer tudo como o consumidor final mais precisa.

O processo funciona da seguinte maneira: a partir da análise de insights e informações sobre o comportamento dos consumidores, é possível construir uma experiência extremamente completa. O objetivo final deve ser sempre tornar a vida do consumidor mais simples, prática e produtiva. Tudo isso, é claro, com um forte uso da tecnologia em todas as etapas.

Qual é a diferença entre business experience e customer experience?

Para entender melhor o que é business experience, também é importante compreender quais são as principais diferenças em relação ao conceito de customer experience. Na prática, trata-se de um processo de evolução. O CX já colocava o consumidor como foco das suas ações, mas isso vem se tornando cada vez menos um diferencial e mais uma obrigação.

O business experience leva esse entendimento para outro nível. Enquanto o foco anteriormente era otimizar a relação com o cliente ao longo da jornada de compra com a marca, agora a ideia é resolver um problema do consumidor a partir das suas soluções. Mais do que tornar a experiência satisfatória, ela precisa ser pensada e ajustada para as demandas dos consumidores.

Como criar uma estratégia eficaz de business experience?

Mas se o business experience é tão importante, o que deve ser feito para implementar uma estratégia específica? Com o objetivo de ajudar você a adaptar a sua empresa, listamos alguns passos essenciais para se atualizar. Confira a seguir!

Foque todas as ações nos clientes

Uma estratégia de business experience precisa começar com o ponto central: a fidelização do cliente. É primordial que a sua empresa saiba tudo sobre quem deseja conquistar. Essa é a alternativa mais eficiente para entender como o seu produto pode ser aprimorado constantemente. Os problemas, as dores e os objetivos dele devem ser o foco de todas as ações realizadas pela sua equipe.

Incentive o processo de inovação

Para colocar o business experience em prática, é fundamental que a empresa tenha uma mentalidade voltada ao processo constante de inovação, estimulando seus profissionais a encontrarem novas alternativas sempre que possível. Criar um ambiente aberto e inclusivo é essencial, deixando todos com a liberdade para sugerir, criar e inovar na construção de projetos, produtos e serviços.

Utilize dados e informações relevantes

Toda a estratégia de business experience da sua empresa precisa ser baseada em dados e informações relevantes. Achismos devem ficar para trás e qualquer uma das ações adotadas deve ser validada após uma extensa e detalhada análise da situação. Por melhor que seja uma ideia, é possível criar mecanismos que ajudem a sua empresa a validar se o caminho é ou não interessante para a companhia.

Invista de forma inteligente e prática

Colocar o business experience em prática não se trata de investir mais, e sim de forma inteligente. Um exemplo disso é o uso de ferramentas que otimizem o trabalho de uma equipe. A sua empresa sabe quais são as soluções disponíveis no mercado que vão ajudar o seu negócio? Ou estão seguindo apenas uma tendência na busca por se manter competitiva? É importante refletir sobre isso.

Conte com a participação de toda a organização

Também é fundamental que toda a organização esteja empenhada em executar o business experience. Do principal gestor da companhia ao estagiário, todos devem entender a importância da aplicação desse conceito. Não adianta os líderes adotarem a mentalidade, mas o profissional que lida diretamente com o cliente final não colocá-la em prática. Nesse contexto, é necessário um trabalho de adaptação cultural.

O business experience é, portanto, uma realidade cada vez mais próxima para as companhias. Os consumidores buscam por produtos e serviços de acordo com as suas expectativas e necessidades. As empresas que não se adaptarem ao cenário podem ficar para trás, especialmente dentro de um mercado bastante competitivo pela atenção e pelos recursos dos consumidores.

Agora que você sabe tudo sobre business experience, o que acha de dar o primeiro passo e começar a adaptar o seu negócio? Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e comece a tornar a experiência de toda a sua empresa ainda mais digital e pensada no seu cliente!

Publicados
Temas relacionados