6 tecnologias em vendas que impactaram a área de forma positiva

homem de vendas

Com um mercado bastante competitivo, o uso de tecnologias em vendas é fundamental para otimizar processos e agilizar a tomada de decisões de quem trabalha no setor. Não importa qual o porte do seu negócio, os resultados almejados vão depender de suas decisões e do planejamento feito ao longo do tempo.

Para atingir um resultado positivo, não basta conhecer sobre o mercado e utilizar a inovação. É preciso entender quais tecnologias são eficientes para a empresa, a fim de poder aplicar aquelas que mais bem se casam com o seu time de vendas.

Pensando nisso, preparamos este texto para você conhecer as tecnologias em vendas que provocam impactos na área de modo positivo. Confira, agora!

Tecnologias que impactam o setor de vendas

O mundo interconectado exige que os vendedores modifiquem a sua maneira de realizar negócios. Nessa perspectiva, a tecnologia em vendas surge como uma grande aliada nesse processo, melhorando a performance empresarial e otimizando os resultados. Veja, a seguir, algumas delas.

1. Big Data

Atualmente, a vantagem competitiva para uma empresa depende da capacidade de encontrar, administrar e analisar grandes quantidades de informações de clientes que contêm dados sobre comportamento e práticas de compra.

Utilizando tecnologias em vendas, como o Big Data, você é capaz de gerenciar a prospecção, uma fase crítica no processo de negociação. Se anteriormente isso era bastante demorado, agora, é realizado com estudos e modelos de informações do cliente, a fim de identificar outros consumidores em potencial.

O Analytics também determina quais pessoas segmentar, como utilizar perfis para reconhecer clientes parecidos e quais compradores responderão às várias mensagens e ofertas. As ferramentas de análise de Big Data ajudam os negócios a focarem suas dedicações de vendas nos trabalhos e clientes mais favoráveis e lucrativos.

2. Inteligência Artificial

A IA tem apresentado resultados eficientes para a área. Dentre as atividades comuns que os mecanismos automatizados podem assumir, estão a criação de novos contatos, o registro de tarefas e o conhecimento de dados mais específicos sobre um consumidor, que mal pode esperar por um tratamento menos impessoal e mais condizente às suas necessidades.

Ainda é possível ter um panorama geral dos negócios somente com um clique. Com o uso de um sistema eficiente, sua empresa estará munida de informações presentes e passadas. Tudo isso funciona como se as tecnologias em vendas fizessem o mais difícil, demorado e exigente, permitindo que seus colaboradores realizem outras atividades essenciais.

3. Assinatura eletrônica de contratos

assinatura eletrônica na área de vendas permite que os fechamentos sejam exercidos por diversas vias, como celulares, tablets, computadores etc. Na realidade, em muitos casos, não é preciso nem que ocorram encontros pessoais, uma vez que o catálogo pode ser visualizado na página da empresa, e o contrato, repassado por e-mail para ser assinado eletronicamente.

Vários negócios não vão para frente porque encaram uma simples venda com o mesmo objetivo que tratariam uma tratativa de grande volume. Acontece que a psicologia do consumidor é totalmente diferente, o que exige um comportamento diverso do representante comercial em cada situação. Isso tem muito em comum com a assinatura eletrônica no setor de vendas. Assim, esse método ajuda a homogeneizar as informações que circulam no negócio, fazendo com que cada profissional tenha uma visão mais estruturada.

A assinatura eletrônica permite que tudo aconteça de forma digital, sem papel ou impressão, eliminando tempo, custos e a chance de erro. Permitindo ao vendedor se focar na próxima venda e não em onde está o motoboy com o documento que precisa ser assinado.

4. Chatbot

A principal meta por trás da utilização de um bate papo é ampliar as vendas online. O chatbot é um mecanismo que determina simultaneamente altas quantidades de conversas com os usuários.

O diferencial dos programas dotados de Inteligência Artificial é a habilidade de entender as intenções das perguntas que recebem. Dessa forma, eles disponibilizam dados exatos quando for o momento certo.

Chatbots e assistentes virtuais dialogam com os usuários e armazenam informações de contato que são compartilhadas no decorrer da visita. Assim, sua base de leads se amplia, permitindo que haja maior geração de novas vendas.

5. CRM

Os softwares de gestão do relacionamento com o cliente são criados para disponibilizar uma visão abrangente do consumidor em relação ao que pode ser estabelecido com ele. Isso é feito por meio da integração entre marketing, vendas e suporte ao consumidor. Essa ferramenta é capaz de:

  • diminuir custos;
  • administrar dados, que passam a ser centralizados e estruturados;
  • ampliar o acompanhamento da experiência do usuário;
  • reduzir os processos manuais, evitando erros e desperdício de dinheiro e tempo.

6. Machine Learning

Essa solução utiliza a IA para encontrar insights consideráveis, que podem ser utilizados pela equipe de vendas em tempo real. As suas vantagens são transparência dos processos, oferta de análises para as tomadas de decisão e execução de tarefas de modo automático, o que significa diminuir tempo.

Essa ferramenta pode ser usada para as três dimensões das vendas, que são:

  • oferece uma metodologia científica, com informações e clareza no processo;
  • proporciona uma experiência controlada por dados em um local de marketing e vendas;
  • oferece mais tempo para as vendas pela automação de atividades de gestão, as quais prejudicam a administração de contatos, contas, visitas aos clientes e fechamento de negócios.

Dessa forma, o machine learning propicia uma melhor tomada de decisão e ajuda na transformação contínua dos processos para otimizar a eficiência.

Benefícios de utilizar essas tecnologias em vendas

Veja, a seguir, as principais vantagens para que você opte por ferramentas de tecnologia em vendas em seu negócio.

Otimização da produção e vendas

Com a tecnologia, você consegue vender mais em menos tempo. O uso de ferramentas corretas aumenta sua produtividade diária e permite que você reúna dados sobre os clientes rapidamente. Por meio da inovação, é possível identificar pessoas que não compram há algum tempo e entrar em contato com elas. 

Mobilidade

Um dos maiores problemas de um vendedor é quando percebe que não está com sua agenda ou com seu caderninho de anotações. Por isso, uma das vantagens da tecnologia é que ela permite a mobilidade, sem interferir no cotidiano da empresa. Dessa forma, fica mais fácil concentrar todas as informações, preços e observações em um só lugar.

Relatórios em tempo real

Você precisa da tecnologia para fornecer relatórios em tempo real. Parece complicado, mas não é. Na realidade, basta você completar os dados que as ferramentas solicitam que será possível emitir relatórios completos sobre suas vendas. 

Enfim, a tecnologia em vendas visa a aumentar sua pasta de clientes e tornar seu negócio diferenciado frente aos seus concorrentes. Fazer novos contratos e otimizar suas estratégias é essencial para qualquer empresa que deseja ter competitividade no mercado.

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