9 dicas para fidelizar o cliente no pós-vendas

Pós venda

Você já parou para pensar em quanto tempo leva na tentativa de conquistar novos clientes? A verdade é que, muitas vezes, os empreendedores acabam gastando tempo e recursos demais buscando novos clientes e perdem grandes oportunidades de vendas com quem já comprou da marca.

Basta analisar cases de sucesso como a Apple e a Amazon para perceber que fidelizar o cliente no pós-venda pode ser uma estratégia muito vantajosa para conquistar uma horda de seguidores leais. Mas, afinal, como conseguir esse tipo de fidelização? Neste post, listamos 9 dicas para fazer com que seus clientes virem verdadeiros fãs. Confira a seguir!

1. Peça feedback

Muitas vezes, o cliente pode ter uma visão diferente sobre a melhor forma de lidar com problemas e essas soluções podem ser de grande valia para o seu negócio. Por isso, colher feedbacks é uma ótima forma de entender quais gargalos existem na sua operação e quais ações tomar para deixar o público satisfeito.

Quando você pede a opinião do cliente sobre seu serviço e toma ações com base no feedback recebido, faz com que o consumidor se sinta valorizado e feliz, voltando ao seu negócio sempre que necessário e indicando a empresa para amigos e familiares.

2. Entregue o máximo possível desde o primeiro contato

Você, com certeza, já ouviu a expressão "a primeira impressão é a que fica". E no mundo dos negócios isso realmente conta. Por isso, para garantir a satisfação e fidelização do cliente é fundamental oferecer a melhor experiência desde o primeiro contato.

A dica é ter um suporte eficiente para auxiliar o cliente nos primeiros passos após a compra e, no caso de um e-commerce, garantir que o processo de entrega seja rápido e simples. Isso fará com que o cliente se sinta mais seguro com a marca e volte a pensar nela quando precisar das soluções que você oferece.

3. Tenha um processo organizado

A organização é outro ponto importante para garantir clientes fiéis. Por isso, mantenha sua base de dados sempre atualizada e conte com um bom CRM de vendas. Esse tipo de sistema ajudará seu time a reduzir o tempo dos atendimentos, melhorar o fluxo de trabalho e acompanhar de perto a jornada de cada cliente.

Além disso, um bom sistema de gestão garante uma melhor interação e comunicação da equipe, o que faz com que o cliente não precise explicar qual é o seu problema inúmeras vezes para conseguir o suporte adequado. 

4. Seja transparente

Ser transparente é outro segredo para manter seus clientes sempre por perto. Assim, a dica é nunca prometer coisas que você sabe que não pode cumprir e sempre se esforçar ao máximo para entregar tudo o que foi prometido.

Quando o cliente adquire um produto ou serviço, ele tem uma série de expectativas com base nas promessas feitas pela marca. Quebrar essas expectativas pode ser decisivo para que o consumidor perca a confiança na empresa e pense duas vezes antes de fechar negócio novamente.

5. Mantenha contato

O contato é fundamental para manter uma relação de proximidade e fazer com que o cliente sempre se lembre da sua marca. Por isso, vale a pena criar estratégias de relacionamento, como fluxos de e-mail, chatbots ou mesmo ligações de cortesia para verificar se está tudo bem.

Mas lembre-se: nem sempre esse contato deve ser usado para fazer propagandas ou oferecer novos produtos. Você deve utilizar esses canais para criar um relacionamento. Isso pode ser feito, por exemplo, oferecendo artigos interessantes e se colocando à disposição para tirar dúvidas.

6. Ofereça benefícios exclusivos

Outra forma de fazer com que o cliente se sinta valorizado é oferecer benefícios exclusivos para quem já comprou com você. As possibilidades são muitas, como presentes no dia do aniversário, descontos maiores para quem tem o cartão da loja, clube de vantagens e até mesmo brindes em compras a partir de determinada quantia.

Outra ação interessante é criar pré-vendas exclusivas de novos produtos, para que os clientes antigos possam ser os primeiros a adquirir e experimentar as novidades.

7. Tenha um suporte impecável

Não existe nada mais frustrante para o consumidor do que uma empresa que tem um pós-venda ineficiente. Por isso, um dos segredos para garantir a fidelização é ter uma equipe treinada e qualificada para resolver problemas.

É importante garantir que seu time de atendimento seja rápido, amigável e tenha autonomia para solucionar problemas sem precisar transferir a ligação ou solicitar que o cliente aguarde alguns dias.

Além disso, um sistema de autoatendimento para tirar dúvidas e um site intuitivo que possibilite que o cliente solicite trocas de forma rápida, por exemplo, também podem aumentar a satisfação do consumidor.

8. Entregue conteúdos de qualidade

A estratégia de marketing de conteúdo também é muito eficiente para a fidelização de clientes no pós-venda. Para isso, você pode pensar em conteúdos relevantes em diferentes formatos, como posts em blogs, vídeos e e-books gratuitos.

Mas atenção: esse tipo de estratégia não deve focar somente em novas vendas, e sim em oferecer conteúdo relevante e de qualidade que entregue valor e ajude o cliente a resolver problemas reais.

Uma dica é produzir vídeos com tutoriais ensinando a utilizar o produto comprado, por exemplo. Nesse caso, o conteúdo simples e despretensioso pode trazer muito valor para quem adquiriu o item e ainda está com dúvidas.

9. Minimize burocracias

Outro diferencial para fidelizar o cliente é apostar em ferramentas que possibilitem a automatização de vendas e minimizem os processos burocráticos, que tomam tempo e geram frustrações. Um exemplo são os contratos automatizados, que dinamizam o fechamento de vendas, diminuindo o tempo de conclusão das negociações e usando a assinatura eletrônica para formalizar os documentos.

Além disso, você também pode investir em sistemas de inovação em pagamentos que permitem fazer cobranças de forma simples e rápida, fornecendo uma melhor experiência, tanto ao empreendedor quanto ao consumidor.

Fidelizar o cliente no pós-venda é extremamente importante para que você melhore sua reputação e consiga bons resultados financeiros. Para isso, é fundamental prestar um bom suporte, manter contato e contar com ferramentas e tecnologias que facilitem os processos.

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