Modelo de contrato: exemplos e como fazer

Publicado em 31/1/22. Atualizado em 2/1/24.

Incluir o modelo de contrato nas tarefas de uma empresa oferece às organizações a possibilidade de fazer uma padronização, contribuindo para mais agilidade e segurança no dia a dia operacional e na gestão do ciclo de vida dos contratos.

Afinal de contas, o cotidiano operacional das empresas está cada vez mais exigente, sobretudo em alguns aspectos específicos, como a necessidade de alcançar velocidade e qualidade, reduzindo a ocorrência de erros. 

Por isso, elaboramos este texto sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é o modelo de contrato, como ele funciona, quais são as vantagens de contar com essa solução e, por último e mais importante, como as nossas ferramentas podem auxiliar na modernização da sua empresa. Continue a leitura e acesse um panorama completo sobre o assunto!

O que é um modelo de contrato?

O modelo de contrato é um layout pré-pronto de acordos e de contratos recorrentes na operação de uma empresa. Contar com esse tipo de documento agiliza o cotidiano operacional, evitando novas redações a cada novo acordo ou contrato que precise ser celebrado. 

Por exemplo, pense no processo de contratação. Uma organização, a depender de seu tamanho, realiza esse procedimento inúmeras vezes ao longo do ano. Para evitar a redação de um novo contrato a cada admissão, se utiliza um modelo de contrato, com um layout básico do acordo, com pontos que podem ser atualizados e adaptados conforme as particularidades de cada negociação.

Na contratação de funcionários, as informações atualizadas no modelo são aquelas específicas a cada nova contratação, como dados do profissional e detalhes da vaga e da remuneração etc. Além disso, é claro, toda informação que indique o momento do acordo, como data e localização, é adaptada.

No entanto, engana-se quem pensa que os modelos contratuais só auxiliam o pessoal do setor de RH. Na realidade, qualquer departamento que trabalhe com contratos e acordos conhece a importância desses modelos para agilizar a rotina operacional — é assim com o setor de compras, com o jurídico, com a contabilidade e muito mais. 

Nesse contexto, a finalidade do modelo de contrato é apenas padronizar tudo que há de repetitivo na redação — ou seja, todas aquelas partes necessárias, mas que se repetem a cada novo contrato, como as cláusulas, a formatação e afins. O propósito é gerar contratos que combinem velocidade e personalização. 

Como funciona o modelo de contrato?

Para quem ainda não usa esse método, pode até parecer uma solução complexa e sofisticada, mas esse não é o caso. Na realidade, um modelo nada mais é do que um bom contrato redigido, inicialmente, com todos os cuidados jurídicos necessários, mas que deixa campos em branco para posteriores ajustes e intervenções.

Digamos que você seja o Gestor de Compras na sua empresa. Nessa posição, você assina acordos com fornecedores. Esses acordos, geralmente, seguem um modelo pré-pronto que está alinhado com as diretrizes e padrões no seu negócio.

As diferenças de um contrato para o outro residem nas especificações de cada nova compra, com alterações em quantidade, preços, condições de pagamento, datas e afins. Desta forma, não há necessidade de elaborar um contrato totalmente novo a cada negociação. Você pode partir de um modelo de contrato, adaptando apenas os detalhes e informações desse novo negócio. 

Outro exemplo funcional está no cotidiano das imobiliárias. Todos os dias, dezenas de contratos de locação são celebrados no seu negócio. Em vez de redigir um novo contrato por inquilino, basta utilizar o layout pré-pronto, atualizando apenas as informações pertinentes a esse novo inquilino, ao imóvel e ao proprietário.

O mesmo se aplica ao RH, com a contratação de funcionários, ao setor jurídico, com a emissão de acordos para a quitação de inadimplências e assim por diante. Todos esses procedimentos, rotineiros à operação de uma empresa, podem ser padronizados em um bom modelo, que pode ser usado repetidamente após a sua criação. 

Quais são as vantagens de utilizá-los?

Padronização, agilidade e segurança são os principais benefícios da adoção do modelo de contrato na rotina de uma empresa.

Inclusive, hoje, as companhias têm acesso a uma série de ferramentas que podem ser combinadas em suas estratégias de gestão de contratos e documentos, como é caso, por exemplo, do DocuSign Gen, ideal para pequenas e médias empresas, e do DocuSign CLM

A seguir, explicamos como o uso do modelo de contrato pode beneficiar seu negócio, facilitando a rotina e reduzindo a ocorrência de erros. Confira!

Padronização

A padronização existe por uma razão simples: evitar a redundância na redação de novos contratos a cada novo cliente, tratado, acordo ou negócio. Com um modelo pré-pronto, você evita essa perda de produtividade e garante que a sua equipe esteja focada em demandas mais urgentes, e não em tarefas repetitivas.

Além disso, você elimina o risco de ter variações em cláusulas contratuais, o que pode trazer dificuldades para a empresa em caso de descumprimento do acordo. Imagine que você negocie com dois fornecedores usando modelos diferentes e cláusulas com critérios distintos.

Isso pode gerar dificuldades e até confusões nas operações, contribuindo para o surgimento de uma série de outros problemas para o seu negócio.

Agilidade

A agilidade é um benefício que surge por conta da padronização. Digamos novamente que você seja o Gestor de Compras em uma empresa — exemplo utilizado acima. Então, compare duas realidades. Em uma, a cada nova compra, você precisa redigir um contrato do zero. Na outra, basta pegar o modelo, atualizar alguns poucos pontos e pronto!

Segurança

Assim como a agilidade, a segurança também existe por conta da padronização. Quando há a necessidade de redigir um contrato a cada novo acordo, é maior a chance de que ocorram erros, seja por negligência, seja por desatenção. A padronização permite que tudo seja feito e revisado com muita cautela — uma única vez. 

Como fazer um modelo de contrato com a DocuSign?

Na DocuSign, a sua empresa tem acesso a uma série de soluções. Auxiliamos as organizações a conectarem e automatizarem a maneira como elas gerenciam os seus sistemas de contrato.

Quando o assunto é modelo de contrato, oferecemos uma série de templates que podem ser aplicados em diferentes contextos e situações, atendendo a demanda variada de operações! Saiba mais a seguir!

  • Contratos de compra e venda: envolve todas as negociações em que ocorra uma operação de compra e venda, podendo ser aplicado para bens imóveis e móveis, como máquinas e equipamentos.
  • Contato de aluguel de loja: a locação também faz parte da realidade de muitas organizações. Para garantir a proteção jurídica dos envolvidos, é indispensável utilizar um modelo de contrato de locação que esteja alinhado com a legislação em vigor.
  • Contrato de serviço: a prestação de serviços é uma modalidade que tem ganhado espaço no Brasil e muitas empresas fazem uso desse tipo de contratação em diferentes áreas. Toda contratação deve ser feita utilizando um contrato que define regras, direitos e deveres das partes.
  • Contrato no Modelo SaaS: o instrumento legal celebra e formaliza o acordo entre os envolvidos na negociação. Ele costuma contemplar um software como serviço e deve ser desenhado segundo as particularidades de cada negócio.
  • Contrato híbrido de trabalho: com a popularização do trabalho remoto, o modelo híbrido ganhou espaço nas empresas. Ele é um tipo de contrato de trabalho que viabiliza a adequação jurídica de trabalhadores que atuam em modelos híbridos.
  • Contratos de tecnologia: são contratos que tratam especificamente do uso de determinada tecnologia em uma organização.

Para criar modelos de contrato e gerir as informações da sua empresa com precisão e segurança, invista em produtos e fornecedores alinhados com o uso de inovação. A DocuSign é a maior referência em tecnologias de contratos.

Não por acaso, contamos com a confiança das maiores marcas do mundo. Inclusive, você pode conhecer como as nossas ferramentas alavancaram a produtividade das operações de algumas delas, como UnileverRiachuelo e muito mais

Como simplificar os seus contratos com a DocuSign?

Além de contar com a principal ferramenta de assinatura eletrônica do mercado, o DocuSign eSignature, também oferecemos soluções muito importantes para que negócios de todos os tipos — de pequenas e médias empresas até grandes corporações — possam agilizar as suas rotinas contratuais. 

Dois exemplos disso são os já mencionados DocuSign Gen e o DocuSign CLM. O primeiro é uma solução que atende a todos os tipos de empresa, mas é usada principalmente por PMEs ao otimizar a geração de contratos automaticamente a partir do Salesforce, uma plataforma líder de CRM no mercado. Por ser um aplicativo nativo do Salesforce, o Gen consegue agilizar consideravelmente os processos que envolvem contratos. 

Já o DocuSign CLM é a nossa plataforma para empresas que precisam de uma solução robusta em gestão do ciclo de vida dos contratos. Além de colaborar para a estruturação de novos documentos, com uma extensa biblioteca de modelos, a ferramenta auxilia no controle de vencimentos e renovações. 

Em comum, é possível destacar que todas as nossas ferramentas conseguem retornar ganhos evidentes para qualquer operação, sobretudo em termos de economia, velocidade e precisão.

Inclusive, você pode entender mais conhecendo as soluções da DocuSign que oferece um conjunto de aplicativos, integrações e APIs que transformam digitalmente a maneira como você faz negócios por meio de contratos, auxiliando no aprimoramento da sua gestão.

Como você viu ao longo deste artigo, o modelo de contrato é uma solução dinâmica, segura e inteligente para o seu negócio. Quando combinado com ferramentas e soluções de tecnologia de gestão e assinatura eletrônica, ele facilita o dia a dia da empresa, contribuindo para o aumento de produtividade e ganho em qualidade dos serviços.

Agora que você sabe como os modelos de contrato podem alavancar a sua operação, aproveite para conhecer mais sobre as nossas ferramentas. Para isso, basta acessar a nossa página e entrar em contato!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados