Comunicação Digital: o que é, importância e ferramentas

A comunicação digital é um elemento central na maneira como as pessoas compartilham informações, investem em digitalização, interagem entre si e fazem negócios. Incorpora diversas atividades, desde o envio de mensagens instantâneas até a produção de conteúdos por meio das redes sociais.

Para quem atua no setor comercial, a comunicação digital é crucial para otimizar os resultados e melhorar a experiência de compra dos clientes. Além disso, os diferentes canais podem ser usados para garantir ainda mais agilidade nas assinaturas de contrato.

Entenda o que é a comunicação digital e quais ferramentas podem impulsionar essa revolução dentro da empresa. Continue a leitura!

Qual é a função da comunicação digital?

A principal função da comunicação digital é definir as estratégias e ações necessárias no ambiente online para melhorar o relacionamento com os clientes, gerar mais engajamento e aprimorar os resultados de uma companhia.

Por isso, torna-se cada vez mais importante ter atenção a esse segmento, uma vez que sua relevância pode ser justificada em números. Conforme uma pesquisa publicada pela Nielsen, o investimento em mídias digitais superaram o montante de R$ 28 bilhões somente no primeiro trimestre de 2023 no Brasil.

Ou seja, entender para que serve a comunicação digital e realizar investimentos para ganhar eficiência e agilidade, além de oferecer uma boa experiência aos clientes durante as interações, é fundamental para a empresa continuar crescendo e ter uma boa lucratividade.

Exemplos de comunicação digital

Existem diferentes modos de utilizar essa ferramenta para gerar um engajamento com o público, garantir as operações eficientes e ter melhores resultados. Por isso, conhecê-los bem é uma ótima maneira de implementar tal conceito em uma organização.

Os principais exemplos de comunicação digital são:

  • uso das redes sociais para interagir com o público-alvo — aliada à transformação digital, elas continuam crescendo no Brasil e podem ser aproveitadas pela sua empresa;
  • elaboração de newsletters para informar os consumidores sobre as formas de usar as soluções, além de trazer conteúdos interessantes e promoções;
  • automatização de atendimento para agilizar o suporte e evitar filas;
  • realização de eventos online, nos quais são apresentados conteúdos relevantes e são efetuadas vendas;
  • investimento em aplicativos próprios, que permitem o envio de notificações nos dispositivos móveis dos clientes.

Esses exemplos ilustram como tal conceito desempenha um papel fundamental nas estratégias comerciais modernas, capacitando as companhias a se conectarem de maneira mais eficaz com o seu público-alvo.

Quais são os pilares da comunicação digital?

Para construir uma comunicação digital de sucesso, é preciso compreender quais são os pilares que norteiam esse conceito. Detalhamos os principais a seguir.

Engajamento

Acompanhar o engajamento do público com a sua empresa é um aspecto relevante para um bom desempenho na comunicação digital. Por exemplo, ao avaliar a segmentação que está compartilhando os seus conteúdos — assim como o número de curtidas e, até mesmo, de posts salvos —, é possível ter mais informações sobre quem interage com o seu negócio.

Com esses dados, pode-se realizar ajustes nas estratégias para alcançar um público mais qualificado e com maior potencial de compra. Ou seja, você obtém um recurso para entender melhor o comportamento do cliente ideal da sua empresa.

Vale, ainda, adotar estratégias nos principais canais para aprimorar a sua base de dados e ter informações cada vez mais precisas. Esse passo vai garantir a incorporação de táticas eficientes para aumentar as vendas.

Relacionamento

Com uma base de potenciais clientes maior, é hora de investir no relacionamento para aumentar as chances dessas pessoas comprarem da sua empresa. Para isso, o uso de canais adequados é muito importante.

Imagine que um possível comprador entrou em contato e que as negociações se encaminharam bem, restando apenas o envio do contrato. Nesse momento, é necessário ter as ferramentas adequadas para manter uma experiência de compra satisfatória e evitar cancelamentos.

Usar uma plataforma de assinatura eletrônica — como o DocuSign eSignature — para enviar o documento de maneira ágil e fácil é uma ótima opção para aprimorar esse relacionamento.

É importante usar também alguns dos exemplos que você viu antes — como as newsletters para o envio de conteúdos — para auxiliar os potenciais clientes na resolução de qualquer problema que possam ter. Esse cuidado pode aliviar alguns gatilhos mentais e ajudar a vender ainda mais.

Conteúdo

O uso do Marketing de Conteúdo nas estratégias de comunicação digital também é um pilar importante para obter bons resultados. Com os materiais corretos e de qualidade, a sua empresa consegue aumentar a autoridade no mercado em que está inserida e chamar a atenção de mais leads.

Você certamente conhece alguma companhia que investe em conteúdos que ajudam o público-alvo a resolver diversos problemas. Dessa forma, quando ele precisar de uma solução que ela vende, provavelmente optará pela compra nesse estabelecimento — uma vez que já confia no negócio.

Portanto, a criação de conteúdos de qualidade é uma ótima forma de gerar o sentimento de confiança e melhorar a imagem da empresa. Por meio de canais digitais — como redes sociais, blogs e mensageiros como o WhatsApp —, ainda é possível elaborar estratégias incríveis para a marca.

Presença

Ter uma presença digital eficaz significa estar ativo nas plataformas online relevantes para o público-alvo. Nesse sentido, contar com uma boa estratégia multicanal e usar as ferramentas adequadas é muito importante para o sucesso do seu negócio. Afinal, essas ações ajudam a aumentar a visibilidade e a acessibilidade da marca.

Entre os principais canais, podemos destacar as redes sociais, os sites e blogs nos quais a empresa pode ser encontrada. Além disso, ter soluções que simplificam a comunicação com o cliente e agilizam os processos é essencial. Portanto, busque por ferramentas que geram automatizações e permitam ter mais eficiência em todas as etapas comerciais da empresa.

Quais são os principais benefícios da comunicação digital?

Após ver um resumo da comunicação digital e de seus pilares, agora é o momento de descobrir como ela pode gerar benefícios para a sua organização.

Aumenta a visibilidade

Ter mais visibilidade é um ótimo meio de aumentar as vendas e alcançar o diferencial competitivo. Para que isso ocorra, é preciso investir em boas estratégias de comunicação digital, com o intuito de possibilitar a presença da sua marca em diversos canais online.

Como consequência, os consumidores poderão encontrar o seu negócio com mais facilidade durante as pesquisas. Desse modo, torna-se mais simples elevar a consciência sobre a sua companhia e gerar mais oportunidades de negócio, dado que a comunicação digital contribui para o reconhecimento e a memorização da marca.

Ajuda a captar leads qualificados

Outra vantagem que pode ser obtida por meio de uma estratégia de comunicação digital bem elaborada é a captação de leads mais qualificados. Com isso, você consegue obter mais informações sobre o seu público-alvo - o que torna mais fácil desenvolver conteúdos relevantes, campanhas de e-mail marketing e anúncios direcionados.

Ao oferecer informações valiosas e direcionar as mensagens para os públicos específicos, a empresa atrai potenciais clientes interessados em seus produtos ou serviços — e que realmente estão dispostos a pagar pelas soluções oferecidas.

Melhora o relacionamento com os clientes

Não podemos esquecer da importância de criar um relacionamento forte com os atuais clientes, o que pode ser feito com o uso da comunicação digital. Ao investir nessa estratégia, os consumidores têm mais facilidade para entrar em contato com a sua empresa, o que aumenta a satisfação deles.

Além disso, os diversos canais permitem responder prontamente às perguntas, oferecer suporte online e compartilhar conteúdos relevantes. Todos esses fatores contribuem para a construção de relacionamentos sólidos, promovendo a fidelização do cliente.

Auxilia na redução de custos

Encontrar maneiras de reduzir os custos do negócio é mais um aspecto fundamental para ter eficiência e se diferenciar dos concorrentes. Nesse sentido, comparada às estratégias tradicionais, a comunicação digital é frequentemente mais acessível.

O uso de publicidade online, Marketing de Conteúdo e redes sociais, por exemplo, pode ser implementado a um custo relativamente baixo, proporcionando eficácia com um investimento mais controlado.

Permite a mensuração de resultados

Por fim, vale destacar que a comunicação digital tende a facilitar a mensuração dos resultados. Um dos seus benefícios é a mensuração — com precisão — do tempo necessário para realizar o atendimento aos clientes.

Com ferramentas analíticas, você também obtém dados sobre o desempenho de campanhas, interações nas redes sociais, tráfego no site, taxas de conversão e muito mais - realizando os ajustes necessários para potencializar o seu negócio.

Quais são as principais ferramentas de comunicação digital?

Existem diversas ferramentas que podem facilitar a sua comunicação com o cliente, reduzindo o tempo de espera por atendimento e aumentando a eficiência da marca diante do público.

Veja, a seguir, quais recursos podem ser aplicados para facilitar a comunicação empresarial.

Redes sociais

As redes sociais são grandes representantes dos meios de comunicação digital. Além de gratuitas, elas oferecem um ambiente de descontração para que as pessoas possam interagir de modo leve e divertido.

O Facebook, por exemplo, permite o compartilhamento de uma ampla variedade de conteúdos — como fotos, vídeos e eventos. Isso pode contribuir para atrair novos clientes para a sua marca, apresentando produtos e serviços nessa plataforma.

Já o Instagram privilegia fotos e vídeos, consolidando-se como uma ferramenta com ótima aplicação para as estratégias de marketing empresariais. Por fim, para quem negocia no mercado B2B, vale a pena acompanhar o LinkedIn para investir no reconhecimento de marca e busca por novos contatos.

E-mail

O e-mail já foi responsável por grande parte da comunicação digital. Porém, com o surgimento das redes sociais, ele acabou perdendo sua posição de destaque. Contudo, ainda figura como um importante instrumento de comunicação, especialmente no que se refere ao contato entre empresa e cliente.

Ele é formal, versátil e adequado para contatos comerciais. Além disso, também é um canal seguro para compartilhar documentos e informações detalhadas, simplificando diversos tipos de negociações.

SMS

As mensagens de texto — conhecidas como SMS — representam uma maneira direta e eficaz da comunicação digital. Essa ferramenta é útil para trocas breves e concisas, sendo amplamente utilizadas para o envio de notificações, alertas e avisos rápidos para os clientes.

No cotidiano de trabalho, é possível usar o SMS também para enviar a clientes notificações sobre contratos e documentos importantes. Nesses casos, vale a pena experimentar o eSignature SMS Delivery — basta enviar a mensagem para o cliente, o qual poderá clicar no link recebido e ser encaminhado para a assinatura do documento.

WhatsApp

O WhatsApp é um dos dispositivos mais populares para o envio de mensagens instantâneas. Essa ferramenta é uma das mais utilizadas no Brasil, uma vez que 92% dos brasileiros contam com esse aplicativo.

Pensando nisso, a DocuSign também conta como o WhatsApp Delivery para agilizar negociações. A integração do eSignature com o WhatsApp permite o envio de notificações em tempo real, vinculadas aos contratos — permitindo uma assinatura rápida, segura e alinhada com as necessidades de todos.

Como dominar a era da comunicação digital?

Para criar uma estratégia eficiente de comunicação digital, é importante investir em planejamento e intencionalidade em suas ações. Isso pode ser feito por meio de uma abordagem multicanal, atendendo com qualidade os clientes independentemente do canal de comunicação escolhido.

É preciso alinhar mensagens, branding e tom de voz em plataformas diversas — desde redes sociais e e-mails, até mensagens instantâneas. Além disso, investir em personalização é crucial para conquistar um público cada vez mais rigoroso. Compreender as preferências individuais e adaptar a sua abordagem conforme o alvo é crucial para a criação de uma experiência ainda mais completa para a sua audiência.

Aprimore a sua estratégia de comunicação digital! Confira as dicas no nosso e-book "Estratégia Multicanal: saiba como implementar uma comunicação por diversos canais digitais". 

Publicados
Temas relacionados