Tenha mais agilidade na antecipação de recebíveis

antecipação de recebíveis depósito com funcionário

A gestão financeira de excelência é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer empresa. É essa modalidade gerencial que permite que o negócio mantenha-se funcionando com as contas sempre no azul, estruture o crescimento de forma ordenada, bem como planeje a realização de investimentos a curto, médio e longo prazo.

No contexto do gerenciamento de finanças, é essencial que a companhia possa contar com algumas estratégias capazes de garantir maior fluxo monetário na rotina. Uma delas é a antecipação de recebíveis. Já ouviu falar nessa prática? Conhece os contextos de uso dela? Sabe utilizá-la de forma eficiente? É justamente sobre isso que este post vai tratar.

Vamos explicar o que é e como funciona a antecipação de recebíveis, além de mostrar quais os desafios de se optar por essa prática. Também detalharemos algumas das possibilidades de tornar esse processo de adiantamento de crédito mais dinâmico, com dicas de como conferir agilidade a ele, principalmente, por meio de ferramentas tecnológicas.

Saiba tudo agora mesmo!

Entenda como funciona a antecipação de recebíveis

O funcionamento de qualquer negócio depende da existência de dinheiro suficiente em caixa. Para se ter uma ideia do quanto isso é importante, basta lembrar de algumas das obrigações financeiras mensais que uma corporação tem.

Todos os meses, a empresa precisa arcar com gastos referentes aos salários dos funcionários, às contas de prestações de serviços — como energia elétrica, telefonia, internet e água —, aos insumos adquiridos junto aos fornecedores e ao pagamento de impostos. Mas de onde tirar esse dinheiro? Das entradas no fluxo de caixa!

Quem lida com o controle de gastos empresariais sabe que isso não é tão simples assim. Isso porque, em boa parte das transações, a companhia não opera com dinheiro vivo pago na hora, tampouco com o recebimento dos valores totais pelo que vendeu, devendo encontrar outros meios financeiros para suprir as necessidades dela.

É aí que entra a antecipação de recebíveis, ou seja, a ação de adiantar os recebimentos pré-agendados, de forma que esses valores sejam transformados imediatamente em recursos líquidos disponíveis para a empresa.

Assim, o negócio pode receber montantes relativos a transações pagas de forma parcelada, a prazo (por meio de carnês ou cheques pré-datados) ou com duplicatas de uma só vez antes mesmo de o cliente quitar a dívida.

Mas como isso funciona? A antecipação desses recebíveis é uma modalidade de serviço prestada por instituições financeiras — como bancos e operadoras de cartão de crédito — que intermedeiam a execução da operação de compra e venda entre a empresa e o consumidor.

Com a antecipação dos recebíveis à companhia, são essas organizações financeiras que assumem a responsabilidade, junto aos clientes, pela quitação das vendas fechadas.

Tendo em vista se tratar da disponibilização de um serviço, tais instituições cobram taxas sobre as antecipações realizadas, as quais variam de acordo com a forma de pagamento utilizada (cartão de crédito, boleto, carnê etc.), além de aplicarem os descontos referentes a eventuais encargos, tributos, impostos e juros constantes na contratação original.

Cabe salientar que a antecipação de recebíveis não configura um empréstimo, já que, embora se tratem de operações que envolvem crédito, elas demandam análises de risco bastante distintas.

Assim, enquanto na antecipação de recebíveis a companhia adquire montantes que serão dela em breve — portanto, com uma menor possibilidade de inadimplência —, no empréstimo, o dinheiro a ser obtido pertence à financiadora, devendo a empresa devolvê-lo conforme o acordo de pagamento estabelecido, o que configura uma transação bem mais arriscada, logo, com taxas maiores.

Conheça os desafios ao se optar pela antecipação de recebíveis

É preciso que a companhia veja na antecipação de recebíveis uma possibilidade que pode atender a demandas urgentes, como a necessidade de elevar o capital de giro, de aumentar as vendas rapidamente ou de sanar algum imprevisto que envolve finanças em caixa.

Isso significa que a prática de antecipar esses montantes deve ser vista com muita cautela, pois, como mostramos, ela envolve custos, além de incidir diretamente sobre o planejamento da empresa, podendo impactar a inteligência comercial.

Nunca é demais lembrar que, uma vez consumido, o valor antecipado poderá fazer falta lá na frente. Imagine um negócio que antecipa todos os recebíveis do próximo trimestre para arcar com o pagamento de contas do mês vigente.

É muito provável que, se não forem tomadas medidas para aumentar a lucratividade sem elevar custos operacionais, a empresa terá dificuldades financeiras a curto prazo, uma vez que poderá contar somente com valores obtidos em vendas feitas em dinheiro, cheques à vista ou em cartões sem parcelamento.

Nessa perspectiva, levando em conta que compras a prazo são um dos principais meios de aquisição de produtos e serviços, sobretudo em caso de valores mais elevados, a falta de planejamento com a antecipação de recebíveis pode ser extremamente arriscada.

Ações integradas entre o setor de vendas digital com o departamento de finanças, por exemplo, podem contribuir para a delimitação de estratégias de uso de valores antecipados ao mesmo tempo em que são estimulados negócios, como os feitos virtualmente, que não geram custos extras.

Saiba como ter agilidade ao buscar por antecipação de recebíveis

Ainda que a antecipação de recebíveis deva ser planejada e realizada com cuidado, em determinadas situações ela é essencial e precisa ser feita com rapidez. Por isso, é muito importante que a empresa conte com processos automatizados para realizar os trâmites de contratação e gerar documentos de vendas.

Isso porque, na hora de solicitar a operação à financiadora, a companhia terá possibilidades de enviar, quase que automaticamente, toda a documentação solicitada para a análise da organização. É aí que ganha destaque a DocuSign, companhia especializada em fornecer soluções tecnológicas de alto desempenho que otimizam toda a gestão contratual efetuada em um negócio.

Entre os recursos disponibilizados pela DocuSign está a plataforma de assinatura eletrônica (que também permite a assinatura com certificado ICP-Brasil), ferramenta que possibilita que qualquer documento seja assinado de forma remota, com agilidade, segurança e total validade jurídica. E mais: sem a necessidade de imprimir uma só folha de papel.

Neste post, mostramos que a antecipação de recebíveis pode ser uma solução para as empresas que precisam injetar dinheiro rapidamente. Se feita com cautela, essa operação pode contribuir para que a companhia sane as necessidades momentâneas, sem que haja o comprometimento do funcionamento. Além disso, com a adoção de soluções como a assinatura eletrônica, antecipar esses valores torna-se um processo muito mais ágil e dinâmico.

Conheça esses e muitos outros benefícios da assinatura eletrônica testando gratuitamente a plataforma da DocuSign.

Publicados
Temas relacionados