Só quatro em cada dez pequenos negócios sobrevivem aos primeiros cinco anos de operação. Muitos destes, na verdade, nem completam o primeiro ano de atividade. Isso acontece muito por conta dos empresários que, depois que notam que já podem andar com as próprias pernas, decidem correr (e acabam tropeçando) – além, é claro, do efeito dominó causado por pagamentos parcelados e empréstimos.

Como uma parcela cada vez maior da população faz parte de pequenas empresas – tanto funcionários quanto empreendedores –, mais coisas entram em jogo quando o assunto é sustentar o crescimento e acelerar o resultado positivo do negócio.

Prepare-se para a decolagem

O Harvard Business Review detalhou os cinco estágios do crescimento das pequenas empresas. Depois de passar pelas fases de Existência (conseguir clientes), Sobrevivência (gerar receita) e Sucesso (prosperar e se estabilizar), essas companhias precisam navegar por mais duas fases: Decolagem e Maturação de Recursos. É nessas fases finais que a transformação digital realmente se prova benéfica.

Durante a fase de Decolagem, empresas já estáveis engatam num crescimento acelerado e exploram novos meios financeiros para apoiar sua expansão. Falhar neste passo faz com que, consequentemente, a marca volte à fase equilibrada de Sucesso ou até à realidade incerta de Sobrevivência.

Na última etapa, a Maturação de Recursos descentraliza o negócio, retendo as vantagens e diferenciais competitivos de uma pequena empresa enquanto exercita e desenvolve a maturidade de seus sistemas e processos. Recursos financeiros e talento administrativo são os grandes pilares dessa transição, enquanto a maior ameaça é o conformismo; cessar inovações e evitar riscos (iniciativas que vão contra a ideologia de qualquer microempresa) podem tornar a empresa irrelevante e eventualmente perder seu destaque entre a concorrência.

Invista na experiência do consumidor

Existe uma conexão direta entre a experiência do consumidor e aumento de receita. Na era do Uber e da Amazon, microempresas devem procurar entregar com a mesma eficiência que os pesos-pesados globais. As assinaturas eletrônicas, neste contexto, podem ajudar oferecendo mais eficiência, segurança e uma experiência mais fluida para os consumidores, seja você um conglomerado multinacional ou um varejista de bairro.

Ferramentas digitais permitem que as pequenas empresas disponibilizem experiências que contemplam as expectativas e necessidades dos consumidores que tem cada vez mais sede por praticidade e menos tempo para burocracias. Por exemplo: você sabe que as pessoas tiram fotos de tudo, então por que não tornar esse comportamento familiar num ótimo recurso?

Com o Mobile Document Scanning da DocuSign, seus clientes podem usar as câmeras de seus celulares para escanear documentos, desde recibos e permissões até contratos e formulários, editá-los, cortá-los e separá-los por páginas antes de importar para a plataforma. Somado a isso, o Responsive Signing permite que qualquer signatário veja os documentos sem precisar pinçar e redimensionar a tela até encontrar as informações necessárias na tela do celular – como o documento é automaticamente convertido para HTML, ele carrega 20% mais rápido e pode ser aberto em qualquer tela, facilitando a leitura e experiência em geral.

Além disso, se transparência ou confiança são parte integrante da sua relação com clientes, a tecnologia blockchain pode te dar todo o respaldo necessário. Nossa primeira solução em blockchain chegou com uma integração com o blockchain Ethereum pré-instalada – ou seja, a integridade de um documento pode ser verificada usando uma infraestrutura neutra.

Use assinaturas eletrônicas para crescer com rapidez e eficiência

Assinar documentos é uma tarefa relativamente pequena, mas pode realmente prender uma empresa no passado. Um contrato impresso em papel pode levar semanas para ser finalizado – e no mundo das microempresas, isso é uma eternidade. Se você quer avançar com velocidade, você não pode ter processos demorados, longos e complicados te segurando. É preciso ter mais tempo para efetivamente fazer seu negócio prosperar e crescer.

Acesse o site e veja como a DocuSign pode te ajudar em todas as fases do crescimento de sua empresa.