Saiba o que é e como criar valor agregado em um produto

Você sabe qual é o valor agregado do seu produto? Compreender esse tema é muito importante, tendo em vista que seus benefícios vão além do preço e dos objetivos do cliente que adquire aquele produto.

De maneira simplificada, o valor agregado de um produto é um benefício que vai além das necessidades básicas do cliente e além do que um usuário esperaria receber ao procurar um serviço ou produto.

Para empreendedores que desejam surpreender seus clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, uma excelente estratégia é oferecer produtos com valor agregado.

Mas você sabe como aumentar o valor agregado dos seus produtos e se destacar da concorrência? Leia este artigo para descobrir!

O que é a agregação de valor?

Valor agregado é o valor de todos os benefícios que um cliente recebe além dos bens adquiridos. São os atributos ou melhorias que aumentam a percepção de qualidade ou utilidade por parte do consumidor.

Esse é um recurso que garante que o valor das mercadorias aumente, seja por meio de serviços de pré-venda (como atendimento ao cliente), seja de pós-venda (como embalagem e entrega). Ou seja, são elementos do processo de vendas que impactam a experiência de compra.

Como calcular o valor agregado de um produto?

A diferença entre o preço do produto e os custos de produção determina o valor agregado. Esta regra também se aplica à definição do preço dos serviços prestados por uma empresa aos consumidores.

O preço é determinado pelo que os consumidores estão dispostos a pagar com base no valor percebido. Ao agregar valor a um produto, seu preço pode ser determinado. Uma maneira de o profissional agregar valor aos serviços que presta aos clientes é aplicar habilidades avançadas na execução de tarefas.

O que faz um produto ter alto valor agregado?

Produtos com alto valor agregado são as razões que aumentam o valor percebido, ou seja, o cliente está disposto a gastar (dinheiro, tempo etc.) para obter os benefícios. Fique atento, pois existem diferenças entre valor agregado e valor percebido:

  • valor agregado — tudo que agrega valor ao seu produto, como embalagem, entrega, atendimento e outros;
  • valor percebido — relaciona-se ao feedback do cliente sobre o seu produto. Por exemplo, se o acabamento do tênis é bom, se a entrega é pontual, se o consumidor gosta do ambiente etc. O valor percebido é, portanto, transmitido por meio da percepção de expectativa x realidade.

Neste caso, alguns exemplos de valor agregado são: incorporação de tecnologia, personalização, design diferenciado, sustentabilidade, serviços adicionais, entre outros.

Como criar valor agregado?

Se você deseja aumentar o valor agregado do seu produto, há uma série de coisas que você pode fazer. Não podemos esquecer que estamos falando de um investimento, por isso não há necessidade de sermos cautelosos. Vejamos alguns fatores que podem ajudá-lo.

Conheça o perfil e o comportamento do consumidor

Se você deseja agregar valor em um produto é preciso entender o comportamento do consumidor. Afinal, o que essa pessoa espera e como você pode surpreendê-la? Só assim você poderá oferecer serviços de pré-venda e pós-venda que fidelizem as pessoas ao seu negócio.

Identifique tendências e inove seus produtos

É preciso perceber as tendências antes que elas se consolidem no mercado, para que seu negócio se destaque no nicho em que atua. Depois de muita pesquisa, é preciso inovar na prática. Sendo assim, testar é a única maneira de saber se sua estratégia está funcionando.

Destaque os benefícios do seu produto

É durante a apresentação das vantagens do seu produto que surgem as expectativas por parte do cliente. Neste ponto, faça com que seus clientes queiram o produto não apenas pela qualidade que ele apresenta, mas também pela experiência envolvida. Aqui, você também precisa ficar atento a todos os detalhes do que você está vendendo.

Ofereça o melhor atendimento possível

Não adianta ter um ótimo produto se ele não proporciona uma ótima experiência. O atendimento ao cliente agrega muito valor ao item. Muitas vezes, o processo de pré e pós-venda é mais importante que o produto.

Dessa maneira, se você quer vender mais, precisa investir em um excelente atendimento ao cliente. Em outras palavras, seja humano, pessoal e empático.

Disponibilize diversos canais de venda

Como já dissemos, simplesmente ter um bom produto não é suficiente se você não acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Por isso, para garantir um melhor atendimento, é preciso investir em diferentes canais de vendas.

Ao integrar e expandir canais, seus clientes podem ter uma experiência de compra satisfatória, independentemente de como compram seus produtos (na loja, e-commerce, marketplace e outros). Na era da digitalização do varejo, a forma como as compras são feitas pode voltar a ser um fator decisivo.

Busque surpreender o consumidor na compra

Para quem deseja agregar valor ao seu produto ou serviço, um dos principais objetivos deve ser surpreender o consumidor durante todo o processo de compra. A melhor maneira de fazer isso é proporcionar uma experiência de compra memorável. Um bom exemplo é por meio do marketing sensorial.

Colha feedbacks dos seus clientes

Você só pode surpreender seus clientes entendendo o que eles pensam da sua experiência de compra. Muitas vezes, questões que não são claras para a gestão podem ser claras para os clientes.

Por isso, crie um sistema de feedback (como uma pesquisa de satisfação) para entender o que seus clientes pensam ao longo do processo de compra.

Que tal agregar valor ao seu produto?

Como vimos ao longo do artigo, criar valor agregado a um produto nem sempre significa adicionar mais investimento no produto em si, mas investir na experiência do consumidor. Um exemplo prático é o uso da assinatura eletrônica.

Ao fechar uma venda ou contrato, poder enviar o documento para ser assinado a qualquer hora, em qualquer lugar, garante mais praticidade e agilidade para o cliente. Essa é exatamente a proposta do DocuSign eSignature: proporcionar um processo de venda mais simples e ágil.

A experiência de compra é um grande diferencial no processo de tomada de decisão. Por isso, é importante aliar a tecnologia ao toque humano e o bom atendimento às boas práticas de marketing. Quanto mais você surpreender e encantar seus clientes, mais fácil será para eles entenderem o que é valor agregado de um produto, levando sua marca a outro patamar.

Agora que você já sabe o que é e como criar valor agregado a um produto, que tal conhecer mais sobre as soluções DocuSign? Entre em contato com nosso setor de vendas e comece a agregar valor aos seus produtos.

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