O que é o token do certificado digital? Entenda para que serve

Entramos definitivamente na era digital e, se você opera os seus negócios de forma online, já deve ter esbarrado na necessidade de providenciar uma certificação digital, como o token do certificado digital. Já ouviu falar nessa ferramenta?

Ainda pairam muitas dúvidas quanto ao tipo adequado e sua real aplicação. Dependendo da forma de operar na sua empresa, a certificação digital pode ser obrigatória, sob pena de descumprimento de lei. Mas a melhor saída para isso é pesquisar e analisar cuidadosamente antes de tomar qualquer decisão.

Para esclarecer melhor esse assunto, decidimos detalhar um pouco mais o significado de token, para que ele serve e quais deles estão disponíveis. Que tal conferir?

O que é token e para que ele serve?

O certificado digital foi desenvolvido como solução tecnológica para otimizar processos e garantir mais eficiência às tarefas antes submetidas a muita burocracia. Agora, com essa ferramenta virtual, tornou-se mais fácil efetuar transações bancárias, assinar documentos, declarar imposto de renda, emitir notas fiscais, acessar serviços do Governo, entre outras operações. Tudo de forma totalmente digital, podendo ser armazenado por meio de um token. Mas o que é isso, afinal?

Token é um dispositivo eletrônico que serve para armazenar o certificado digital do qual falamos há pouco. Ele conserva o seu certificado de forma segura para que você possa usar quando for conveniente. Basta conectá-lo na entrada USB de um computador.

Como funciona?

Essa tecnologia de segurança tem a função de criar um código de identificação nos meios digitais. Isso é feito de maneira aleatória e sempre exclusiva, podendo ser comparada a uma impressão digital. Portanto, é uma ferramenta desenvolvida especialmente para proteger dados sensíveis. Hoje, uma de suas aplicações mais importantes é tornar as transações bancárias virtuais mais seguras.

Aqui no Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) regulamenta, desde 2020, o uso de dados pelas empresas. Sendo assim, os usuários contam com proteção legal contra eventuais vazamentos de informações, além de exploração, venda de dados e violações em geral. Os tokens, portanto, constituem um dos tipos de tecnologia capazes de garantir a defesa das informações que transitam no ambiente digital.

O documento eletrônico armazenado em token apresenta as mesmas aplicações que nos casos da certificação guardada diretamente do computador ou em arquivamento no cartão. Sua diferença, no entanto, está nas chaves criptográficas, que ficam em dispositivo similar ao um pen drive.

A tokenização funciona, então, como forma de substituir informações (nome, números de contas, cartões etc.) toda vez que se faz uma transação online. Assim, esses dados são transformados em uma chave única. É uma estratégia da tecnologia blockchain específica para criptografar e proteger dados, o que garante a maior segurança de que se tem conhecimento até agora.

Qual a diferença entre token e pen drive?

Embora os dois dispositivos sejam muito parecidos fisicamente, suas funcionalidades são bem distintas. O pen drive é usado apenas para guardar arquivos diversos do dia a dia, como músicas, fotos, PDF, JPG e outros documentos.

Já o token é específico para arquivar o certificado digital. Ele gera e armazena as chaves criptográficas que compõem o certificado. Essas, quando geradas, ficam totalmente protegidas no token. Assim, não é possível retirá-las nem exportá-las do dispositivo. Essas medidas impossibilitam, por exemplo, a cópia dos arquivos do token, bem como a adição de conteúdo em seu interior, como é possível com o pen drive.

Quais são suas vantagens?

Quem já aderiu à certificação digital conhece suas vantagens, tanto para pessoa física quanto jurídica. Vejamos algumas delas.

Facilidade de manuseio

Muita gente ainda associa o armazenamento de dados criptográficos em dispositivo físico com alguma dificuldade de uso. Mas é importante esclarecer que o documento eletrônico emitido no computador ou em token não oferece nenhum grande desafio, pelo contrário, é fácil de manusear.

Dispositivo compacto

Essa é uma das mais atrativas vantagens encontradas no certificado digital em token. Embora o armazenamento seja feito em mídia física, o dispositivo é compacto e fácil de portar. Por isso, ele pode facilmente ser levado para qualquer lugar, já que cabe em maletas, mochilas e até em bolsos.

Segurança

Sua segurança é alta, tanto para o certificado tipo A3, quanto o tipo A1. Eles contêm a criptografia como seu principal recurso tecnológico. Contudo, o modelo A3 é ainda mais interessante nesse quesito, uma vez que não permite cópias para outros tipos de dispositivos. Além disso, o hardware separado (token) evita perda de sistema e só pode ser usado em uma máquina por vez.

Sem custos adicionais

Sem dúvida, esse é outro grande benefício do token. Diferentemente do Smartcard, ele não exige nenhum custo adicional de ferramentas extras para ser acessado, como a leitora de cartões, por exemplo. Apenas o dispositivo e um computador são suficientes.

Como usar?

Para fazer uso do token basta conectá-lo à entrada USB de um computador, instalar o gerenciador relativo à mídia e digitar sua senha de acesso pessoal. Ele é um meio para validar contratos eletrônicos com segurança. No entanto, o mercado precisa atender a diversas necessidades, o que requer alguns tipos de token diferentes. Confira!

Security token

O investimento em securities (débitos, obrigações, garantias, ações etc.) é muito comum, principalmente pelas grandes empresas e pelos governos. O objetivo é arrecadar valores de investidores que recebem seus dividendos, parte do lucro do projeto ou da companhia e taxas geradas pelos juros.

Ao realizar esses processos por meio de uma blockchain, com uso de tokens, os securities se convertem em Security Token. Portanto, o termo é usado para designar os securities criptográficos que são adquiridos por investidores e geram dividendos, repartem lucros e pagam juros, no futuro, para tais investidores.

Equity token

Esse tipo é mais parecido com os tradicionais ativos, ou seja, com as ações que representam cotas de participação em capitais de empresas. Assim sendo, seus detentores recebem direitos idênticos aos conferidos aos donos das ações tradicionais. São os lucros e o voto nas decisões organizacionais, por exemplo. E seu registro é feito com auxílio de uma blockchain em vez de um certificado de papel.

Utility token

Aqui, o objetivo é oferecer benefícios ou solucionar problemas. Portanto, é o mais conhecido entre todos os modelos de token e a maioria dos adeptos já usou esse tipo pelo menos uma vez. O utility token foi criado para permitir que o usuário acesse um aplicativo, serviço ou produto digital específico.

Payment token

Conforme o próprio nome sugere, esse token é próprio para realizar pagamentos online e funciona de forma similar a um cartão de crédito pré-pago ou a uma moeda. Assim, ele facilita a transferência de valores com alta segurança.

No entanto, os códigos são emitidos em tempo real e automaticamente por meio de domínios ou de ambientes de pagamento. Por isso, não existe a obrigação de aceite por nenhuma outra empresa, a não ser por seu emissor.

Qual é sua importância para a segurança?

O crescimento das transações online fez com que a segurança na internet ganhasse muito mais relevância no dia a dia de todos nós, tendo em vista o aumento do risco de fraudes e roubo de dados.

Sendo assim, se levarmos em conta que o token está totalmente ligado ao objetivo de garantir a melhor proteção às operações digitais, seu uso evita perdas irreparáveis e oferece a tranquilidade que as empresas e demais usuários buscam.

Com isso, enquanto clientes ficam mais protegidos com essa tecnologia, os negócios por ela disponibilizados se tornam mais atrativos e ainda ficam a salvo de possíveis ações motivadas por danos causados por falhas. Portanto, a adoção dessa tecnologia é fundamental para evitar impactos negativos aos resultados.

As modernas relações negociais já não podem mais escapar do uso da tecnologia. E para manter a segurança dos dados, o token do certificado digital é uma boa estratégia, além de otimizar os processos envolvidos.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou deseja assinar documentos de forma inteligente na sua companhia? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados