Entenda o que é token e como ele pode trazer mais segurança nas transações

Ao realizar transações online, preocupações sobre segurança dos dados e validade jurídica sempre surgem. A realidade é que ainda há muitas dúvidas acerca dos meios de proteção implementados em operações eletrônicas.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar de que forma a DocuSign garante esses aspectos em sua assinatura eletrônica. Abordaremos desde o que é token até como essa tecnologia se aplica na prática.

Então não perca este artigo e descubra as suas vantagens para empresas!

Afinal, o que é token?

De uma maneira simples, o token pode ser explicado como um código numérico usado para a autenticação de acessos online, garantindo a segurança dessas transações eletrônicas.

Essa tecnologia foi originalmente criada para os serviços de internet banking e era disponibilizada por meio de um dispositivo físico — semelhante a um chaveiro — que oferecia uma senha para o usuário.

Atualmente pode ser viabilizado por e-mail, mensagem de texto, ligação e arquivos de certificado digital salvos em smartcards ou USBs, entre outras opções. Diante disso, sua principal característica é a eficiência em promover proteção sem deixar de tornar a operação ágil.

O token também é utilizado para representar um criptoativo — objeto, contrato, moeda ou propriedade — que tem valor financeiro, no qual a partir de um blockchain fica assegurada a custódia do ativo a quem o tem.

Como funciona o token?

Além de sua definição, para compreender o que é token, é importante saber como ele funciona. Para começar é preciso entender que essa tecnologia possibilita a autenticação digital de 3 maneiras:

  • conhecimento: senhas, dados pessoais etc;
  • propriedade: por meio de um objeto físico;
  • característica: biometria.

Basicamente trata-se de um gerador de código, que funciona quando uma ação — cadastro, transferência, emissão de documento etc. — é realizada online. Isso desencadeia o envio do número de autenticação pelos canais de comunicação ou se sincroniza com os dados disponíveis em um arquivo, a fim de confirmar a identidade do usuário, autorizando o prosseguimento das atividades.

Quais são os tipos de token que existem?

Como visto, o token é um meio de validar um contrato eletrônico com segurança. Mas, para atender todas as necessidades do mercado existem diversos tipos dele. Entenda quais são a seguir!

Security token

Esse tipo de token confere segurança a contratos de confiança digitais — semelhantes a títulos de capital —, que se referem à participação acionária em qualquer ativo que já tenha seu valor definido. Ele assegura o registro de propriedade no livro razão do blockchain e, por consequência, o acesso ao investimento no futuro.

Equity token

Os Equity Tokens estão mais próximos dos ativos tradicionais. Ou seja, são parecidos com ações — que representam cotas de participação no capital de uma empresa. Dessa forma, é conferido aos seus detentores os mesmos direitos de quem é dono das ações tradicionais, como lucros e voto nas decisões organizacionais. Diferentemente disso, seu registro é feito por meio de um blockchain e não em um certificado de papel. 

Utility token 

Ao contrário das opções anteriores, que envolvem investimentos, esse tipo de token visa solucionar problemas ou oferecer benefícios. É o modelo mais conhecido e que a maioria das pessoas já usou pelo menos uma vez - o Utility trata-se da tecnologia criada para permitir o acesso do usuário a um aplicativo, produto ou serviço digital específico.

Payment token 

O Payment Token, como o próprio nome indica, é voltado para a realização de pagamentos online. Funcionando de modo semelhante a uma moeda ou cartão de debito pré-pago, ele possibilita a transferência de valores com segurança. 

Entretanto, apesar dessa semelhança, eles são códigos emitidos automaticamente e em tempo real por domínios ou ambientes de pagamento. Por isso, não há obrigação de aceite por qualquer outra empresa exceto seu emissor.

Qual a importância do token quando o assunto é segurança?

Com o aumento das transações online, a segurança na internet é um assunto que ganha cada vez mais importância na vida das pessoas. Mais do que isso, riscos como roubo de informações e fraudes estão aumentando.

Considerando que o conceito de o que é token está completamente atrelado ao seu objetivo de garantir a proteção em operações digitais, o uso desse meio de acesso evita perdas, oferecendo tranquilidade para usuários e empresas. 

Enquanto os clientes se sentem mais protegidos ao usar essa tecnologia, os negócios que a disponibilizam se tornam mais atraentes ao público e, ainda, se resguardam de processos por danos causados por falhas nesse aspecto.

Além da segurança, quais outras vantagens o token oferece para as transações digitais?

A garantia de segurança das informações no ambiente virtual é a mais importante vantagem do token mas não é a única. Alguns outros exemplos são:

  • rapidez e agilidade: mesmo quando dependem do envio de um código, esse tipo de chave de acesso permite que as transações ocorram em minutos;
  • controle e integridade: toda operação ou consulta a um sistema protegido dessa maneira fica registrada;
  • mobilidade: compras, transferências, assinatura de contratos… são diversas as negociações que podem ocorrer de qualquer lugar, bastando o dispositivo ou conta atrelado ao token para ser executada.

Como a DocuSign utiliza a tecnologia do token para garantir a segurança dos seus processos?

A DocuSign conta com diversos recursos de segurança da assinatura eletrônica para identificar e autenticar signatários, protegendo ainda mais seus contratos de alto valor e reduzindo o risco das transações. Alguns métodos de aprimorados de proteção contam com o uso de token - assim o assinante recebe o código via email, SMS, e entre outros meios, para que possa ter acesso ao documento que requer sua assinatura.

Dessa forma, os riscos de fraudes e exposição de dados sensíveis dos envolvidos ou informações estratégicas das empresas são reduzidos. Bem como, ele garante a integridade documental.

Muito mais do que lhe ajudar a entender o que é token, este artigo deixa claro sua importância como tecnologia de segurança para transações realizadas em ambientes virtuais e porque as empresas devem investir nele para alcançar diferencial competitivo. 

Nesse sentido, mobilidade, agilidade e controle se somam à proteção que esse modelo de chave de acesso oferece, para agradar clientes e obter otimização das atividades internas com a assinatura eletrônica da DocuSign.

Descubra mais sobre nossa solução com um teste grátis de 30 dias!

Publicados
Temas relacionados