Tecnologia em finanças: 3 tendências e como implementá-las

O processo de transformação digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Isso significa que é importante contar com ferramentas para simplificar seu dia e automatizar algumas tarefas. Nesse quesito, vale a pena entender quais são as novas tendências de tecnologia em finanças para implementar em sua rotina.

Algumas inovações trazem mais segurança, praticidade e eficiência na realização de tarefas. Do ponto de vista empresarial, isso representa redução de custos, maior satisfação dos clientes e melhores resultados financeiros.

Se você quer saber quais são as novas tendências previstas para esse mercado e como implementá-las, continue a leitura e confira nosso post!

O que significa tecnologia em finanças?

Aliar tecnologia e finanças é um passo importante na empresa. Isso representa todas as inovações desenvolvidas para simplificar e automatizar qualquer operação financeira ou atividade ligada a ela. Isso envolve a realização de processos diretos como pagamento, controle de contas a pagar e receber, análise de dados, alocação de recursos e risco, entre outros tipos.

Existem ainda outras tecnologias que colaboram com o desenvolvimento de atividades financeiras, mas não estão diretamente ligadas a elas. Recursos como a assinatura eletrônica, ferramentas para a gestão de vida de contratos e requisições de pagamento, também contribuem para otimizar as rotinas financeiras da empresa.

Quais são as vantagens da tecnologia financeira?

Entender o que é tecnologia em finanças permite tornar os processos mais ágeis e assegurar uma boa performance para a empresa. Existem vários benefícios que podem ser obtidos por meio dessas tecnologias. Confira, a seguir, alguns deles.

Melhora do acompanhamento de dados

A utilização de dados é crescente em diversos setores do mercado. No financeiro, isso não é diferente. Ter dados em tempo real e saber como utilizá-los é crucial para se diferenciar da concorrência e obter destaque nesse nicho.

Nesse sentido, o uso da tecnologia oferece os recursos necessários para conseguir acompanhar o comportamento do consumidor, personalizar as ofertas, encontrar oportunidades de diferenciação e usar as informações da melhor forma possível.

Seja para tratar a imensidão de dados existentes, seja para obter relatórios precisos que vão ser utilizados no planejamento estratégico, o uso da tecnologia é fundamental para a empresa no mundo financeiro.

Centralização de informações

Concentrar informações e facilitar o acesso dos colaboradores que precisam delas é outra parte relevante para o sucesso do negócio. Nesse sentido, o uso da tecnologia também se faz importante.

Por exemplo, os recursos na nuvem permitem que as empresas tenham agilidade para trocar informações, assinar contratos, manter a gestão em dia e garantir eficiência do negócio.

Essa centralização de informações obtida pela tecnologia ainda garante que as auditorias sejam realizadas eficazmente e que a empresa evite riscos comuns no mercado financeiro, como a duplicidade de informações.

Otimização de processos

Encontrar formas para deixar os processos de negócio mais eficientes é necessário para conseguir se diferenciar no mercado financeiro. Por exemplo, exigir que um cliente se desloque até a sua instituição para assinar um contrato toma muito tempo e pode acabar frustrando uma negociação.

Porém, ao aplicar tecnologias adequadas, você evita esse tipo de situação, oferecendo comodidade e praticidade aos consumidores. É um bom modo de conseguir fechar mais negociações e ter resultados incríveis na empresa.

Redução de custos

Com mais eficiência em diversos aspectos da empresa, fica mais fácil encontrar oportunidades para reduzir custos e melhorar a lucratividade do negócio. Por exemplo, contar com uma solução de assinatura eletrônica é mais barato do que investir em gerenciamento de toda a papelada gerada sem essa solução.

Além disso, a tecnologia ajuda a melhorar as tomadas de decisão da empresa. Esse fator também pode ajudar na redução de custos e na melhora da gestão da empresa. A seguir, citamos algumas ferramentas que podem ajudar sua empresa.

Quais são as tendências de tecnologias em finanças?

Existem diversas tecnologias em finanças que podem ser uma ótima oportunidade para se diferenciar da concorrência e ganhar destaque no mercado. Ao entender como implementar em seu negócio, você pode usufruir de todos os benefícios que citamos anteriormente. Veja mais sobre elas a seguir!

1. RPA — Robotic Process Automation

A automatização de processos é uma boa forma de garantir eficiência para o negócio. Nesse sentido, RPA é o uso de robôs para automação de processos. Por meio dele, diversas instituições financeiras conseguem aumentar a produtividade e gerar satisfação nos clientes.

Para isso, vale avaliar quais são as possibilidades de automatização da empresa e fazer um planejamento estratégico para aplicar essa tendência. Em geral, os robôs podem automatizar tarefas que são repetitivas e que não demandam muita criatividade.

Entre as atividades mais usuais nas quais o RPA é aplicado estão o processamento de cartão, suporte ao cliente, geração de relatórios, verificações do sistema de segurança e manutenção de contas.

2. Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma importante ferramenta para obter segurança, praticidade e eficiência durante a assinatura de contratos. O DocuSign eSignature é a solução número 1 do mundo em assinatura eletrônica, permitindo um acesso simples e intuitivo por meio de qualquer dispositivo.

Por meio dessa tecnologia, você consegue assinar contratos de venda, cartas de oferta, abertura de contas, faturas e demais opções dessa natureza. Isso permite assinar documentos em qualquer lugar ou hora, otimizando todas as etapas de vida desse contrato.

Além disso, esse recurso faz parte de uma plataforma que adiciona diversos complementos que estendem benefícios para outras etapas do processo de acordo, inclusive a preparação dos documentos e o seu gerenciamento.

3. DocuSign Payments

Uma importante inovação para receber pagamentos instantaneamente é o DocuSign Payments. Integrado a assinatura eletrônica, por meio dessa ferramenta, você consegue solicitar o pagamento na hora em que o cliente assina algum um contrato.

Esse pagamento pode ser feito por diversos meios, como cartão de crédito, cartão de débito, Google Pay ou Apple Pay. Com o pagamento aprovado, a conclusão e o respectivo registro de pagamento é incluso na auditoria do contrato.

Enquanto para o cliente essa opção oferece praticidade e conforto, para a empresa ela garante redução de custos, elimina os riscos de atraso e previne situações de não pagamento, como ocorre quando o faturamento é feito de modo manual. Esse recurso é válido para assinar contratos de depósitos, aluguéis, taxas de associação, doação, serviços e autorizações de pagamento.

 

Entendeu como a tecnologia em finanças é importante para trazer mais praticidade para o seu dia a dia? Ao contar com essas ferramentas, sua empresa consegue criar uma experiência otimizada para os clientes, além de trazer vários benefícios para a própria corporação. Portanto, não deixe de conferir essas novidades e implementá-las no seu cotidiano.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Descubra agora o que são fintechs!

Que tal fazer um teste grátis das soluções DocuSign por 30 dias? Então entre em contato conosco e descubra quais as ferramentas mais indicadas para atender as necessidades da sua empresa!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados