Segurança de Computadores: como funciona e como assegurar na empresa

Em meio a tantos investimentos necessários na empresa, por que investir em segurança de computadores? De fato, existem muitas razões para isso, sendo que uma das principais é a reputação do negócio. Em outras palavras, se os computadores sofrem ataques externos ou até internos, isso reduz drasticamente a confiança dos clientes e parceiros.

Ao longo deste artigo, vamos trazer argumentos convincentes para que você invista em segurança de computadores. Falaremos também sobre a importância de falar sobre o assunto nas empresas, quais os riscos de não investir em segurança, e como manter uma rede de computadores segura. Boa leitura!

Dúvidas sobre compliance e segurança da informação?

Entenda sobre os temas no eBook gratuito

O que é segurança de computadores?

A segurança de computadores consiste em um conjunto de práticas que visa proteger as máquinas contra ataques cibernéticos ou acessos internos indevidos. Atualmente, existe uma grande gama de dispositivos a serem protegidos.

Além de computadores, há os smartphones, tablets e dispositivos de Internet das Coisas usados no ambiente empresarial. Tudo isso, na prática, requer soluções específicas que fazem, entre outras ações, o monitoramento contínuo da rede.

Dessa forma, toda atividade suspeita pode ser identificada antes de afetar algum desses dispositivos. Também é crucial categorizar e classificar as vulnerabilidades e ameaças que podem afetar os sistemas da empresa.

Esse trabalho de gestão é um dos fatores mais importantes na segurança de computadores. Coletar informações é o que vai ajudar na prevenção de ataques cibernéticos variados como:

  • Ransomware, que é um ataque bastante executado ultimamente, em empresas tanto privadas quanto públicas, sequestrando dados e bloqueando funções do sistema operacional;
  • negação de serviço, que consiste basicamente em sobrecarregar um servidor até que o seu sistema fique fora do ar;
  • Phishing, que costuma ocorrer quando alguém clica em um link malicioso. Dessa forma, essa pessoa é redirecionada a um site que pode roubar informações importantes sobre a companhia.

Por que é importante falar disso nas empresas?

Aproveitando que citamos acima o phishing, vale reforçar que, muitas vezes, o colaborador clica em um link malicioso por inadvertência. No entanto, se ele for devidamente orientado e capacitado, as chances de esse tipo de problema acontecer reduzirão bastante.

Se esse assunto for um tabu na empresa, ela correrá sérios riscos futuros de sofrer ataques cibernéticos. E mais do que a perda financeira e de clientes, a companhia perde competitividade e ainda pode se envolver em processos judiciais, envolvendo indenizações e outras penalidades.

Alguns benefícios de investir em segurança de computadores são:

  • possibilidade de escalar as operações sem risco de afetar a proteção dos dados do negócio e das informações coletadas de clientes e colaboradores;
  • reputação elevada, visto que aumenta a chance de conquistar mais clientes e fidelizar os que já estão na sua base;
  • redução de custos, principalmente relacionados a possíveis multas por vazamento de dados.

Por que é essencial investir em segurança de computadores corporativos?

Por mais que o negócio tenha que fazer diversos outros investimentos paralelos, não se deve, em hipótese alguma, negligenciar a segurança de computadores. Dependendo do porte do negócio, pode ser necessário adotar soluções mais robustas de monitoramento na rede e migração para a nuvem, por exemplo.

Nesse sentido, o mais importante é saber previamente as necessidades de segurança, bem como as suas vulnerabilidades e ameaças. Do contrário, a equipe de TI trabalha literalmente às cegas, sem registrar do modo devido as potenciais atividades suspeitas na rede.

Existem incontáveis casos de vazamento de dados em empresas do Brasil e do mundo. Dito isso, é preciso ter em mente o seguinte: os criminosos virtuais estão sempre se atualizando quanto às suas práticas. Em outras palavras, uma tecnologia que funciona hoje pode não funcionar amanhã, exigindo atualizações ou até a troca de tecnologia.

Também não podemos deixar de citar a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados. Essa legislação passou a vigorar recentemente no Brasil, obrigando as empresas a criar ou alterar as suas políticas referentes à coleta de dados. Em caso de infração, a LGPD prevê multas e punições em dinheiro para essas empresas que não adotam meios robustos de segurança de computadores, além de não tratar devidamente os dados armazenados.

Como manter a segurança para uma rede de computadores corporativos?

A primeira ação a ser feita para promover a segurança de computadores é definir os responsáveis, os mecanismos e as políticas no processo. Sobre o primeiro ponto, a ideia é designar pessoas na TI e/ou Segurança da Informação que trabalhem exclusivamente com a segurança de computadores.

Em relação aos mecanismos, estamos falando das ferramentas usadas na segurança de computadores. Podemos citar o uso de antivírus, VPN, SSO, a autenticação em duas etapas, mas existem diversos recursos que podem ser levados em consideração.

Já no que diz respeito às políticas, elas devem ser elaboradas de modo a assegurar o compliance de dados do negócio. Em outras palavras, há uma relação direta entre as políticas de segurança e a LGPD, sendo necessário instruir os colaboradores quanto às melhores práticas de segurança de computadores.

Um exemplo bem prático que pode colocar em xeque a segurança em computadores é a instalação de programas falsos ou crackeados. Quando a instalação de um programa ocorre sem a devida supervisão da equipe de TI, os dados do negócio ficam altamente vulneráveis aos criminosos virtuais.

Dessa forma, toda e qualquer necessidade de instalar programas deve, necessariamente, passar pela aprovação da TI. Esse é o setor responsável por estabelecer o que pode ou não ser baixado nos computadores da empresa. O mesmo vale para o download de arquivos da internet. 

Também é importante orientar a equipe a respeito da atualização de softwares e troca periódica de senhas. Normalmente, os programas contam com novos pacotes de segurança que devem ser atualizados constantemente. Em relação às senhas, os criminosos usam algoritmos cada vez mais sofisticados para quebrá-las, e a troca periódica pode reduzir esse risco.

Entenda mais sobre segurança da informação e compliance corporativas

A segurança de computadores ajuda a empresa a ter uma reputação sólida no mercado. Além disso, contribui na conformidade com a LGPD, evitando problemas jurídicos e eventuais vazamentos de dados na rede, além de outros problemas.

Todas as organizações precisam, em maior ou menor grau, adotar medidas para proteger os dados e informações que tratam contra ameaças virtuais, acessos indevidos, perdas acidentais, dentre outros incidentes que podem causar prejuízos.

Conheça quais são as ameaças mais comuns às organizações, além das boas práticas para proteger dados e previnir organizações de riscos no eBook gratuito "Compliance e segurança da informação: boas práticas para prevenir de ameaças e proteger os dados da sua organização".

Entenda quais são as melhores práticas para proteger dados da empresa

Publicados
Temas relacionados