O que é a detecção de prova de vida do ID Verification?

No cenário digital atual em constante evolução, a verificação de identidade é de suma importância para os negócios. Também conhecida como prova de vida, essa solução oferece confiança entre as partes. À medida que o mundo ficou on-line, o mesmo nível de confiança e verificação também é obrigatório na era digital.

A verificação de identidade on-line apropriada é uma prioridade para as empresas e traz mais desafios do que nunca:

  • Fraudes mais inteligentes: Conforme a computação em nuvem evolui, os fraudadores obtêm acesso a novos recursos sem nenhum custo, fazendo com que seja essencial que as empresas estejam um passo à frente de agentes maliciosos.
  • Expectativas dos clientes: Estudos mostram que 75% das empresas não têm paciência para experiências digitais abaixo do padrão. Os processos de verificação de identidade precisam ser agradáveis para atender a essas expectativas.
  • Cenário em evolução: As regulamentações governamentais globais apresentam uma tendência a requisitos de conformidade mais rigorosos, com penas mais duras em razão da não conformidade. As organizações devem se adaptar a essas mudanças nas regulamentações.

"Passar-se por outra pessoa é tão fácil quanto encontrar uma senha entre as bilhões que são comprometidas todos os anos... ou enviar um e-mail em nome de outra pessoa. Ataques baseados em identidade são extremamente simples de executar e podem ser realizados remotamente em escala global." – Aidan McCarty, Forbes

Neste cenário em evolução, simplificar a experiência dos usuários, ao mesmo tempo que se estabelece confiança, tornou-se crucial para a ampla adoção das tecnologias de verificação de identidade. A confiança assegura que os destinatários são quem eles alegam ser, garantindo que seus documentos de identidade são autênticos e que os destinatários correspondem às fotos desses documentos.

Como o ID Verification funciona?

O ID Verification oferece comprovação de identidade digital de signatários por meio da verificação de passaportes, documentos de identidade emitidos pelo governo, respostas corretas para perguntas de identificação baseada em conhecimento (KBA) ou utilização de documentos de identidade eletrônicos ou logins de bancos*:

  • A verificação de documentos de identidade com foto emitidos pelo governo exige que os signatários façam upload desses documentos como parte do processo de verificação de identidade. 
  • A autenticação baseada em conhecimento requer que os signatários respondam corretamente a perguntas sobre si mesmos (p. ex., endereço atual e antigo), com base em dados extraídos de registros públicos. OBSERVAÇÃO: A KBA é válida apenas para clientes e signatários localizados nos Estados Unidos.
  • O login bancário permite que os signatários verifiquem suas identidades fazendo login em sua(s) conta(s) de bancos convencionais. 

O que é a detecção de prova de vida do ID Verification?

A tecnologia de detecção de prova de vida impede a falsificação de identidade por meio do uso de verificações biométricas baseadas em inteligência artificial que, como parte do processo de verificação, comparam a foto do documento de identidade do signatário e o vídeo selfie que ele é solicitado a fazer. Isso garante que o destinatário é quem ele diz ser, que os documentos de identidade são autênticos e que se trata da mesma pessoa da foto do documento. Ao assegurar que o signatário está presente no momento da verificação, isso ajuda a validá-lo com mais precisão como parte do processo de contratos.

As verificações biométricas, como a detecção de prova de vida, fazem com que seja mais fácil e seguro para as empresas identificar seus signatários ao proporcionar:

  • Mais garantias de identidade: Aplique IA a vídeo selfies e ajude a confirmar que os documentos de identidade fornecidos são autênticos, que os signatários estão presentes fisicamente e que seus rostos sãos iguais àqueles de seus documentos de identidade
  • Redução das taxas de erros: Os aprimoramentos na interface ajudam a reduzir as taxas de falhas disponibilizando orientações detalhadas sobre o sistema nos estágios principais do processo de verificação de identidade 
  • Uma experiência de usuário mais eficiente: Suporte para mais países e tipos de documentos de identificação ajuda a proporcionar uma experiência mais harmoniosa e agradável e menos desgastante¹ para os usuários

Exemplo prático: Otimizando o processo de abertura de contas para um banco

Um importante banco está buscando otimizar os processos de abertura de novas contas para seus clientes por meio da realização do processo de verificação de identidade on-line. Em vez de obrigar seus novos clientes a participar de reuniões presenciais em agências, o banco decide incorporar tecnologias de verificação de ID aprimoradas em seu fluxo de trabalho on-line de onboarding. 

Agora, quando um cliente solicita uma conta on-line, é solicitado que ele não apenas envie um documento de identidade emitido pelo governo, mas também que seja aprovado em diversas verificações biométricas, como fazer um vídeo selfie e diversos gestos faciais. O novo sistema baseado em IA analisa diversos fatores, como movimentos faciais, para confirmar que a pessoa no vídeo corresponde à imagem de seu documento de identidade e é alguém que está presente "ao vivo" e não uma gravação prévia ou um deep fake. 

Ao implementar a detecção de prova de vida, o banco aprimora a segurança e a confiabilidade do processo de abertura de conta, reduzindo quaisquer riscos de atividade fraudulenta e garantindo que a conta está sendo aberta por uma pessoa autêntica. Além disso, ao introduzir esse recurso digital, também ajuda a posicionar o banco como sendo moderno, ao mesmo tempo que reduz custos associados a verificações de identidade manual.  

Saiba mais

A detecção de prova de vida do ID Verification está disponível para todos os clientes DocuSign ID Verification ou ID Verification Premier. 

Saiba mais sobre as soluções de verificação de identidade DocuSign

 

Publicados