Gestão sustentável: o que é e como fazer

O trabalho de gestão atual não é mais aquele em que se visa o crescimento a todo custo. Em uma convergência de foco em eficiência, responsabilidade socioambiental e mudança de expectativas do consumidor, as empresas precisam investir mais do que nunca em gestão sustentável.

Aplicar a sustentabilidade na gestão significa investir em inovação, tecnologia e uma nova cultura de produtividade -  como é o exemplo do movimento paperless — começando por você, espalhando-se para os colaboradores e se estendendo para fora do negócio, entre público e concorrentes.

Mas como fazer uma gestão sustentável? Qual é a sua importância e o que a sua empresa ganha com essa nova visão? Se você quer entender melhor o conceito e como aplicá-lo na sua companhia, respondemos às principais dúvidas sobre o assunto, a seguir. Confira!

O que é a gestão sustentável?

A gestão sustentável é um modelo de gerenciamento empresarial que coloca fatores de sustentabilidade ambiental e social como pilares no desenho de processos, aquisição e utilização de recursos. Ela também influencia na formatação de produtos e serviços, assim como em tomadas de decisão em geral.

Enquanto uma prática mais tradicional de gestão coloca todo o peso das escolhas na maximização de lucros, essa abordagem moderna muda o foco para a eficiência: entregar o máximo, consumindo o mínimo.

Isso é feito pela integração de três pontos que dão o nome como é conhecido esse esforço: Governança Ambiental, Social e Corporativa — ou ESG, na sigla em inglês.

Assim, a visão gestora de um negócio se torna menos imediata e voltada apenas para si. Entende-se que a produtividade sustentável traz benefícios similares no curto prazo, mas aumenta ainda mais a oportunidade de sobrevivência e consolidação no longo prazo.

Qual é a finalidade de uma gestão mais sustentável?

Muitos profissionais ainda veem a gestão sustentável como um limitador produtivo e de lucros. Essa é uma visão ultrapassada, que não leva em conta os avanços que a tecnologia teve nas últimas décadas.

A sustentabilidade, hoje, é muito mais sobre eficiência do que redução. É uma forma de reavaliar a relação entre negócio, mercado e sociedade para encontrar estratégias e processos que fazem mais sentido em uma nova realidade: a de preocupação crescente com o meio ambiente e seus impactos, incluindo econômicos.

Portanto, a gestão sustentável é uma visão moderna sobre o papel de empreendedores e administradores. É o veículo de inovação movido pela necessidade de otimizar operações e se estabelecer não pelo volume, mas pela agilidade e precisão na hora de servir seu público.

Por que é importante uma gestão sustentável na empresa?

O maior motor da gestão sustentável é o zelo com o meio ambiente e o entendimento de que sua proteção significa prosperidade para todos nós a longo prazo.

Mas isso não quer dizer que não existam vantagens mercadológicas em se adotar o modelo administrativo. Veja alguns benefícios que sua empresa recebe ao investir na gestão sustentável.

Uso racional de recursos

Muitas empresas ainda desperdiçam recursos materiais e imateriais pela simples falta de controle de uso. Além de um problema ambiental, isso diminui a própria eficiência do negócio, que gasta mais do que precisa para entregar seu produto ou serviço ao mercado.

A gestão sustentável foca muito nesse monitoramento, para que apenas o que é necessário para a qualidade de produção seja gasto.

Ajuste a propostas globais de sustentabilidade

Governos, organizações públicas e entidades privadas no mundo inteiro estão se voltando para a questão ambiental nos últimos anos. É uma noção coletiva de que todos nós temos um papel na proteção do nosso futuro.

Adotar uma gestão sustentável é ter, desde já, uma empresa alinhada com essas novas ideias, o que pode torná-la pioneira na inovação e aplicação de conceitos modernos de produtividade.

Maior interação com o ambiente

Atendendo ou não fisicamente o seu público, toda empresa existe em um ambiente social: um bairro, uma cidade, um país.

Investir em sustentabilidade na gestão é investir também na comunidade à sua volta. É ter sua contribuição no crescimento de todos, o que significa a consolidação também da sua marca.

Relacionamento com o público

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 38% dos consumidores brasileiros verificam se um produto é produzido de maneira consciente e sustentável antes de realizarem a compra.

Esse é um número impensável algumas décadas atrás, o que demonstra como as novas gerações buscam uma conexão mais profunda com as marcas que utilizam, que estejam alinhadas com sua preocupação ambiental. A gestão sustentável, portanto, é a estratégia perfeita para estreitar e fortalecer esses laços.

Como fazer uma gestão sustentável?

Agora que você entende a fundo a importância da gestão sustentável, vamos listar algumas práticas que permitem a aplicação do conceito na rotina da sua empresa. Confira!

Avalie o impacto da empresa no ambiente

Seu primeiro passo é fazer um mapeamento completo sobre o impacto ambiental do negócio em todas as suas etapas operacionais e administrativas.

Para isso, levante fontes de aquisição de recursos, como são utilizados, sua relevância para o sucesso do produto e como é consumido pelo público.

Essa etapa ajuda a identificar desperdícios que podem ser otimizados para uma produção eficiente, econômica e sustentável.

Reavalie o uso de recursos

Com a identificação de oportunidades de otimização na rotina da empresa, é hora de reavaliar como seus recursos são utilizados e que processos podem ser redesenhados para diminuir o impacto ambiental.

Quanto mais automatizada e digital for sua operação, mais fácil fica essa adaptação a processos modernos e sustentáveis.

Capacite os colaboradores

A gestão sustentável depende de todos os envolvidos na produtividade de uma empresa. Treinar os colaboradores com foco em consciência ambiental ajuda a incentivar que eles mesmos pratiquem eficiência operacional e economizem recursos.

Além disso, a capacitação sustentável tem sido uma grande ferramenta de inovação no mercado moderno, podendo até criar oportunidades de crescimento.

Reformule o relacionamento com fornecedores e parceiros

A gestão sustentável não pode ser limitada apenas ao seu escritório. A responsabilidade ambiental é um trabalho amplo, que envolve toda a cadeia produtiva.

Portanto, busque relacionamento com fornecedores e parceiros que priorizam, assim como você, a eficiência e economia de recursos. Procure também contratos mais inteligentes e flexíveis, que evitem o desperdício já desde o fornecimento.

Realize ações sustentáveis

Além de ações internas, você também pode expandir sua gestão sustentável para a comunidade. Ações socioambientais não apenas ajudam a proteger a natureza, como aproximam sua marca do público e geram uma imagem mais consolidada dessa preocupação no mercado.

Abrace a transformação digital

A transformação digital é uma grande habilitadora e facilitadora da gestão sustentável. Afinal, digitalizar um negócio é reduzir consideravelmente o uso de recursos físicos.

Desde contratos de vendas, faturas, registro de eventos até todo tipo de documentos comerciais, a transformação digital está acabando com a necessidade de papel na gestão empresarial.

No eBook sobre o movimento paperless nas empresas e a importância de uma gestão de contratos digital, você pode conferir a fundo o problema do papel nos processos corporativos, os benefícios e ROI do paperless, além de obter mais dicas para uma empresa sem papel. Aprofunde-se no assunto e transforme sua empresa! 

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