Documentação de API: desenvolvendo integrações eficientes

A falta de integração entre processos pode gerar ineficiência operacional e atrapalhar a competitividade do seu empreendimento. Nesse sentido, contar com uma boa documentação de API para integrar os sistemas da empresa e garantir o pleno funcionamento das operações é um passo essencial para ter sucesso.

A partir dessa documentação, é possível facilitar o trabalho dos desenvolvedores na hora de fazer integrações, garantir agilidade e padronização nos processos, além de aumentar a segurança na gestão de TI e de ativos do negócio.

Quer saber mais sobre quais são as melhores práticas para fazer a documentação de API? Então, continue a leitura e confira!

O que é documentação de API?

Trata-se de um conjunto de informações e manuais de uso que serve para assegurar a utilização da API de forma eficaz, fazendo a ligação entre os dados, recursos e soluções da empresa. Ela permite fazer integrações adequadas visando impulsionar o processo inovador dos projetos e aplicações.

Ainda, é um guia que oferece diversos detalhes relacionados às funções da API, classes utilizadas no negócio, tipos de retornos e argumentos existentes, bem como um tutorial com muitos exemplos que simplificam a vida dos profissionais.

Ademais, é importante lembrar que a documentação de API deve ser realizada com muita cautela e diversos detalhes, pois esse cuidado simplifica a sua utilização na hora de fazer integrações ou qualquer outro procedimento envolvendo a API.

Documentação de API e integrações

A documentação de API desempenha um papel essencial na facilitação de integrações bem-sucedidas, pois fornece informações detalhadas sobre como os sistemas podem se comunicar e interagir de maneira eficiente.

Nesse sentido, a documentação oferece diversas informações relevantes que podem ser usadas na hora das integrações, como a descrição de endpoints, parâmetros, autenticação e até mesmo de fluxo de dados. Com essas informações, os desenvolvedores têm mais facilidade para integrar os sistemas e utilizar a API com sucesso, garantindo uma interconexão suave e sem problemas entre sistemas distintos.

Lembre-se ainda que a documentação é crucial para garantir que as partes envolvidas compreendam os recursos disponíveis, minimizem erros de implementação e maximizem o valor das integrações. Por isso, vale aprender as melhores práticas para fazer a documentação de API.

Melhores práticas para documentar APIs e desenvolver integrações

Criar documentação de API é muito importante para elevar a eficiência da sua empresa. Por isso, aprender como fazer esse processo da melhor maneira possível é essencial para o sucesso da empresa. A seguir, veja como realizar a documentação!

Desenvolva a documentação completa

A documentação deve apresentar um conteúdo detalhado e completo para assegurar eficiência na hora de fazer as integrações e interagir com a API. Por isso, é importante ter cuidado nesse passo e investir tempo no desenvolvimento.

Com uma documentação detalhada, torna-se possível agilizar as integrações e o uso da API, além de reduzir o tempo de pesquisa dos desenvolvedores. Por isso, vale detalhar os endpoints e parâmetros, descrever todas as funcionalidades, elaborar tutoriais e termos de uso.

Explore os exemplos

Ter exemplo de documentação de API ajuda na elaboração do guia. Além disso, é importante incorporar diversos códigos para exemplificar o que o desenvolvedor deve fazer em cada uma das situações que acontecem.

Esse cuidado simplifica a aplicação da API e aumenta a eficiência na hora de fazer integrações. Além disso, torna a documentação mais acessível e adaptada aos diversos tipos de linguagens de programação existentes.

Tenha informações centralizadas

Mais um ponto que merece atenção na hora de fazer a centralização das informações, por exemplo, é aconselhável não fazer a divisão de informações de um mesmo assunto em diversas páginas distintas. 

Assim, é válido ter objetividade e desenvolver a documentação de forma concisa e completa. Na hora de planejar o conteúdo da documentação, elenque os tópicos e deixe os relacionados mais próximos.

Esse cuidado vai agilizar as consultas e garantir soluções de problemas mais ágeis e certeiras, diminuindo o tempo de busca por um determinado tópico. Consequentemente, a documentação de API fica melhor organizada.

Aposte em interatividade

A interatividade ajuda no entendimento por parte dos desenvolvedores da sua equipe e, consequentemente, melhor aproveitamento da documentação. Por isso, é importante viabilizar a interação entre usuários e APIs.

A partir da documentação e da possibilidade de interação, os usuários conseguem ter uma boa experiência no uso das integrações via API. Consequentemente, torna-se possível agilizar os processos e garantir alta qualidade.

Faça testes

Para garantir que a sua documentação estará adequada e agilizará as tarefas dos desenvolvedores, ter uma fase de testes é essencial. Isso porque, garantirá a coerência dos dados, além de gerar oportunidades de melhorias.

Vale ainda contar com ferramentas de documentação de API para melhorar esse processo. Por fim, avalie tudo o que foi colocado em prática na documentação e conte com uma equipe para encontrar falhas e possíveis melhorias.

Por que usar uma API de assinatura eletrônica?

A utilização de APIs na empresa gera mais agilidade e eficiência aos processos. O mesmo pode ser dito das assinaturas eletrônicas. Nesse caso, as APIs permitem integrar os softwares de gestão empresarial já usado pelas empresas com a plataforma que assinatura. Assim, é possível integrar dos dados entre as plataformas de forma segura a precisa, garantir eficiência operacional e negociações ainda mais ágeis.

Nesse sentido, é importante contar com boas soluções de mercado, como as oferecidas pela DocuSign. Nesse sentido, por meio da API DocuSign eSignature, por exemplo, torna-se possível simplificar a solicitação de assinaturas em documentos, além de automatizar os formulários e rastreamentos dos documentos.

O mesmo ocorre com outras etapas da gestão de contratos. Além da assinatura, com o uso de APIs, é possível integrar sistemas já existentes com plataformas dedicadas ao gerenciamento do fluxo de contratos, como é o caso do DocuSign CLM. Você consegue integrar o fluxo de trabalho e os aplicativos personalizados pela sua empresa. Assim, consegue-se assegurar um gerenciamento eficaz ao longo de todo o ciclo de vida dos contratos.

Ao compreender quais são as melhores práticas para elaborar a documentação de API, torna-se possível agilizar os processos da empresa e aumentar a eficiência operacional. Além disso, contar com soluções como as oferecidas pela DocuSign garante diferencial competitivo para o seu negócio, o que vai permitir aumentar a lucratividade.

Que tal começar a utilizar as soluções da DocuSign em seu empreendimento? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados