Nos últimos anos, acompanhamos uma tendência crescente entre agências de viagens e diversos outros players do setor de turismo. Muitas dessas empresas estão adaptando suas operações para estarem em sintonia com as exigências cada vez mais dinâmicas de seus clientes que, por natureza, estão sempre indo de um lugar a outro.

A CVC, líder no segmento no Brasil, também decidiu investir na experiência dos consumidores para seguir a inclinação do mercado e transformação digital de seu público, adotando a solução de assinatura eletrônica da DocuSign para aprimorar o processo de compra da viagem.

Aliar a transformação digital com as necessidades do consumidor é uma maneira de proporcionar mais comodidade e segurança, além de ampliar as vendas.

Há 46 anos no mercado de turismo e mais de 1.200 lojas franqueadas, a CVC atende cerca de quatro milhões de clientes, oferecendo facilidades em viagens em todo o mundo. Segundo o diretor geral da companhia, Emerson Belan, para gerar diferencial competitivo é importante estar alinhado com as mudanças do mercado e investir na satisfação do consumidor. “Os brasileiros estão se acostumando às facilidades do mundo digital. Por isso, nós buscamos sempre facilitar o processo, tornando a experiência de viajar prazerosa desde a aquisição, e a DocuSign foi a parceria ideal para agilizar a formalização das nossas vendas”.

O processo de compras tradicional consistia na impressão de duas vias de um único contrato, que acabavam virando 14 páginas para cada cliente. Muito tempo era perdido até o fechamento da compra, considerando que a papelada muitas vezes era danificada, perdida ou assinada erroneamente. Com a plataforma de assinaturas eletrônicas da DocuSign, porém, todo o fluxo se tornou muito mais rápido, prático e econômico. Agora, um cliente interessado em adquirir um pacote turístico, pode assinar o contrato via e-mail, a qualquer momento do dia e só com alguns toques na tela da maioria dos dispositivos móveis.

A DocuSign permitiu que os processos da CVC fossem mais rápidos e pudessem ser concluídos até offline, garantindo mais controle das operações e diferencial competitivo.

Após implementar totalmente a solução, a CVC projeta uma economia de 56 milhões de folhas de papel por ano (considerando todas as franquias espalhadas pelo país), reduzindo o uso de recursos naturais e diminuindo substancialmente o gasto com materiais. Além disso, as franquias não precisam se preocupar com o armazenamento da papelada, nem com o processo de digitalização e direcionamento de contratos para a matriz, já que o fluxo é automatizado e centralizado na nuvem.

A partir disso, a empresa conseguiu reverter aos franqueados uma importante redução de custo na administração de sua loja. Consultores de viagem nas lojas também ganharam agilidade na finalização da venda, enquanto clientes garantiram mais uma facilidade, recebendo o contrato de maneira digital para ter acesso quando e onde puderem.

Siga o exemplo da CVC e protagonize a transformação digital na sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o que a DocuSign pode fazer pelo seu negócio.