CPQ ERP: saiba como configurar a integração e usar estrategicamente

O CPQ (Configure Price and Quote) é um tipo de software utilizado pelo setor de vendas de empresas que permite facilitar processos de cotação de serviços ou de produtos. É uma ferramenta que auxilia nesses processos e permite aos gestores dos setores conseguirem alavancar os resultados e oferecer propostas customizadas para o cliente, otimizando a experiência.

Se os resultados já são benéficos com o seu uso alinhado com o CRM, outra possibilidade também de otimizar resultados é a integração com um ERP. Por isso, vamos trazer, a seguir, mais sobre CQP ERP e um passo a passo para realizar esse processo de forma eficiente em sua empresa. Boa leitura!

Por que integrar CPQ e ERP?

CPQ e ERP integrados, em primeiro lugar, permitem que os processos de personalização de ofertas para o cliente sejam feitos não só de forma mais ágil, mas alinhados com os demais setores da sua empresa, analisando a viabilidade dessa possibilidade.

Por exemplo, uma combinação de produtos por um determinado preço, que seja mais atrativo para o cliente e facilite o processo de geração da conversão, precisa ser analisado tanto pelo setor financeiro quanto, também, se é viável para a produção realizar este tipo de acordo. Um ERP centraliza essas informações e é possível fazer a conferência rapidamente.

Da mesma forma, muitas dessas compras passam pelo processo de elaboração de um contrato, no qual se estabelece responsabilidades das partes, prazos de entrega, entre outros pontos importantes. Por isso, é relevante, também, que o CPQ esteja alinhado com soluções que realizam gestão de contratos em sua empresa.

A integração entre CPQ e ERP também pode trazer outros benefícios, entre eles:

  • reduz lacunas do contrato e falhas que podem surgir ao longo do processo de negociação e que podem causar prejuízos para o seu negócio;
  • encurta processos de etapas manuais e conclui mais rapidamente o processo de compra;
  • permite facilitar o processo de oferecer cotações personalizadas para o seu cliente, principalmente em casos de vendas complexas;
  • gera a negociação de cotações de forma mais eficiente, bem como é possível outros setores acompanharem essas questões em outro momento;
  • facilita o processo de assinatura de documentos, por meio da assinatura eletrônica, que pode ser feita por meio da integração do CPQ com o ERP pelo profissional responsável;
  • gera a centralização das informações em um mesmo espaço, facilitando as trocas informacionais entre os envolvidos;
  • facilita o processo de cobrança e faturamento de uma compra o que pode, até mesmo, ser feito de forma automatizada.

Qual o passo a passo da integração CPQ/ERP?

Para conseguir fazer a integração de forma adequada em seu negócio, é preciso seguir alguns passos que vão ajudar nessa trajetória. Confira como realizar esse controle a seguir.

Identifique como os processos de QTC são realizados no seu negócio

O primeiro passo é o diagnóstico do cenário atual: como é o fluxo da cotação até a concretização da venda em sua empresa? Quais são os atores envolvidos? Como as soluções utilizadas no momento atuam para este fim? Tudo isso ajudará em uma implementação mais eficiente.

Identifique se o ERP é compatível com a integração com CPQ

Analise se a solução escolhida para ser implementada em sua empresa é compatível com a já adotada. Caso contrário, não será possível aproveitar os benefícios da integração e, na verdade, mais prejudicar do que ajudar os processos internos da sua empresa.

Adapte os processos internos para essa nova realidade

Não basta apenas fazer a adoção de uma nova solução que poderá ser integrada com seu sistema, é preciso, também, mudar fluxos de trabalho, a forma como cada setor opera com essas informações, entre outros pontos. Por isso, faça as mudanças internas necessárias para que as soluções possam funcionar de modo harmônico e facilitar as atividades de todos.

Monitore o processo

Após a adoção, defina métricas para analisar se a implementação está sendo bem-sucedida e, caso contrário, realizar as adaptações necessárias para que as ações possam ser realizadas com eficiência e garantir uma melhor experiência do cliente e melhores resultados para o negócio.

Como usar o CPQ integrado ao ERP?

Uma das formas de realizar adequadamente é contar com ferramentas que já tenham a integração com o Salesforce CPQ, como é o caso do DocuSign CLM. Essa integração é altamente vantajosa.

Enquanto o Salesforce CPQ fica responsável pelas questões relacionadas com configuração da oferta (como precificação e regras de desconto, termos condicionais, venda guiada, entre outros) e, também, com a aprovação da oferta (geração da oferta, aprovação do preço proposto), o DocuSign CLM ajuda nessa passagem de forma eficiente.

Por exemplo, já na fase de aprovação da oferta, é possível gerenciar as aprovações de níveis dos contratos e, quando necessário, gerar ofertas avançadas (por exemplo, quando elas precisam ir além do que o Salesforce CPQ pode oferecer).

Com o DocuSign CLM é possível, também, cuidar das etapas de negociação de contrato, versionando e realizando o processo de leitura digital, bem como gerenciar os contratos complexos e contar com a assinatura eletrônica já embedada na solução.

Novamente, em conjunto com o Salesforce, nossa solução permite fazer o gerenciamento do pedido, estabelecer workflows eficientes para notificação dos clientes e realizar requisição no estoque de separação do produto. Outra fase do processo de Quote To Cash no qual a integração é benéfica é acompanhar o ciclo de vida do contrato e dados importantes sobre o assunto por meio de analytics.

Ao longo deste artigo, mostramos para você a importância da integração CPQ ERP, como realizá-la de forma adequada e como utilizar o CPQ a partir da integração com o ERP. Esperamos que este conteúdo ajude em suas rotinas na organização e proporcione mais fluidez nas suas atividades.

Dentro deste contexto, você viu, também, que é importante ter uma boa gestão de contratos para potencializar os resultados do Quote to Cash. Mas como escolher a melhor solução que vai ajudá-lo neste processo? Leia nosso artigo e confira o que você precisa levar em consideração nessa escolha.

Além das dicas oferecidas neste artigo, conte com as soluções da DocuSign. Solicite uma consulta com nossos especialistas e vamos conversar sobre como realizar a integração da melhor forma para seu negócio.

Publicados