Como Intuit, Google e DocuSign ajudam pequenas empresas a abraçar a transformação digital

No ano passado, pequenas empresas em todos os lugares enfrentaram desafios incomparáveis. Mas a maioria não permitiu que esses desafios as parassem. Na verdade, na DocuSign, vimos algumas reinvenções notáveis entre nossos clientes de pequenas empresas. 

E vimos até mesmo a transformação digital de pequenas empresas acelerar e dinamizar seus modelos de negócios durante esse período. 

Alguns exemplos: um varejista de produtos de banho muda da venda na loja para a venda de caixas de assinatura online, e um fornecedor comercial de alimentos vai do fornecimento de ingredientes gourmet a restaurantes para dar aulas de culinária em vídeo, depois de enviar os ingredientes para as casas dos participantes.

Assim como os proprietários dessas empresas, os donos de pequenas empresas em todos os lugares estão descobrindo que transformar digitalmente os processos existentes se tornou a chave para prosperar em um novo cenário de vendas. 

Eu queria aprender mais sobre essa tendência. Recentemente, conversei com executivos da Intuit, Google e de nossa própria empresa (vídeo em inglês) para descobrir como as pequenas empresas podem melhor incorporar a transformação digital.

Por que as pequenas empresas deveriam se preocupar com a transformação digital?    

Qualquer minuto economizado usando tecnologia em seu back-end é mais um minuto que você pode gastar com seus clientes, observou Rajneesh Gupta, VP de Parcerias estratégicas globais da Intuit. "Estamos trabalhando muito para que nossos aplicativos para pequenas empresas sejam tão fáceis de usar quanto os aplicativos para o consumidor, para que a transformação financeira e digital de um cliente seja a melhor possível", disse ele.

Javier Soltero, VP e GM do Google Workspace, comentou que o sucesso de uma pequena empresa depende das pessoas por trás da empresa e de como elas trabalham. "A transformação digital... ajuda seu pessoal a trabalhar com mais fluidez", disse Javier. "As pessoas podem trabalhar de forma mais próxima, segura e bem-sucedida e ter tudo de que precisam para serem produtivas em um só lugar". Chris Rimer, VP Global do Ecossistema ISV da DocuSign, destacou que a transformação digital pode ajudar as pequenas empresas a aumentar a produtividade geral. "Funcionários e clientes podem colaborar com mais eficiência. Um exemplo é a equipe de um dentista ajudando pacientes de primeira viagem a preencher formulários online antes das consultas", disse ele. "Isso economiza o tempo da pequena empresa, mas aumenta a intimidade da empresa com os pacientes".    

Simplificação da forma como as empresas trabalham online

As pequenas empresas representam cerca de 90% de todas as empresas em todo o mundo. "E, no entanto, a pandemia colocou uma pressão financeira extrema sobre muitas delas", disse Soltero. Para tirar um pouco dessa pressão, o Google encontrou uma maneira de consolidar suas ofertas de aplicativos, de modo a acelerar significativamente as interações online de pequenas empresas. 

"Um grande foco para nós ultimamente é a introdução do Google Workspace. É uma integração completa de Mail, Chat, Drive, Docs, Sheets, Slides e Meet em um painel simplificado", explicou Soltero. Disponível agora, o Google Workspace oferece às pequenas empresas a capacidade de criar, colaborar e se comunicar em um só lugar. A integração com o DocuSign agiliza ainda mais a forma como as empresas trabalham online, disse ele. 

Automatização de tarefas repetitivas

"A [Intuit] está usando IA e automação em nossos aplicativos para eliminar muitas das suposições ao administrar uma pequena empresa", disse Gupta. "Nossos aplicativos podem automatizar muitas de suas tarefas repetitivas de back-office", preenchendo os dados novamente de interação em interação, por exemplo. Os recursos de automação também podem ajudar as pequenas empresas a serem pagas no prazo e melhorar a previsão de fluxo de caixa.

"Nossa recente integração do QuickBooks e DocuSign oferece melhor fluidez aos seus fluxos de trabalho", disse ele. 

Transformação de processos de contrato

"O DocuSign eSignature por si só é muito fácil de configurar e usar", disse Rimer. Com nossa plataforma principal de assinatura eletrônica, você pode começar a usar em poucas horas. Adicionar a funcionalidade do Agreement Cloud, como coletar pagamentos automáticos durante a assinatura, pode acontecer no mesmo período", disse ele.

O DocuSign Identify, também parte do Agreement Cloud, é uma ferramenta que ajuda pequenas empresas a verificar os signatários usando uma identidade emitida pelo governo. "Você tira uma foto rapidamente, essa foto vai para um banco de dados seguro e esse banco de dados, logo em seguida, envia uma resposta ao DocuSign que diz, 'deixe essa pessoa acessar o documento'", explicou ele.

O DocuSign Click é outra ferramenta dentro do Agreement Cloud que permite que pequenas empresas incorporem o processo de assinatura eletrônica em seus sites. "Isso não significa capturar a assinatura real", disse Rimer. "Significa permitir que os usuários cliquem em um botão para concordar com uma Política de privacidade ou Termos e condições" antes de continuar em seu site. 

Que estratégias de diferenciação podem ajudar as pequenas empresas a se destacarem?

"Acho que as pequenas empresas hoje devem se alinhar com pelo menos uma tendência que foi criada ou intensificada no ano passado", disse Javier. Ele citou exemplos como modelos de autoatendimento, oportunidades de ensino online e eventos virtuais. "Para se diferenciar, as empresas precisam estender suas capacidades de forma a aprimorar a intenção estratégica original da empresa". 

Javier encerrou dizendo: "Se você puder adicionar um componente educacional à sua oferta, por mais sutil que seja, isso pode ajudar muito a estabelecer uma preferência de marca, especialmente para novos clientes". 

Para obter algumas dicas de transformação digital e como isso pode ajudar sua pequena empresa a se movimentar nestes tempos de mudanças, reunimos um reel de destaque de nosso Evento Virtual de Parceiros, Mantenha sua pequena empresa avançando com Intuit, Google e DocuSign, para que você possa reunir toda a inspiração que sua equipe precisa. 

Você está pronto para começar a usar o DocuSign? Inscreva-se para uma avaliação gratuita de 30 dias do DocuSign eSignature.

Robin Joy
Autor
Robin Joy
SVP Segment Marketing and Digital Sales
Publicados