• 40%

    Redução de 40% no tempo de processo das operações de crédito
  • 100%

    Armazenamento de arquivos 100% digital
  • 24 hrs

    Redução de tempo 15 dias para até 24h na conclusão de contratos

Há mais de três décadas que a Agrosul Máquinas trabalha com o agronegócio. A empresa, que inicialmente comercializava adubos e sementes, em 1995 firmou contrato de concessão com a John Deere - líder mundial em tecnologia para agricultura - e marcou a sua entrada no comércio de máquinas e implementos agrícolas, expandindo sua atuação para todo o oeste da Bahia e Piauí.

Com a premissa de ‘Ser agro não é escolha, é missão’, a companhia tem o objetivo de estar próxima ao produtor rural e pecuaristas, com o fornecimento de maquinário de alta tecnologia e acompanhando o crescimento e desenvolvimento nas regiões em que atua. "Queremos fazer parte da história dos agricultores assim como queremos que façam parte da nossa", comenta Bruna Oliveira, Gerente de Marketing Tático da empresa.

O desafio: eliminar morosidade e ganhar agilidade nas operações de crédito 

Segundo a gestora, a Agrosul Máquinas tinha um grande desafio: diminuir o ‘lead time’ ou ‘tempo de processo’ das operações de crédito com o banco financiador. O fluxo completo - que consiste desde o início do pedido até a liberação do crédito pela instituição financeira para a aquisição do maquinário - é complexo e levava em média de 95 a 100 dias para conclusão.

A empresa iniciou uma série de análises a fim de diagnosticar em qual momento poderiam agilizar as vendas, identificando que uma das formas de acelerar o trâmite seria reduzir o tempo que levavam para elaborar e enviar um documento sob sua responsabilidade. Antes, a parte documental - da elaboração do contrato ao deslocamento do documento até os assinantes e o banco - levava cerca de 15 dias. 

Desta forma, em 2019 a companhia implementou a assinatura eletrônica para otimizar as partes do fluxo que tinha controle. “Entendemos que quanto mais rápido for o processo, mais vantagens adquirimos perante o mercado, faturando e disponibilizando o equipamento com maior agilidade”

Colhendo bons resultados

A escolha do DocuSign eSignature para concretizar a transformação digital no negócio não foi difícil, visto que alguns parceiros já utilizavam a solução em algumas transações. Após mapear outros concorrentes, a companhia entendeu que devido a possibilidade de integrações com outros sistemas e funcionalidades de serviços, a DocuSign seria a melhor escolha. “Obtivemos maior segurança de dados dos nossos clientes, que enxergaram muito valor na digitalização dos contratos. DocuSign foi nossa primeira experiência digital com os consumidores”.

Com a assinatura eletrônica, a Agrosul Máquinas reduziu o seu ‘lead time’ para 60 dias e a assinatura de um contrato dentro desse processo hoje é feita em até 24 horas. Outro marco foi que desde 2020, o armazenamento de documentos passou a ser 100% digital, sem a necessidade de arquivamento físico de pastas com os dados pessoais dos clientes.

Expansão de uso

A digitalização se tornou uma realidade na Agrosul por meio da equipe comercial e, com a pandemia, foi preciso expandir para outros setores da empresa. “Como a adesão foi muito rápida, com o isolamento social ampliamos a utilização da ferramenta para o RH. Devido ao contexto e reestruturação da área foi necessária a implementação”, afirma Bruna. Tudo o que precisa de documentação e se relaciona ao cliente ou ao funcionário Agrosul atualmente é formalizado por DocuSign. 

Além de integrar a plataforma aos sistemas já existentes, a Agrosul pretende comercializar máquinas seminovas, que hoje correspondem a aproximadamente 10% do seu faturamento, também incorporando DocuSign nos processos de vendas desses equipamentos. Ademais, até o final de 2023 a empresa tem como meta tornar-se paperless, com todo o processo de comercialização de máquinas e prestação de serviços totalmente digital.

Obtivemos maior segurança de dados dos nossos clientes, que enxergaram muito valor na digitalização dos contratos. DocuSign foi nossa primeira experiência digital com os consumidores.
Bruna Oliveira
Gerente de Marketing Tático
Agrosul Máquinas