Seis tendências da indústria de seguros

Tendências a serem observadas em 2023

As seguradoras estão enfrentando vários contratempos em 2023, conforme a economia entra em declínio e as condições do setor se tornam mais incertas.

A inflação foi um dos maiores desafios econômicos para as seguradoras no ano passado. A S&P Global Market Intelligence prevê que o setor de propriedades e acidentes dos EUA registrará um índice combinado para o ano inteiro (2022) acima de 100% pela primeira vez em cinco anos. Isso acontece apesar do crescimento antecipado de bonificações emitidas diretas de 9,8%.

As bonificações robustas nas linhas de seguro residencial e comercial foram compensadas por maiores despesas com perdas, promovidas pelo aumento dos custos de reposição, maiores custos de sinistros e aumento das perdas por riscos cibernéticos e climáticos.

A perspectiva para o seguro de vida é um pouco melhor – mas a volatilidade macroeconômica e os temores de uma recessão também podem compensar os ganhos na receita de investimentos devido ao aumento das taxas de juros.

Entretanto, a Swiss Re também prevê que o crescimento global das bonificações de vida em 2023 se recuperará em 1,9% em termos reais, à medida que as pressões inflacionárias diminuírem e as condições econômicas melhorarem.

"Vamos olhar para trás, para a grande demissão de 2021, a inflexão da inflação de 2022 e a crise de capital de 2023 como a era em que os futuros vencedores saíram à frente daqueles que não prosperaram na maré alta", disse Bill Martin, presidente e CEO da Plymouth Rock Home Assurance.

Seis tendências em seguros para 2023

Resiliência e operações preparadas para o futuro são as chaves para o sucesso do setor de seguros em 2023 em meio a um mercado em fortalecimento. Aqui estão seis tendências a serem observadas para ajudar as seguradoras a preparar suas organizações para o futuro em 2023:

1. O cenário da distribuição continua a evoluir e mudar

O cenário da distribuição de seguros mudou rapidamente nos últimos anos. Tudo começou com empresas de insurtech, como Lemonade e Hippo, introduzindo processos mais digitais e fáceis de usar para solicitar apólices de linhas pessoais.

Com a ascensão dos seguros incorporados, fabricantes, varejistas e outros participantes não tradicionais estão vendo oportunidades de entrar no setor. De acordo com a Deloitte, o mercado de seguros incorporados será ampliado para US$ 722 bilhões até 2030.

Por exemplo, a Insurify – um site de comparação de seguros baseado em IA com sede nos EUA – fez parceria com a Toyota Insurance Management Solutions no início de 2022 para reimaginar o processo de compra de seguros de automóveis. A parceria oferece aos motoristas uma maneira agradável de comparar e comprar seguros quando compram ou alugam um veículo Toyota.

Da mesma forma, no seguro de vida, a Policygenius – um mercado on-line com sede em Nova York – juntou-se à wealthtech Facet Wealth registrada na SEC para permitir que sua rede de planejadores financeiros certificados venda seguros de vida.

Nesse cenário, as agências continuam sendo um canal essencial de distribuição. Mas para que as agências tradicionais – e operadoras – concorram de forma eficaz, a experiência do cliente deve estar no centro de sua estratégia à medida que inovam as vendas de apólices e os processos de onboarding.

2. Conveniência e segurança digitais são prioridades na agenda do consumidor 

De acordo com a pesquisa da Transunion, o consumidor de seguros de hoje deseja a conveniência digital de seu provedor de seguros, acima de tudo, com 91% dispostos a usar canais on-line como parte da experiência de compra.

Essa tendência foi refletida em todas as linhas de apólices, até mesmo no seguro de vida. Enquanto tradicionalmente apenas 10% dos consumidores realizavam suas compras de seguro de vida on-line, esse número saltou para 40% em 2022.

Assim, as operadoras e agências devem se concentrar em tornar a experiência de compra do consumidor mais fácil digitalmente. Uma maneira de fazer isso é elevar o nível da experiência de admissão e inscrição em diferentes canais e cenários. Por exemplo, essas empresas podem criar excelentes experiências de admissão e inscrição digital, fornecendo recursos como:

  • Coletar informações do candidato por meio de formulários de autoatendimento intuitivos
  • Apresentar-se aos candidatos com mais facilidade e manter o ímpeto, entregando inscrições e documentos importantes via SMS
  • Incorporar documentos de política perfeitamente em experiências mais amplas baseadas na Web ou em aplicativos
  • Essas etapas podem melhorar a experiência do cliente e reduzir as taxas de abandono.

Além disso, embora as funcionalidades de segurança possam entrar em conflito com a capacidade de oferecer uma experiência sem atrito ao cliente, muitos consumidores de seguros estão revelando que se sentiriam mais confortáveis com medidas adicionais de autenticação e verificação. Uma pesquisa recente mostrou que 50% expressaram vontade de passar por uma verificação adicional para garantir uma cotação on-line, enquanto 43% abandonariam o aplicativo se não o considerassem seguro. Para atender a essa necessidade, as operadoras e agências devem incorporar medidas prudentes de verificação e autenticação nas jornadas de admissão e assinatura eletrônica do cliente.

3. Melhorar a velocidade de lançamento no mercado com melhores integrações e ferramentas de baixo código é uma obrigação

A integração tecnológica é outra prioridade de investimento para as seguradoras em 2023. Novos segmentos de clientes com demandas exclusivas estão surgindo – incluindo trabalhadores da economia autônoma, o aumento da micromobilidade e gerações mais jovens que desejam serviços mais holísticos que apoiem o bem-estar financeiro. Em resposta, as seguradoras estão sentindo a pressão para oferecer novos tipos de produtos, como seguro baseado no uso, paramétrico ou sob demanda.

A velocidade de lançamento no mercado é crítica, e as seguradoras devem se basear em uma base de tecnologia moderna para inovar de forma eficaz. Isso inclui a adoção de tecnologia baseada em nuvem que se integra prontamente a outro software e elimina silos de dados e aplicativos de código baixo/sem código para ajudar a lançar produtos no mercado com mais rapidez, eficiência e menos recursos de TI.

As operadoras também precisam considerar como otimizam a tecnologia e os processos para suas agências. De acordo com a pesquisa do Agency Universe Study 2022, 41% das agências citam como um desafio lidar com interfaces de diversas operadoras, enquanto 51% buscam maior eficiência operacional para ajudar os clientes.

4. Adoção de IA e análise de dados são ampliadas em toda a empresa

A implementação de análises avançadas e tecnologias cognitivas está se proliferando em todo o setor de seguros. Casos de uso populares incluem:

  • Aceleração das avaliações de risco de subscrição e precificação
  • Progredindo em direção a reivindicações sem contato com o suporte de drones com inteligência artificial para avaliações de danos e autoinspeções e avaliações de imagens robóticas
  • Uso crescente de chatbots para suporte a sinistros e mitigação de riscos
  • Por exemplo, a Lemonade usa seu chatbot proprietário, "AI Jim", para lidar com sinistros do início ao fim, permitindo que sejam liquidados de maneira virtual e instantânea.

No segmento de vida e saúde, os provedores estão usando IA para se concentrar no atendimento proativo, introduzindo aplicativos de saúde baseados em IoT e sensores de nível médico, capacitando os segurados a manter estilos de vida saudáveis e reduzindo sinistros futuros.

A IA também pode beneficiar as equipes do setor administrativo, incluindo equipes jurídicas que procuram agilizar revisões e identificar riscos em contratos de fornecedores ou litígios de reivindicações por meio de investimentos em soluções de IA contratuais.

Os analistas do setor preveem que esses investimentos em tecnologias de automação e análise, como IA, RPA e aprendizado de máquina, juntamente com seguros conectados (via IoT) aumentarão ao longo de 2023 e atingirão o pico em 2024, resultando em ofertas mais direcionadas, menor risco e melhor eficiência.

5. Foco em ESG e relatórios de sustentabilidade aquecem o mercado

Continuando a tendência dos últimos anos, as iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) continuam sendo um foco estratégico e de conformidade para as seguradoras, oferecendo tanto um desafio significativo quanto uma oportunidade de causar um impacto positivo.

Como as perdas econômicas causadas por eventos catastróficos devido ao clima aumentaram 250% nas últimas três décadas, o ESG – e a mitigação dos riscos de catástrofes climáticas – estão se tornando mais essenciais para a missão e práticas de subscrição de transportadoras de bens e acidentes.

De acordo com a pesquisa da CapGemini, 85% das seguradoras globais acreditam que o ESG impactará todas as funções de seus negócios, lideradas por investimentos (91%) e seguidas de perto por riscos e auditoria interna (90%) e subscrição (88%).

Além disso, as seguradoras estão cada vez mais sujeitas a novos padrões de relatórios de sustentabilidade dentro do setor, conforme indicado pela pesquisa de divulgação de riscos climáticos da Associação Nacional de Comissários de Seguros (NAIC), divulgada em abril de 2022. As perguntas da pesquisa estão alinhadas com a estrutura da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), que incentiva as empresas a considerar os impactos das mudanças climáticas em várias áreas de negócios. A NAIC está se reunindo em 2023 para revisar potencialmente seus requisitos de relatórios, com implicações para as operadoras na forma como analisam, capturam e divulgam seu impacto de ESG.

As seguradoras também obtêm benefícios significativos adotando práticas de ESG estratégicas, incluindo aprimoramento de reputação, mitigação de perdas potenciais e fazendo parte da criação de um planeta mais resiliente. Mas os desafios para essa adoção permanecem, já que 25% dos entrevistados da pesquisa da CapGemini com seguradoras globais citaram "entender as regulamentações e diretrizes relacionadas a ESG" como seu principal desafio na implementação de sua agenda ESG, seguido por "entender a melhor forma de agir em ESG" (17%) e "combinar iniciativas de ESG com as necessidades do cliente" (15%).

Conforme a postura de ESG do setor e os requisitos de divulgação amadurecem, as operadoras devem trabalhar em estreita colaboração com seus fornecedores e funções para avaliar seu impacto de ESG e garantir a conformidade.

6. A segurança e a mitigação de fraudes permanecem em primeiro lugar

Como guardiões de informações financeiras confidenciais, as instituições financeiras continuam citando a segurança como uma preocupação cada vez maior. De acordo com a FTC, os consumidores perderam US$ 8,8 bilhões em fraudes em 2022, representando um aumento de 30% em relação ao ano anterior. É provável que as preocupações com fraude persistam em 2023 para instituições de seguros que historicamente viram fraude em 10% das perdas de P&C.

Olhando especificamente para seguros, um relatório de 2022 da empresa de monitoramento de riscos cibernéticos Black Kite mostrou que 82% das maiores seguradoras em todo o mundo careciam de expertise e ferramentas suficientes para responder adequadamente a ataques de phishing.

A NAIC estabeleceu uma Lei Modelo de Segurança de Dados de longa data com recomendações para a implementação de boas práticas de segurança da informação. Sua orientação inclui a utilização de controles eficazes – como autenticação multifator e formas mais sofisticadas de verificação de identidade – e monitoramento regular de sistemas para detectar possíveis ataques.

As empresas precisam selecionar fornecedores que demonstrem valor para confiança e segurança, atendendo e superando altos padrões de segurança e trabalhando continuamente na expansão de seu escopo de certificações. As empresas também devem investir em uma melhor postura de segurança por meio de controles de acesso, autenticação e monitoramento contínuo das atividades principais com visibilidade detalhada da telemetria da transação.

Com as soluções da DocuSign, as seguradoras podem modernizar vários aspectos de seu processo de contrato para entregar melhores experiências digitais ao cliente, aprimorar a agilidade e a eficiência operacional e melhorar a segurança e a conformidade. 

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