Segurança no varejo: saiba como garantir fisicamente e digitalmente

Um ambiente seguro pode ser um fator decisivo para que um cliente decida efetuar uma compra em uma empresa, seja ela física ou virtual. Diante disso, oferecer segurança no varejo é um requisito vital para qualquer negócio que deseja ter credibilidade e se manter competitivo no mercado.

Negligenciar vulnerabilidades no varejo abre portas para que pessoas mal-intencionadas pratiquem crimes que vão desde o furto de mercadorias físicas até o roubo de informações sigilosas. A adoção de métodos e ferramentas mais seguros é imprescindível para blindar as suas operações comerciais.

Quer proteger a sua empresa? Neste post, vamos abordar como ter mais segurança no varejo no ambiente físico e digital. Confira!

Por que investir em segurança no varejo?

Lidar com furtos ou ataques cibernéticos frequentemente mancha a imagem das empresas de varejo, o que resulta na perda de credibilidade diante do público consumidor. Por outro lado, um ambiente livre desses riscos é capaz de atrair e fidelizar clientes. Veja, a seguir, os principais motivos para garantir a segurança no varejo.

Diminui a exposição a riscos

A ausência de soluções de segurança faz com que o seu comércio fique exposto a diversos riscos e se torne alvo fácil de criminosos que podem praticar fraudes em sistemas virtuais, furtar mercadorias, entre outros danos.

Já as companhias que utilizam sistemas e práticas de segurança alinhados às suas atividades podem identificar eventuais vulnerabilidades e eliminá-las rapidamente, além de adicionar barreiras que impedem a ação de malfeitores.

Reduz os custos da loja

A redução de custos é uma meta constante entre as empresas do varejo, tendo em vista que isso contribui para o equilíbrio de suas finanças. Para tanto, é necessário buscar estratégias que previnam a redução de perdas.

O uso de mecanismos de segurança ajuda a inibir roubos e furtos e, consequentemente, reduz os custos da loja com perdas desconhecidas e que geram um grande prejuízo para o seu caixa.

Permite a conformidade do negócio

Ao seguir padrões de segurança, principalmente aqueles determinados por legislações, o varejo garante a sua conformidade com os direitos do consumidor, com as leis de segurança do trabalho e demais regulamentações que incidam sobre as suas atividades, evitando multas e penalidades legais.

Aumenta a credibilidade da marca

As empresas que adotam práticas rigorosas de segurança proporcionam um ambiente mais seguro, contribuindo para que os consumidores não tenham medo de expor os dados, o que aumenta a credibilidade da sua marca e contribui para atração e fidelização de novos clientes.

Como garantir a segurança no varejo?

A segurança no varejo requer um conjunto de medidas e ferramentas que permitam a prevenção, detecção e respostas a incidentes. Essas medidas são distintas para o ambiente físico e virtual, já que cada um apresenta demandas específicas. Acompanhe, a seguir, as melhores práticas de segurança para varejo físico e virtual.

Segurança no ambiente físico

Os comércios físicos estão sujeitos a furtos e roubos, fraudes, estelionato, vandalismo e assaltos. Entenda como é possível inibir a prática desses crimes dentro da sua loja.

Instale câmeras de vigilância

As câmeras de vigilância ajudam a afastar pessoas mal-intencionadas, pois facilitam a identificação de suspeitos de atos criminosos. O ideal é que elas sejam instaladas em pontos estratégicos da loja, como entradas, saídas, corredor e caixa. Também devem contar com boa resolução, para gerar imagem nítidas.

Tenha controle de acesso

As áreas da empresa que guardam mercadorias ou documentos importantes devem ter acesso restrito. Assim, é recomendado utilizar fechaduras eletrônicas, cartões de acesso e chaves de segurança para que somente as pessoas autorizadas possam transitar por esses locais.

Conte com uma iluminação adequada

A falta de visibilidade pode servir de incentivo para que criminosos ajam por acreditar que não serão identificados rapidamente. Com base nisso, é preciso contar com uma iluminação adequada nas áreas internas do comércio.

Verifique identidades e cartões

Muitas das fraudes em varejo físico são praticadas por pessoas que utilizam cartões de crédito ou débito clonados ou roubados para fazer compras de grande valor. Uma das maneiras de se prevenir contra esse problema é verificar a identidade dos clientes e a autenticidade dos cartões.

Estabeleça políticas claras de verificação de identidade e de cartões, como o uso de reconhecimento fácil, e oriente os seus funcionários sobre as medidas que devem ser tomadas quando os documentos não são autênticos ou pertencem a outra pessoa.

Utilize monitoramento remoto

Com o monitoramento remoto, você pode ter uma equipe de segurança vigiando a sua loja por meio de câmeras e alarmes em tempo real. Qualquer movimentação suspeita poderá ser comunicada aos seguranças do local e às autoridades competentes.

Implemente o controle de estoque

Há muitos casos em que os crimes de furto são praticados por funcionários da empresa. Sendo assim, é necessário implementar o controle de estoque, como políticas rigorosas para o recebimento e armazenamento de mercadorias, além da identificação e rastreamento de produtos.

Segurança no varejo virtual

No varejo virtual, as ameaças estão relacionadas principalmente aos dados pessoais e bancários de clientes. Entre os principais riscos estão a clonagem de cartão de crédito e ataques de malwares ou phishing para roubar informações do usuário do varejista. Descubra a seguir como se prevenir no ambiente virtual. 

Ative o certificado digital SSL

O certificado digital SSL é um instrumento indispensável para plataformas de e-commerce, pois permite a criptografia de todos os dados pessoais ou financeiros enviados pelo seu site, tornando-os ilegíveis para quem não está autorizado a acessá-los.

Em uma página criptografada, a barra de navegação apresenta ‘’https’’, em vez de ‘’http’’, o que transmite maior segurança para o consumidor na hora de utilizar os seus dados bancários ou de cartões de créditos para finalizar as compras.

Troque as suas senhas periodicamente

Embora pareça uma medida básica, trocar as senhas do comércio digital periodicamente é de grande ajuda para a sua cibersegurança. Defina senhas fortes, que não devem ser utilizadas para vários acessos.

Além disso, estimule os usuários do seu site a cadastrem senhas fortes, que incluam letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos e números, o que dificulta a ação de cibercriminosos.

Adote um bom sistema de pagamento

O pagamento é uma etapa crítica para a segurança no varejo online. Para evitar transtornos na finalização do pedido, é essencial adotar um bom sistema de pagamento, capaz de blindar as transações de seus clientes.

Dessa forma, é possível proteger o tráfego de dados financeiros, monitorar as movimentações realizadas na plataforma, identificar ações suspeitas e agir rapidamente para detê-las.

Também é indicado contar com as certificações para sistemas de pagamento, como o Payment Card Industry – Data Security Standard (PCI-DDS), que é exigido para as empresas que utilizam cartão de crédito como forma de pagamento e indica que os dados dos usuários estão protegidos.

Atualize os seus sistemas com frequência

As aplicações de segurança, como sistemas antivírus e antifraude, são barreiras indispensáveis para evitar ataques cibernéticos. Para isso, devem ser atualizados com frequência, a fim de eliminar vulnerabilidades que se tornam brechas para invasores.

Essa mesma iniciativa deve ser aplicada aos protocolos de segurança, pois os cibercriminosos estão sempre em busca de falhas que deixem as suas operações e dados expostos.

Manter a segurança no varejo físico ou digital é um fator de extrema relevância para o sucesso do seu negócio, pois um ambiente de compras seguro aumenta a credibilidade da marca e a torna referência para o público consumidor. Optar por ferramentas seguras, para realizar pagamentos ou assinar contratos com fornecedores, aumenta as camadas de proteção da empresa, afastando as ameaças às suas atividades.

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