O que é a receita digital e como funciona? Entenda!

A área da saúde está passando por intensa transformação digital em seus equipamentos, recursos e mecanismos de atendimento ao público. Entre as principais novidades, a receita médica digital surgiu como uma alternativa para a versão física, trazendo mais flexibilidade, segurança e redução de custos para todos.

Para que esse tipo de documento seja criado, é necessário criar uma assinatura digital do médico com certificado digital ICP-Brasil nos modelos A3, cartão ou token. Dessa forma, o documento é criado utilizando um computador e o paciente pode acessá-lo por meio da internet, sem a necessidade do receituário impresso na hora de comprar medicamentos.

Se você quer saber mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la, continue com a leitura até o final!

Como funciona a receita digital?

A receita médica digital funciona de forma similar à sua versão física. Nesse sentido, os médicos podem prescrever medicamentos e tratamentos aos pacientes, mas tudo de maneira online.

Ou seja, ela dispensa a utilização do papel e, a partir do diagnóstico do médico, é realizada a emissão da receita médica digital de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Nesse sentido, o receituário fica depositado em nuvem e pode ser acessado tanto pelo profissional da saúde quanto pelas farmácias assim que o paciente solicitar seus medicamentos.

A fim de validar todas as informações, é importante utilizar um software integrado com uma plataforma médica. Isso vai proporcionar maior agilidade para o cotidiano de clínicas, além de simplificar todo o processo de criação de receitas e atendimento online. A seguir, veja como funciona esse modelo de receita para todas as partes envolvidas.

Receita médica digital para o paciente

Os pacientes podem receber o documento em modelo PDF por e-mail, via SMS, por aplicativos de mensagens, como WhatsApp, e por softwares próprios de receitas digitais. 

A receita médica digital também pode ser remetida a uma farmácia que tenha um sistema de entregas, o que facilitaria bastante todo o processo, pois não seria necessário sair de casa na hora de comprar medicamentos que exigem a retenção esse documento.

Também não é preciso imprimir a receita digital a fim de adquirir remédios presencialmente em farmácias que aceitam esse modelo. Assim, têm-se práticas sustentáveis e que favorecem a agilidade dos tratamentos.

Vantagens para o médico

Com o objetivo de estipular tratamentos com remédios por meio da receita digital, os médicos precisam contar com um certificado digital emitido pela ICP-Brasil, usado para assinar as prescrições e autenticar esse documento. A partir dele, é possível aumentar a segurança da informação.

Além do mais, o CFM (Conselho Federal de Medicina) disponibiliza modelos de prescrições em seu site que podem ser utilizados pelos médicos e assinados digitalmente com a intenção de prescrever medicamentos em receitas digitais, simplificando o dia a dia de trabalho.

No entanto, no site do Conselho Regional de Medicina de cada estado, é possível promover prescrições de maneira alternada. Existem estados que disponibilizam, por exemplo, prescrições em seus sistemas, nos quais os médicos devem informar número do CRM e senha, a fim de realizar login e fazer a prescrição.

Dessa forma, as receitas médicas digitais são emitidas pelo Conselho e incluem QR Code para o documento ser validado nas farmácias. Vale investigar se o CRM do seu estado disponibiliza essa opção, pois ela pode gerar escalabilidade no trabalho.

Como os farmacêuticos podem validar a receita digital?

Em relação às farmácias, os medicamentos autorizados pela Anvisa necessitam de verificação da validade da receita antes de ocorrer o processo de venda. Os farmacêuticos que adotarem a utilização da receita digital precisam detalhar que ela foi usada e quais remédios foram dispensados, com quantidade de lote e número de caixas.

Na hora de fazer esse processo, o profissional deve ter acesso a um computador com conexão à internet e um certificado virtual válido pela ICP-Brasil. Assim, torna-se possível realizar a validação da assinatura do médico.

Por exemplo, esse procedimento pode ser realizado após a atualização da receita com os dados dos remédios vendidos e a assinatura feita digitalmente, fazendo o upload do novo arquivo em um site que valida documentos digitais. A partir daí, o objetivo é que ele seja invalidado e o paciente não possa comprar mais medicamentos em maiores quantidades daquilo que foi inicialmente estipulado, assegurando proteção à saúde dos pacientes.

Como usar a assinatura eletrônica na receita médica digital?

O primeiro passo para começar a usar a receita médica digital com assinatura eletrônica é entender o modelo que deve ser utilizado. Nesse sentido, uma das principais normas nacionais referentes a laudos médicos é a Resolução RDC/ANVISA n.° 302 de 2005, que estipula as várias exigências que são essenciais na hora da criação desse tipo de documento.

Vale lembrar que os profissionais devem sempre usar meios de assinatura eletrônica em associação com um certificado digital rápido emitido pela ICP-Brasil com o intuito de garantir segurança e evitar fraudes.

Nesse sentido, vale contar com um sistema de assinatura eletrônica confiável e seguro, como o da DocuSign. Com a solução adequada, torna-se possível agilizar as prescrições e fazer integrações com a plataforma de saúde utilizada no consultório.

Como a DocuSign pode ajudar na assinatura das receitas?

A DocuSign eSignature é a maneira número 1 do mundo de assinar eletronicamente. Documentos médicos que exigem alto padrão de confiabilidade e segurança e demandam o cuidado de uma empresa líder em seu mercado. 

Além de estar presente em mais de 180 países, a DocuSign já atende mais de um milhão de clientes e mantém suas soluções em conformidade com a LGPD, GDPR e demais normatizações. Portanto, é a ferramenta adequada para que médicos possam realizar a assinatura de receitas digitais.

Contar com uma receita médica digital é totalmente possível e válido para quem atua no setor de saúde. Contudo, é preciso utilizar soluções especializadas nesse tipo de processo para que tudo ocorra conforme o regimento legal manda e a fim de garantir a segurança dos pacientes. Ao escolher a DocuSign, você obtém todas essas vantagens em uma única solução.

Quer começar a utilizar a assinatura eletrônica nas receitas médicas digitais? Então, entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!

Publicados