O que é e-leadership? Saiba por que esse modelo é cada vez mais adotado pelas empresas

o que é e-leadership

Os meios tecnológicos impactam consideravelmente o modo como as empresas atuam e um dos principais reflexos que podem ser analisados é o aumento do modelo de liderança conhecido como e-leadership. Esse conceito se refere a uma nova forma de liderar colaboradores e utilizar recursos inovadores para a sua condução.

Celulares, e-mails, softwares, tudo isso vem tomando as rédeas na relação entre líderes e liderados. Ou seja, o e-leadership passou de um conceito de liderança para um modelo muito mais eficiente que os tradicionais. Isso pelo fato de haver meios de potencializar a produtividade da equipe, uma vez que essa metodologia se apoia em uma liderança que tira o máximo de todos os envolvidos no negócio.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba o motivo desse modelo ser cada vez mais adotado no mundo corporativo. Confira agora!

Mas afinal, o que é e-leadership?

De modo geral, o modelo e-leadership se baseia em uma forma de gestão em que os líderes conduzem seus funcionários pelo uso de recursos tecnológicos. Esses podem ser troca de e-mails, canais eletrônicos online, reuniões em ambiente virtual etc. A ampliação do alcance desse conceito de liderança está totalmente ligada ao avanço tecnológico.

A meta central desse estilo de liderança é otimizar as competências dos colaboradores. Para isso, existe o direcionamento de reduzir a hierarquização dentro das empresas, dar mais voz para os profissionais envolvidos e agregar de modo mais simbiótico as inovações proporcionadas pela quarta revolução industrial.

Os times que são liderados pela metodologia e-leadership geralmente são globais e multiculturais, agrupando mais perspectivas para seu trabalho. O mundo corporativo ordenado por esse tipo de liderança se destaca por dar maior ênfase para que os funcionários sejam capazes de tomar suas próprias decisões.

Quais as características do e-leadership?

Essa metodologia apresenta características fundamentais. Veja, a seguir, quais são elas.

Menos hierarquia

A hierarquia em que o chefe manda e o funcionário obedece não funciona com essa nova geração. O excesso de autoridade é uma falha, uma vez que seus colaboradores desejam ser mais colaborativos no cotidiano da empresa. Isso quer dizer que eles querem ser escutados pelos seus líderes e, notadamente, que as responsabilidades sejam compartilhadas com eles.

Nessa perspectiva, o e-leadership sabe que precisa inserir quem está ao seu redor nas estratégias e projetos. Seus comandados precisam de certo poder de decisão e ele disponibiliza esse espaço em uma liderança mais dialogada.

Mais flexibilidade

O rigor na liderança dos antigos gestores não é bem-visto pelo e-leadership. Com a alta expertise na área tecnológica, ele sabe da fundamentalidade que a flexibilidade tem no atual mercado e na vida da nova geração de profissionais.

Conforme uma pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 53,01% dos colaboradores colocam a satisfação pessoal como o ponto essencial no trabalho. Dessa forma, pode-se apontar que a flexibilidade de poder lidar com a vida pessoal e a profissional é primordial para o bem-estar do funcionário.

Quando se diz sobre maior flexibilidade, considera-se trabalhos no modelo home-office, colaboração online, reuniões por videoconferência, entre outros. Cada uma dessas questões adotadas pelo e-leadership faz toda a diferença no decorrer do dia de um negócio e impacta positivamente na boa relação com a nova geração.

Maior colaboração de todos

Na e-leadership, líderes que incentivam também estão mais aptos com o auxílio e com a participação dos envolvidos em sua empresa. A nova geração não procura por um chefe que somente delega, analisa e cobra. Eles querem um líder que aceita, incentiva e valoriza uma participação mais consistente da sua equipe.

Isso quer dizer que é preciso ouvi-los, considerar suas ideias, repassar conhecimentos e colocar cada profissional como parte essencial dos processos e da empresa. Então, criar essa consciência é muito importante. Caso não haja essa oportunidade, eles podem se tornar desmotivados, improdutivos e provavelmente deixarão, uma hora ou outra, a empresa.

Como implementar esse processo nas empresas?

Para que a implementação ocorra de maneira eficiente, é preciso considerar algumas questões para que tudo aconteça conforme o previsto.

Ter uma cultura de transformação digital

Os avanços tecnológicos podem fazer uma diferença considerável para que haja um posicionamento mais competitivo do negócio no mercado. Isso incentiva o fortalecimento do modelo de liderança e-leadership. Seus funcionários devem estar rodeados pela inovação em seu cotidiano de trabalho para que se adaptem bem ao novo sistema de condução da empresa.

Desenvolver as lideranças

No decorrer desse tempo de transição do sistema de liderança antigo para o e-leadership, é necessário que a companhia incentive a capacitação de seus líderes em relação aos meios tecnológicos.

Caso os líderes conduzam os demais trabalhadores pelo uso de canais e recursos digitais, se torna necessário entender bem esses mecanismos. Não se pode esquecer de que os líderes devem ser exemplos! Eles devem ser os primeiros a usar de modo correto os novos recursos tecnológicos da empresa.

Investir em tecnologia

O e-leadership é bastante receptivo ao uso da tecnologia como meio de inovação e comunicação em tempo real. Sua liderança está bem ajustada aos millenials, uma vez que não conta com resistência à implantação de inovações. Assim, é preciso disponibilizar suporte e recomendar o uso de mecanismos tecnológicos como o agreement cloud para a otimização das atividades.  E a assinatura eletrônica para assinar documentos totalmente online e a distância.

Sendo assim, ser um e-leadership quer dizer que você deve estar a par de tudo que o mercado disponibiliza em tecnologia e não só utilizá-las, mas também estimular seu time a fazer igual.  

Quais as vantagens desse modelo?

Inserir o e-leadership para que ele funcione e tenha sucesso nem sempre é simples, visto que o profissional desse modelo deve estar bem capacitado, contar com um alto conhecimento no setor e, principalmente, compreender bem todos os processos ligados à empresa.

Mas quando tudo isso é alcançado, seu negócio se beneficiará de várias maneiras, e a primeira delas é ampliar a motivação dos trabalhadores. Quando todos se sentem importantes e contentes em seu local de trabalho, eles também se tornam mais eficientes e produtivos, o que otimiza ainda mais a saúde financeira da empresa.

Além do mais, o e-leadership também vai auxiliar no surgimento de um bom clima organizacional, propiciando um ambiente de trabalho mais aconchegante, e até mesmo na diminuição de índices de absenteísmo e turnover.

Enfim, conhecendo o modelo de liderança e-leadership fica mais simples implementá-lo em sua empresa. Então, não deixe de inovar e utilize novos recursos tecnológicos para fazer com que seu negócio ganhe destaque no mercadão e saia à frente da concorrência!

E aí, o que achou deste post? Entre em contato conosco e saiba como nossas soluções podem fazer a diferença em seu negócio!

Publicados
Temas relacionados