Descubra como melhorar a experiência de compra e vender mais

As empresas devem se preocupar com suas mercadorias e serviços, com a reputação da marca e como vão atrair mais clientes. Mas você, gestor de vendas, já se perguntou como melhorar a experiência de compra dos consumidores da sua empresa?

Quando os compradores vivenciam uma jornada comercial agradável, eles têm grandes chances de se tornarem fiéis e recorrentes, adquirindo suas soluções sempre que surgir a necessidade.

Para oferecer uma boa experiência de compra e vender mais, é preciso aprimorar o processo de venda de ponta a ponta. Continue a leitura e entenda tudo sobre essa abordagem.

O que é experiência de compra?

Trata-se de uma abordagem comercial que reúne todas as interatividades que o cliente tem com uma marca. Nesse sentido, inicia-se antes do ato da compra e prossegue para além dessa etapa. 

Portanto, começa quando um possível comprador vê um anúncio sobre determinada solução (produto ou serviço) — em um outdoor, nas mídias sociais ou nos resultados de busca (Google, Bing e Yahoo!) — ou confere conteúdos em seu blog mostrando as vantagens daquele item.

Depois, esse experimento continua quando a pessoa interessada acessa o site da empresa para saber mais sobre o produto, a fim de fazer comparações e finalmente comprar. 

Ainda, inclui todo o ciclo do pós-venda — etapa em que o cliente aguarda a chegada do pedido ou o leva para casa, a fim de utilizá-lo para suprir suas necessidades e, quem sabe, entrar em contato novamente com a marca para tirar dúvidas ou solicitar troca.

Qual é a importância da experiência de comprar?

Investir em diversas abordagens que evidenciam uma boa experiência só traz benefícios para o seu empreendimento. A seguir, veja quais são eles.

Melhora nos resultados comerciais

Garantir o investimento na experiência do cliente potencializa os indicadores comerciais da sua empresa, pois consumidores fidelizados retornam para fazer novas compras.

Imagine que uma pessoa fez contato com sua marca e ficou extremamente satisfeita com o atendimento. Isso porque, seu time comercial soube guiar a jornada comercial tão bem que o consumidor encontrou a solução ideal para atender às suas demandas.

Isso cria uma relação sólida com os consumidores. Além disso, é provável que eles não pensem em fechar negócio com a concorrência. Afinal, eles foram bem atendidos e conseguiram exatamente o que precisavam. Assim, a melhora nos resultados comerciais vira uma consequência natural.

Conquista de embaixadores para a empresa

Com a experiência de compra, é possível aumentar a sua cartela de embaixadores. Ao oferecer agilidade, autonomia, prestatividade e tecnologia, seu público vai se sentir tão satisfeito que indicará sua marca para outras pessoas de forma espontânea. Dessa forma, tornam-se defensores da sua empresa. 

Além disso, vão interagir mais facilmente com seus conteúdos nas redes sociais. Sem falar que essa condição pode diminuir as taxas de abandono e o número de clientes detratores (insatisfeitos).

Como melhorar a experiência de compra do cliente?

Para otimizar a experiência de compra é preciso providenciar ações pontuais de forma estratégica. Confira!

Atenda às necessidades dos clientes

Levante todas as demandas que devem ser atendidas pela sua mercadoria ou serviço. Assim, você saberá exatamente como potencializar a sua oferta, a fim de superar as necessidades básicas dos consumidores. Entenda que se sua empresa sair desse lugar comum, raramente, ela será considerada se outras concorrentes estiverem disponíveis.

Para que uma experiência de compra seja minimamente favorável é preciso despertar confiança, tirar dúvidas e resolver qualquer solicitação dentro das atribuições da marca. Ademais, qualquer ação divergente a isso pode resultar em uma experiência negativa.

O seu público deseja sentir segurança e confiabilidade quando faz negócios com a sua empresa. Portanto, sem atender a essas demandas, as pessoas ficarão desconfiadas e preocupadas em relação aos seus produtos ou serviços.

Disponibilize diferentes canais de atendimento

O comprador atual deseja ter várias modalidades de comunicação disponíveis para estabelecer contato com as empresas. Por isso, é indispensável oferecer diversos canais de atendimento.

Conheça alguns essenciais:

  • e-mail;
  • autoatendimento;
  • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC);
  • chatbots;
  • contato via WhatsApp.

Além disso, todos esses canais devem fazer parte da estratégia omnichannel, que consiste na integração total entre eles para garantir uma comunicação livre e fluida, sem interrupções. Nesse sentido, é possível os clientes iniciarem um atendimento via chatbot e seguirem para o WhatsApp sem precisar relatar tudo novamente.

Crie o inesperado

Essa é uma das práticas mais desafiadoras da experiência do cliente. Afinal, com a transformação digital, o público é bombardeado com informações e soluções diversas, o que torna o fator surpresa cada vez mais difícil.

O segredo está em encontrar uma forma de abordar os consumidores de maneira atrativa para que eles sempre se lembrem da experiência da sua marca. Em alguns empreendimentos, isso significa entregar o que foi prometido. No entanto, oferecer o inesperado é uma forma de entregar valor para os clientes, para que eles percebam que comprar de você é vantajoso.

Ademais, quando uma companhia entrega o inesperado, ela cria um vínculo comercial entre ela e seu nicho, deixando a relação mais sólida e duradoura. Dessa forma, é possível contemplar uma experiência de compra inesquecível.

Seja ágil

A rapidez e a satisfação são elementos interligados. Isso significa que quanto mais ágil for a jornada comercial, mais os consumidores tendem a estar satisfeitos. E isso é conveniente para qualquer etapa, ou seja, não somente antes da compra, mas também após a aquisição.

Portanto, isso significa que é necessário monitorar todos os procedimentos de contato com seus clientes nos diversos canais de comunicação da sua empresa. Após essa avaliação, realize adaptações para que toda a jornada comercial seja mais rápida. Uma maneira de fazer isso é automatizando todo o fluxo de atendimento.

A demora ou a ausência de respostas gera insatisfação no seu público. Esse resultado pode prejudicar a reputação da marca. Portanto, não hesite em providenciar melhorias nesse sentido.

Utilize a assinatura eletrônica

Com a digitalização de documentos e a assinatura eletrônica, todo o ciclo de fechamento de contrato e gerenciamento de arquivos ficou mais preciso e eficiente. Isso significa que, em vez de perder horas ou dias com etapas burocráticas de venda, serão necessários apenas alguns minutos.

O case de sucesso da T-Mobile (empresa alemã de telefonia móvel) é um grande exemplo disso. A marca contou com as soluções da DocuSign para melhorar a experiência de compra dos clientes, levando ao aumento de 20% nas transações e faturamentos.

Após a assinatura dos contratos, a DocuSign notifica o software de gestão da T-Mobile e fornece a conta do cliente para que o smartphone seja rapidamente liberado para uso. As assinaturas são arquivadas no sistema de armazenamento da T-Mobile, finalizando o negócio sem processos manuais e papéis.

Melhorar a experiência de compra e vender mais é um processo que exige muita força de vontade por parte da empresa. Para isso, é preciso colocar as prioridades dos consumidores no centro da estratégia e investir em recursos tecnológicos de ponta para garantir os melhores resultados.

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