Aprenda a elaborar contrato de vendas ágeis com o Agreement Cloud

elaborar contrato de vendas

Elaborar contrato de vendas é uma tarefa que necessita de cuidado e atenção em relação a uma série de detalhes indispensáveis no documento que precisam estar bem claros e definidos. Afinal, ele é o instrumento responsável por estabelecer como será o relacionamento entre as partes envolvidas e a porta de entrada para o fechamento de negócios em empresas.

Para isso, podemos contar com a tecnologia, que facilita essa atividade de uma maneira ágil, segura e eficiente, pois possibilita automatizar o processo e a realização da assinatura eletrônica do contrato, além de muitas outras atividades relacionadas a ele. Por isso, é importante entender como ela funciona e por que é a solução perfeita para garantir um procedimento correto de vendas.

A seguir, mostramos os benefícios que a suíte de soluções Agreement Cloud da DocuSign traz para a elaboração e gestão de contratos. Boa leitura!

Tenha atenção ao elaborar contratos de venda

Muitas negociações empresariais são firmadas por meio de um contrato de vendas. Por isso, é importante ter atenção ao elaborar tal documento, pois ele deve ser desenvolvido de forma correta, com o mínimo de desalinhamento e de erros. Esses documentos que garantem segurança às negociações e devem atender às particularidades sobre cada tipo de negócio.

Um documento bem-elaborado deve conter dados como o detalhamento da negociação, a responsabilidade de cada parte, a forma de pagamento e outros itens relevantes à negociação. Também precisam ficar especificadas cláusulas cruciais, como a forma de rescisão contratual e questões que tratem de eventuais multas ou indenizações em caso de descumprimento do acordo.

Entretanto, esse processo pode ser bem trabalhoso se for feito de modo manual, ou seja, com a impressão de documentos e a coleta de assinaturas no papel. Todas essas atividades podem atrasar a conclusão do negócio, além de dificultar a organização, uma vez que documentos em papéis necessitam de espaço físico para serem guardados.

Por isso, é importante contar com o auxílio da tecnologia, que torna as atividades de elaboração, ajuste, assinatura e gestão contratual muito mais simples e velozes.

Conheça as soluções DocuSign para agilizar sua elaboração de contratos

A DocuSign é uma empresa com uma série de soluções para a gestão de contratos em todas as etapas do processo. Confira, a seguir, quais são os fluxos presentes na elaboração de contratos e como a solução DocuSign contempla cada um deles.

Preparação dos documentos

O processo de preparação de contratos de vendas abrange o levantamento de quais informações devem constar no documento. Além disso, é necessário que as diversas pessoas responsáveis pela elaboração façam uma revisão detalhada e adicionem ou modifiquem cláusulas e informações.

O DocuSign Gen para Salesforce proporciona a integração com o CRM, o que viabiliza a coleta de dados para o preenchimento automático do contrato a partir de regras de negócio. Já o DocuSign Negotiate facilita toda a negociação e a inclusão ou mudança de cláusulas (salvando o versionamento completo de cada mudança) que são comuns a modelos de contratos semelhantes.

Ele permite que as pessoas envolvidas possam executar alterações e ajustes apropriados até que o documento esteja pronto para o próximo passo, que é a assinatura eletrônica. Portanto, essa é uma ferramenta essencial para gerar documentos de vendas.

Assinatura dos contratos

Em processos manuais, a assinatura do contrato exige a impressão do documento, o envio aos interessados e o reconhecimento de firma em notário de suas assinaturas. Todo esse ciclo demanda muito tempo e despesas diversas, além de ter que armazenar depois este documento concluído.

No DocuSign, após concluir a preparação do documento para assinatura, basta relacionar as pessoas que devem assiná-lo e realizar o envio automático. Ao clicar no link recebido pelo e-mail, o destinatário será direcionado à plataforma para dar seguimento ao processo de assinatura eletrônica, que oferece a devida segurança jurídica para validar o documento.

Se o destinatário não tiver uma assinatura definida na plataforma, poderá adicionar uma já existente, criar sua assinatura e rubrica como se estivesse escrevendo com uma caneta ou, ainda, utilizar uma representação eletrônica com modelos de fontes disponíveis na plataforma. A seguir, basta clicar nos botões de rubrica e assinatura disponíveis no documento para concluir a operação.

É importante dizer que, ao final do processo de assinatura eletrônica, todos os envolvidos recebem uma notificação de que o documento está devidamente assinado e disponível para consulta na plataforma.

Ações sobre os documentos

Outra funcionalidade da plataforma é o Payments, que permite a realização da assinatura eletrônica e a cobrança ao cliente ao mesmo tempo. Dessa forma, assim que o destinatário conclui o processo de assinatura, ele pode realizar o pagamento de modo integrado, por meio de uma transação simples e segura.

Tal funcionalidade possibilita a automatização de fluxos de trabalho, além de garantir mais agilidade na negociação, o que é essencial para não perder oportunidades de negócio.

Gerenciamento de contratos e documentos

Outro recurso essencial é o gerenciamento de contratos e documentos. Eles ficam disponíveis na plataforma, assim é possível acompanhar o seu status, verificar se todas as pessoas relacionadas já fizeram a assinatura e configurar o recebimento de notificações, sempre que houver a ocorrência de algum evento entre as etapas do processo.

Vale dizer que a plataforma oferece recursos mais avançados, como a criação de regras de negócios, a possibilidade de estabelecer e adotar políticas de conformidade para serem aplicadas aos documentos e muito mais.

A DocuSign oferece uma solução completa, que conta com ferramentas essenciais para o desenvolvimento e gestão de contratos e documentações de vendas. Seus recursos permitem que as empresas fechem negócios com muito mais agilidade e segurança, pois favorece a integração e o controle entre as etapas presentes no fluxo de negociação.

Elaborar contratos de vendas é uma tarefa que abrange uma série de atividades, coletas de dados em sistemas e interações com pessoas envolvidas. Por isso, é importante obter o auxílio da tecnologia, como o conjunto de soluções da DocuSign, que possibilita a integração com o Salesforce, além de oferecer recursos para todas as fases de negociação do documento.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar em uma melhor gestão de contratos e fechamento de negócios? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

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