O que é colaboratividade e como aplicar no seu dia a dia?

Nosso dia a dia é repleto de desafios, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Quando há colaboratividade, no entanto, fica muito mais fácil executar todas as tarefas para atingir metas e objetivos. Seja ao lidar com um problema doméstico, seja ao fazer a gestão dos contratos da empresa, por exemplo, é fundamental que os envolvidos saibam cooperar entre si.

Para que isso aconteça, o ideal é conhecer estratégias para incentivar a colaboratividade, bem como ferramentas que ajudam a colocar esse conceito em prática. Desse modo, é possível ter muito mais produtividade e eficiência no trabalho e em outros aspectos da rotina.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender melhor o significado de colaboratividade e como implementá-la nas atividades diárias. Acompanhe!

Qual o conceito de colaboratividade?

A colaboratividade é a capacidade de atuar em conjunto em prol de um objetivo comum a todos os envolvidos. Trata-se de uma atitude que permite trabalhar em equipe, compartilhando ideias e cooperando de modo a aproveitar as habilidades e conhecimentos que cada membro do time tem a oferecer, para obter o resultado desejado.

No mundo corporativo, a colaboratividade precisa fazer parte da cultura da empresa. Para que isso aconteça, é preciso deixar de lado as formas mais tradicionais de fazer a gestão do negócio, que focam bastante a hierarquia e a burocracia, abrindo espaço para que os colaboradores desempenhem um papel que vai além de apenas seguir ordens.

Assim, a colaboratividade depende do quanto os gestores conseguem estimular essa atitude nos funcionários no decorrer do fluxo de trabalho. Nesse processo, também é importante que as lideranças aprendam a descentralizar decisões, delegar responsabilidades e acolher ideias. Quando isso faz parte da cultura organizacional, o ambiente passa a ser mais colaborativo.

Como é trabalhar de forma colaborativa?

O trabalho colaborativo permite explorar todo o potencial de cada colaborador nos vários departamentos da empresa. Na prática, isso quer dizer que os membros da equipe podem ter habilidades diferentes e que elas vão ser aproveitadas da melhor forma possível para que objetivos comuns sejam atingidos.

Para isso, é essencial contar com uma liderança forte, que é quem vai delegar tarefas de acordo com as habilidades de cada um. Também vai incentivar o desenvolvimento dos profissionais, inclusive por meio de treinamentos e capacitação, o que contribui para que cooperem cada vez mais entre si.

Nos ambientes de trabalho modernos, a colaboratividade faz toda a diferença na rotina. Com mais pessoas em home office — na cidade de São Paulo, por exemplo, são 64% dos profissionais trabalhando pelo menos um dia em casa — e/ou utilizando tecnologia mobile quando não estão no escritório, o trabalho colaborativo viabiliza a realização das tarefas a partir de qualquer lugar.

O que é uma equipe colaborativa?

Para que uma equipe atue com colaboratividade, é necessário desenvolver algumas características e valores. A seguir, entenda melhor o que significa ter uma equipe colaborativa.

Clareza

Uma comunicação clara é essencial em um ambiente que visa à cooperação. Por isso, quem ocupa a posição de liderança deve ser transparente em relação a quais são as prioridades do time e quais são as opiniões quanto ao trabalho que tem sido executado. Ainda que nem todos concordem em tudo, essa clareza ajuda a evitar conflitos.

Eficiência

A colaboratividade não depende da quantidade de tempo que os funcionários passam juntos, mas da maneira como esse tempo é aproveitado. É possível ter bastante eficiência com a equipe em home office, por exemplo. Além disso, as reuniões não precisam ser longas. Elas podem ser objetivas e ainda ter um ótimo aproveitamento.

Confiança

Já que um dos elementos fundamentais da colaboratividade é o compartilhamento de ideias e habilidades, os funcionários devem sentir confiança de que podem contribuir com o resto da equipe. Esse é um fator que está ligado à forma como a liderança reage às contribuições. Logo, demonstrar que acredita no potencial de cada um é de suma importância.

Responsabilidade

É interessante trabalhar com processos unificados para conseguir monitorar os colaboradores e saber se todos estão cumprindo com suas responsabilidades, entregando tarefas no prazo e com a qualidade desejada. Quando alguém não atinge as metas, a liderança também tem a função de identificar o problema e oferecer suporte para que isso seja superado.

Positividade

Ter uma atitude positiva é mais uma característica das equipes colaborativas. Isso significa que, diante dos problemas que, eventualmente, surgem ao longo de cada projeto, o foco é trabalhar para superá-los. Assim, as dificuldades se tornam oportunidades de aprendizado que vão contribuir nos próximos projetos.

O que é colaboração no ambiente de trabalho?

Na prática, existem algumas ações que demonstram muito bem o que é ter colaboratividade no ambiente de trabalho físico ou digital. Confira alguns exemplos.

Incentivar a comunicação aberta entre os membros da equipe

Como dissemos, uma comunicação clara e aberta faz com que as lideranças sejam mais transparentes em relação ao processo. Com isso, é possível ter um debate saudável sobre as tarefas e como elas podem ser realizadas de forma mais ágil e eficiente.

Promover a troca de conhecimento e experiências

A colaboratividade deixa os profissionais à vontade para dar sugestões e compartilhar suas habilidades. Cada um colabora com o que tem de melhor a oferecer para que o projeto seja executado com sucesso.

Utilizar ferramentas colaborativas para facilitar o trabalho em conjunto

Implementar o uso de recursos tecnológicos facilita a colaboratividade à distância. A assinatura eletrônica, por exemplo, possibilita que acordos sejam fechados em qualquer lugar e a qualquer momento. Profissionais de setores e até empresas diferentes podem trabalhar em conjunto, sem precisar se encontrar pessoalmente.

Que tal praticar a colaboratividade para alavancar sua produtividade?

Ter uma equipe colaborativa significa ter uma equipe em que os membros cooperam entre si para que o trabalho seja realizado de forma mais eficiente e rápida. Desse jeito, a empresa consegue alcançar muito mais produtividade em todos seus setores.

Por isso, é importante incentivar a cultura da colaboratividade no negócio e investir em ferramentas que vão facilitar as diversas atividades da sua equipe. Com as estratégias e os recursos adequados, a empresa vai extrair o melhor de cada colaborador e colher resultados cada vez mais satisfatórios.

Quer colocar a colaboratividade em prática? Inscreva-se agora mesmo para experimentar as soluções da DocuSign gratuitamente por 30 dias e entenda como elas fazem a diferença na rotina!

Faça o seu teste agora!

Conheça a plataforma de assinatura eletrônica #1 no mundo
Publicados
Temas relacionados