Área técnica

O que é a “Hora Legal Brasileira”?

É a hora oficial do Brasil, gerada pelos relógios atômicos do Observatório Nacional -orgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia- e regulamentada pela lei No 2784/1913. O Carimbo do Tempo (Time-Stamping) é aplicado em diversas etapas na DocuSign, constituindo-se num importante elemento probatório.

Preciso de algum programa específico para usar os serviços da DocuSign?

Não, a DocuSign não necessita de programas específicos apenas do seu navegador Internet e de uma conexão.

Onde meus documentos ficarão armazenados?

Os documentos ficarão armazenados na nuvem, a DocuSign possui uma das infraestruturas de Data Center mais modernas do mundo.

Preciso de uma máquina especial ou algum software para usar a DocuSign?

Não, basta ter um computador e uma conexão para Internet. Nossas soluções não necessitam de nenhum tipo de investimento em infra-estrutura ( hardware ou software) , tendo sua característica como SaaS. Ideal para todos os tamanhos de empresas.

Cadastro

Como altero meus dados cadastrais?

Clicando no campo “configurações” do gerenciador “Minha Conta”.

Como faço para trocar minha senha de acesso?

Clicando no campo “configurações” do gerenciador “Minha Conta”.

Posso usar o email de outra pessoa como meu, ao me cadastrar?

Não é aconselhável, a DocuSign oferece serviços personalizados para sua segurança e de suas informações transacionadas pela Internet. Utilizando emails de terceiros você estará enfraquecendo suas evidências uma vez que você não é titular daquele email.

Como usar meu “Código Promocional”?

Basta incluí-lo no campo determinado quando você efetuar seu o cadastro.

Não tenho “Código Promocional”, posso fazer meu cadastramento?

O campo para preenchimento do Código Promocional é opcional. Caso uma pessoa não tenha um Código basta continuar o preenchimento sem adicionar nada naquele campo.

Como recebo um “Código Promocional”?

Os códigos promocionais são dados durante eventos, palestras ou promoções que são realizados pela DocuSign como uma maneira de divulgação para que a pessoa possa experimentar o serviço.

O que é o campo: “Código Promocional”?

É um campo no “cadastro” onde pessoas que receberam um código específico da DocuSign durante uma promoção podem adquirir selos a preços especiais.

Como me cadastro na DocuSign?

Ao entrar no site da DocuSign basta clicar no menu “cadastre-se” localizado no canto superior direito da pagina. Ao abrir o formulário adicione os dados da empresa no campo correspondente e utilize nossas soluções.

Gerais

Posso usar a DocuSign para preservação de um documento?

Sim, como os emails enviados com o selo DocuSign são guardados por um ano, renovável, a DocuSign pode ser utilizada para garantir a guarda eletrônica de um documento importante que não se quer perder ou que se deseja ter um back-up.

O que são os “elementos probatórios” e para que servem?

São elementos tecnológicos que podem ser utilizados como prova em caso de questionamento jurídico. Servem para dirimir qualquer dúvida quanto a veracidade de uma determinada relação eletrônica.

Numa transação de negócios todas as partes envolvidas tem que estar cadastradas na DocuSign?

Não, somente o remetente precisa estar cadastrado. No entanto, recomendamos a todas as partes envolvidas que se cadastrem para que tenham acesso ao Painel de Controle com o histórico de todas as suas transações. O cadastro na DocuSign é gratuito.

Por que um “terceiro de confiança”?

A DocuSign se auto-intitula de “terceiro de confiança” porque realiza o papel de assegurar a veracidade dos documentos eletrônicos que lhe cabem, isento de uma relação eletrônica. A DocuSign guarda por um ano o conteúdo original da mensagem enviada para consulta pelas partes sempre que necessário. Basta clicar no selo DocuSign que acompanha os e-mails.

Como faço para enviar um Email Comprova agora?

Existem duas formas de enviar um Email Comprova: adicionando, diretamente no seu software de email padrão, o sufixo .comprova.com ao email do destinatário (ex.: nome@dominio.com.br.comprova.com) ou através do Webmail Comprova, que você acessa ao se “logar” no site, clicando em Email > Novo.

A DocuSign fortalece legalmente somente o email ou o anexo também?

Sim. Os anexos fazem parte da mensagem. Todo o conteúdo enviado recebe igualmente os elementos probatorios. A DocuSign ainda gera um protocolo em separado toda vez que um anexo é baixado pelo destinatário.

Por que eu quero fortalecer juridicamente um email ou documento eletrônico?

Um email comum é passível de fraudes e alterações antes, durante ou depois de seu envio e recebimento pelas partes envolvidas. Sua vulnerabilidade o fragiliza enquanto prova de uma relação eletrônica. A DocuSign eleva o email ou documento eletrônico a um novo patamar de segurança legal (enquanto documento original e verdadeiro), a partir de evidências que coleta e elementos comprobatórios que adiciona. Os serviços, Email Comprova ou Assinatura de Contratos ainda podem ser registrados em Cartório de Títulos e Documentos.

O que é a DocuSign?

É uma empresa que através de seus produtos fortalece juridicamente documentos eletrônicos, adicionando elementos tecnológicos geradores de fatos auditáveis e arquivando evidências de uma transação eletrônica. A DocuSign utiliza técnicas de Certificação Digital, Time-Stamping (Carimbo do Tempo), perícia e Registro em Cartório para elevar a eficácia probatória das mensagens de e-mail, documentos ou contratos eletrônicos. DocuSign é o padrão global para gestão de transações digitais com milhões de usuários em mais de 180 países de todo o mundo. Os usuários da DocuSign podem conduzir seus negócios em qualquer parte do mundo com nosso suporte a 43 idiomas para signatários e 11 idiomas para remetentes.

Minha Conta

O que faz o botão “enviar para minha caixa de entrada”?

Envia para seu email particular o conjunto de evidências relativas àquele documento específico.

O que significa “créditos bloqueados”?

Significa que o sistema ainda está processando ou não recebeu a confirmação da compra de selos pelo usuário do serviço.

O que significa “comprar créditos” na coluna “assunto” da “Minha Conta”?

Significa que para a conclusão da rotina requisitada é necessária a compra de selos de envio.

O que significa “liberar” ou “não liberado” na coluna de “assuntos” da “Minha Conta”?

Significa que a efetivação de uma rotina determinada pelo usuário depende de uma liberação para se realizar. O usuário deve clicar na mensagem e fazê-lo ou verificar se não existem emails requisitando tal tarefa.

O que é “processando” na coluna de “assuntos” da “Minha Conta”?

Significa que a ação tomada pelo usuário ainda não foi finalizada pelos servidores do DocuSign e ainda se encontra em processo de realização.

Quando envio um “documento” preciso sempre anexar algo para poder mandá-lo?

Não, o documento pode ser tanto um texto escrito na área de mensagem, quanto um arquivo anexo.

Quando uso “documento”, o(s) destinatário(s) deve(m) obrigatoriamente assiná-lo digitalmente?

Sim, em “documento” o objetivo é colher a assinatura digital das partes, verificar sua validade e arquivar este contrato para futuras referências.

Qual é a diferença entre “email” e “documento” no “Minha Conta” do DocuSign?

A DocuSign oferece duas áreas distintas para se trabalhar os documentos eletrônicos no gerenciador (“Minha Conta”): “emails” e “documentos”.
A área intitulada “email” é a destinada ao envio de qualquer arquivo a um ou mais destinatários. A área intitulada “Documento” é destinada a qualquer arquivo que se deseje que seja assinado digitalmente por uma ou mais partes.

O que é “Pendências” que aparece sempre que entro na “Minha Conta”?

“Pendências” é a área do gerenciador “Minha Conta” que apresenta todas as ações ou eventos que ainda não se concretizaram. Pelo “Pendências” o usuário fica sabendo o que esta acontecendo com seus emails que ainda não realizaram todo o ciclo de um evento.

Que email devo usar ao me cadastrar na DocuSign?

Você deve usar o seu email tradicional, o mesmo que você usa no dia-a-dia. Qualquer que seja seu email, a DocuSign o deixará mais forte juridicamente.

O que é “Minha Conta”?

É a área restrita e individual onde o usuário da DocuSign gerencia seus “emails” e “documentos” em situação: pendente, enviado ou recebido.

Produtos & Serviços

A DocuSign aceita qualquer assinatura digital?

O sistema da DocuSign é preparado para receber assinaturas de documentos e de contratos eletrônicos, com Certificados Digitais que atendam a todas as regras técnicas estipuladas pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, criou o Comitê Gestor da ICP-Brasil, a Autoridade Certificadora Raiz Brasileira define as demais entidades que compõem sua estrutura. A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação do cidadão quando transacionando no meio virtual, como a Internet.

É necessário possuir assinatura digital para usar o Email DocuSign?

Não é necessário possuir assinatura digital para utilizar o Email DocuSign, pois o serviço pode adicionar outros elementos com força comprobatória ao seu email, como o “carimbo de tempo” certificado pelo observatório nacional, Órgão do ministério da ciência e tecnologia. Assim o documento tem a mesma validade jurídica.

O que é a Assinatura Digital?

A assinatura digital é um arquivo que identifica você na Internet, garante a identidade de quem a utiliza para assinar documentos eletrônicos, e que tem a mesma validade jurídica de uma assinatura “de próprio punho”. Sua força jurídica é garantida pela MP 2.200 de fevereiro de 2001.

O que é Carteira de Contratos?

A solução Carteira de Contratos é um aplicativo para assinatura de contratos pela Internet com validade jurídica. Permite o envio de contratos digitais para coleta de assinaturas digitais das partes envolvidas. Além disso, ainda possui carimbo de tempo e permite registro em cartório. Esta solução já é bastante utilizada para contratos de câmbio, estando, inclusive, de acordo com as normas determinadas pelo Banco Central do Brasil

Quando devo usar um Email Comprova?

Sempre que precisar assinar legalmente o envio, recebimento, conteúdo e leitura da mensagem enviada.

Qual a diferença entre os serviços Email Comprova e Hora Certa?

A diferença principal está na responsabilidade de arquivamento do conteúdo original.

No serviço Hora Certa não há guarda eletrônica por parte da DocuSign, assim as partes que efetuam o envio e recebimento ficam responsáveis por guardar seus emails ou documentos. Já no Email Comprova uma via original do documento transmitido e todas as evidências deste envio são guardadas por um ano em servidor seguro e ficam disponíveis para as partes acessarem a qualquer momento, a partir de um clique no selo inserido no email ou utilizando o “Minha Conta” no site.