Uber é uma empresa de transporte compartilhado que conecta usuários de aplicativos que precisam de corridas a motoristas. A popularidade cresceu vertiginosamentenos últimos anos, sobretudo em ambientes urbanos. Além de sua oferta principal, a empresa inovou em novos transportes: serviços relacionados como o Uber para Empresas e o Uber eats.

Implementar sistemas para manter o crescimento da empresa

Expansão rápida traz novas demandas para eficiência operacional. A Uber cresceu de 2.500 para 17 mil funcionários em dois anos, e parte dessa expansão veio de novas e inovadoras ofertas de transporte com demandas contratuais adicionais. A empresa precisava encontrar e implementar uma solução de gerenciamento de contratos que permitisse lidar com uma carga de trabalho que tinha aumentado dez vezes.

A Uber precisava substituir seus processos por algo mais eficiente  

A geração e o gerenciamento de contratos manuais realizados em papel causavam muitas dores de cabeça. A empresa vinha gerenciando contratos manualmente com uma combinação de Google Docs e emails desde o início da empresa. À medida que a empresa crescia em popularidade e escala, precisava gerar mais contratos. Além da criação de contratos, a Uber começou a enfrentar lentidão em todo o fluxo de trabalho do contrato. A equipe de vendas precisavam acompanhar os contratos até cinco vezes para descobrir onde estavam no processo.

Você basicamente tinha que ir a uma página para gerar um contrato, depois enviá-lo por e-mail ao buraco negro e, então, esperar. Não tínhamos visibilidade.
Uber
Um gerente de aplicativos e sistemas de negócio
Funcionário da Uber

Um repositório de contratos fácil de usar e fluxos de trabalho automatizados

A organização precisava implementar uma ferramenta que pudesse não apenas simplificar seus fluxos de trabalho de contratos, mas que também fosse suficientemente fácil de usar para que a equipe de vendas, o departamento jurídico, os contratados e todos os outros envolvidos de qualquer departamento da Uber pudessem cumprir seu papel no processo sem problemas, independentemente do nível de conhecimento tecnológico de cada um.

Além disso, era necessário ter uma solução que permitisse um modo rápido de gerar diferentes modelos de contratos e mantê-los organizados para que as pessoas não recebessem nem assinassem contratos incorretos durante o processo. Tendo este cenário em vista, a Uber decidiu iniciar a implementação do DocuSign CLM em camadas e começou a ver melhorias na eficiência operacional imediatamente.

Operações aprimoradas, e há mais por vir

Nos departamentos em que o DocuSign CLM já foi implementado, os fluxos de trabalho dos contratos ocorrem tranquilamente. Não há mais contratos que acabam em mãos erradas nem sendo perdidos no caminho dos departamentos de vendas e jurídico. Os contratos são gerados e disponibilizados mais rapidamente aos que precisam dele. As equipes jurídica e de vendas não perdem mais tempo procurando esses contratos e, assim, podem usar seu tempo de forma mais produtiva e rentável.

A Uber continua implementando o DocuSign CLM, com quatro novas equipes programadas para começar a usá-lo e posteriormente a implementação em toda a empresa.

Não é todo mundo que trabalha conosco que tem conhecimento técnico, então, queremos fornecer algo realmente útil que seja fácil de usar.
Uber
Gerente de programas técnicos sênior
Jodi Curtis