• 24 hrs

    Redução de 20 dias para 24 horas na conclusão de contratos
  • Mais

    agilidade no processo de compra de imóveis
  • Melhor

    experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente final por meio da transformação digital. Este era o desafio da Sousa Araujo três anos atrás. Atuante no segmento de construção civil há mais de 13 anos e comprometida com a qualidade de seus negócios e satisfação dos consumidores, a empresa viu na digitalização de processos e documentos a resposta para alcançar seus objetivos operacionais e, assim poder aprimorar o atendimento daqueles que sonham em adquirir o seu primeiro imóvel.

O foco na melhoria da experiência do cliente 

Para a construtora, ganhar mais agilidade no processo de compra de imóveis era um importante fator para melhorar a experiência do cliente. "Muitas vezes percebíamos que os clientes ficavam animados com a aquisição do imóvel mas se frustravam com a morosidade para concluir esse processo - que era manual, tinha de imprimir o contrato e encaminhá-lo para todas as partes assinarem, e outras burocracias envolvidas", explica o responsável pela área de TI e analista de sistemas, Fábio Chiaradia.

Os contratos a papel e caneta tinham um prazo médio de 15 a 20 dias para serem concluídos. Além disso, o acúmulo de documentos, armazenados em salas e arquivos físicos na empresa, ocupava muito espaço. Mas o final do ano de 2019 marcou o início da jornada digital com a escolha da DocuSign como parceira, com a implementação da solução de assinatura eletrônica no departamento de vendas da Sousa Araujo, integrada ao sistema de CRM.

“A decisão pela assinatura eletrônica da DocuSign ocorreu pela indicação de fornecedores da construtora, levando-se em consideração a credibilidade do trabalho com outros parceiros e segurança da plataforma”, afirma Fábio.

Benefícios da parceria

Com o DocuSign eSignature, contratos que demoravam até 20 dias, hoje são concluídos em no máximo 24 horas. Os resultados positivos, observados desde o início da implementação, foram a mola propulsora para a expansão da ferramenta para outras áreas da empresa. “Com o eSignature foi tranquilo passar pelo processo de adaptação, ainda que em isolamento social, pois apenas ampliamos a utilização para outros departamentos. Inclusive, a assimilação do projeto foi tão fácil que, em meio à pandemia, fechamos negócios de forma totalmente digital”..

Hoje a construtora utiliza o DocuSign eSignature para qualquer tipo de serviço que tenha um contrato relacionado, incluindo envios de outros documentos importantes para o consumidor final, como planta e memorial descritivo dos imóveis. “Ficou muito fácil de gerir contratos, não tem comparação ao que era antes. Além disso, com a assinatura eletrônica, conseguimos agilizar a entrega do imóvel, aprimorando a experiência do nosso consumidor”, destaca Fábio. 

Ficou muito fácil de gerir contratos, não tem comparação ao que era antes. Além disso, com a assinatura eletrônica, conseguimos agilizar a entrega do imóvel, aprimorando a experiência do nosso consumidor.
Fábio Chiaradia
Responsável de T.I e analista de sistemas
Sousa Araujo