• 36%

    de aumento na conversão de cadastros, de 50% para 82%
  • 66%

    de redução no tempo de cadastros, passando de 3 para 2 dias

Pioneira e digital desde sua concepção. Assim é a Metha Energia, uma startup mineira do setor energético que vem mudando a forma como o consumidor paga pelo fornecimento de eletricidade e, ao mesmo tempo, ampliando a adoção da geração distribuída para pessoas físicas no país. Através de uma plataforma digital, a Metha providencia o acesso a fontes de energia sustentável e garante economia de até 15% na conta de energia. Seu crescimento tem sido rápido, contando com mais de 75 mil clientes e em breve expansão para cinco estados brasileiros.

Com o objetivo de ampliar e democratizar o uso da energia limpa, a Metha atua como intermediária entre seus clientes e a matriz energética. Ou seja, a partir do momento que o cliente contrata o serviço, passa a receber a fatura mensal da cooperativa de créditos de energia ao invés da concessionária local. Cabe a ela gerenciar e prover o compartilhamento da energia gerada por fazendas de biogás e painéis solares aos clientes cadastrados, garantindo desconto nas contas mensais. 

O processo de contratação do serviço da Metha é completamente digital, mas a forma como eram estruturadas as etapas de cadastro para adquirir o serviço gerava uma quebra considerável nas conversões. A startup precisava deixar o processo mais fluido e ganhar escalabilidade sem perder a validade jurídica.

Necessidade de mais fluidez nos cadastros 

Para que os interessados possam contratar o serviço da Metha, é preciso realizar um cadastro no site, fornecer dados e confirmar a solicitação do serviço - o que já é um diferencial se comparado à burocracia que permeia o setor de energia. Esse processo, apesar da facilidade, gerava hesitação por parte dos consumidores finais. "É comum recebermos o feedback dos clientes de que é um produto 'bom demais para ser verdade' por ser muito novo no mercado e fácil de adquirir'', comenta Fábio Teixeira, Head de Marketing e Growth. 

Antes, a Metha enviava ao cliente uma sequência de emails para completar o cadastro, incluindo um email com o contrato online oficializando o serviço. Mas a experiência ainda não era a ideal pois os clientes saiam do site da Metha para completar a contratação, e esta quebra impactava na conclusão de contratos e conversões. "Os clientes estranhavam os emails e tinham receio quanto à legitimidade do processo. Precisávamos ter o contrato incorporado diretamente no nosso site através de uma solução fácil de implementar e personalizar. E foi assim que chegamos à solução DocuSign Click".

Click melhora a experiência do cliente e as taxas de conversão 

Tendo em vista que clickwraps possuem validade jurídica assim como a assinatura eletrônica, o DocuSign Click foi a solução adequada para resolver o desafio. A solução foi implementada via API no site da Metha. Com isso, o cliente passou a ter uma experiência melhor de navegação e, principalmente, não precisa mais lidar com as trocas de emails e respectivas validações. O processo de registro agora ocorre de forma nativa. 

Desde que o DocuSign Click foi adotado, as conversões melhoraram em 36%. Com o novo processo, 82% dos clientes completam seu cadastro comparado a apenas 50% que completavam antes. Além disso, o tempo para finalização dos cadastros foi reduzido de três para dois dias, melhorando a agilidade, confiabilidade na marca e experiência do usuário.

“A DocuSign não ajuda apenas empresas tradicionais a se digitalizarem, mas também empresas novas, tecnológicas e inovadoras a evoluírem mais rápido. O DocuSign Click teve um papel fundamental na melhoria operacional e vai nos auxiliar bastante com nossos planos de expansão”, comenta Teixeira. "Além disso, tendo a sustentabilidade como nossa prioridade e essência, nos sentimos bem em trabalhar com a DocuSign, comprometida em ajudar as empresas a obter ganhos de produtividade e eficiência em seus negócios, reduzindo seu impacto no meio ambiente. Nossas missões estão alinhadas.” 

 

A DocuSign não ajuda apenas empresas tradicionais a se digitalizarem, mas também empresas novas, tecnológicas e inovadoras a evoluírem mais rápido. O DocuSign Click teve um papel fundamental na melhoria operacional e vai nos auxiliar bastante com nossos planos de expansão.
Fábio Teixeira
Head de Marketing e Growth
Metha Energia