• 15 min

    para o fechamento de contrato, que antes demorava 2 dias
  • 400

    Novos Parceiros por mês são credenciados de maneira rápida
  • Escala

    Na conclusão de contratos permitiu crescimento nos negócios

A MadeiraMadeira é a maior loja online de produtos casa do Brasil. Desde 2009 operando no mercado de marketplace, o pricinpal objetivo dos negócios da MadeiraMadeira é facilitar a maneira que as pessoas compram móveis e artigos para casa, desde a escolha até a entrega. Em 2016, a empresa inovou ao eliminar os estoques e realizar a ligação direta entre fornecedores e clientes, modelo chamado de drop shipping, e começou a oferecer a seus parceiros soluções para reduzir custos e aumentar as vendas. Em 2018, lançou sua operação de Marketplace própria, na qual oferecia em sua loja produtos vendidos diretamente por outras lojas no Brasil, exigindo que suas operações ganhassem escala e fossem cada vez mais automatizadas.

Desafio enfrentado pelo time do MadeiraMadeira

Quando iniciou suas atividades, a MadeiraMadeira atuava somente com o modelo dropshipping, sistema que propõe que os comércios eletrônicos não tenham estoque. Ou seja, cada vez que o consumidor compra algo em sua loja on-line, o e-commerce solicita automaticamente a compra desse produto diretamente ao fabricante e depois envia uma transportadora para buscar o pedido e entregar na casa do consumidor.

Porém, para ganhar escalabilidade, o e-commerce precisava contar com soluções tecnológicas que automatizassem e desburocratizassem seus processos, agilizando assim todas suas iniciativas e permitindo uma avaliação rápida do modelo de negócio adotado. Isso envolve também o relacionamento com os fabricantes e varejistas parceiros do site, que necessitava da assinatura de um contrato físico para que pudessem realizar as vendas via marketplace.

Solução

A MadeiraMadeira passou a utilizar a solução de assinatura eletrônica da DocuSign para contratos de marketplace após avaliar os custos envolvidos com o uso de processos analógicos no fechamento de contratos. Além disso, precisava seguir com um modelo de negócios completamente digital para alavancar o sucesso.

A DocuSign é uma solução ideal para os varejistas, sejam eles digitais ou físicos, porque promove dinamismo, eficiência e flexibilidade na nova era digital. Baseada na nuvem, a plataforma ajuda a economizar dinheiro e tornar processos mais ágeis, promove redução de custos administrativos, agilidade e flexibilidade nos processos internos e melhor aproveitamento do espaço físico da companhia. Tudo isso com segurança e o respaldo de uma grande multinacional.

Com a DocuSign, foi possível mapear os processos e entender todas as etapas de um contrato, desde a produção até o número de pessoas envolvidas na assinatura, eliminando a lentidão na assinatura de documentos
MadeiraMadeira
Gerente de Operações do Marketplace
Júlio Glock

Resultados Alcançados com a assinatura eletrônica

No começo das nossas operações, o fechamento de contratos com os parceiros de vendas, também conhecidos como sellers, era realizado a partir do preenchimento e da assinatura de contratos em papel. Esse processo trazia muita morosidade para a empresa, além de gerar custos desnecessários com a impressão, envio e armazenamento do documento.

A partir da geração, envio, assinatura e gestão de contratos em uma única plataforma on-line, prática e confiável, tudo integrado ao

dashboard utilizado pela empresa, a MadeiraMadeira ganhou agilidade e escalabilidade em seus processos. O tempo de fechamento de contratos, por exemplo, passou de 2 dias para 15 minutos.

Atualmente com uma equipe de 9 pessoas em dedicação exclusiva à novas parcerias, o e-commerce consegue credenciar mais de 400 novos sellers por mês. No total, existem mais de 3,5 mil parceiros ativos e mais de 1 milhão de produtos oferecidos, em menos de 2 anos já representa mais de 25% do total de vendas da MadeiraMadeira.