• 56M

    De folhas de papel economizadas por ano
  • Menos

    Gastos com armazenamento
  • Melhor

    Experiência do usuário

A CVC é líder no mercado de turismo do país e opera, atualmente, com mais de 1.200 lojas espalhadas em 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Especializada em planejamentos e roteiros de viagens para dentro e fora do Brasil, tem como missão proporcionar a melhor experiência e comodidade para os seus clientes. Criada em 1972 a empresa representa o Brasil no ranking das dez maiores agências de viagens do mundo e se mantém como a maior operadora de viagens da América Latina.Porém, a empresa estava passando por um grande desafio com a quantidade de papel gerado.

Depois de efetuar a venda na loja CVC, o agente de viagem imprimia o contrato em 2 vias, totalizando, pelo menos, 14 páginas impressas, dependendo do roteiro e serviços escolhidos. Tendo em vista que a CVC atende quase 4 milhões de clientes por ano, são, pelo menos, 56 milhões de páginas impressas por ano. Além do gasto de papel, as lojas tinham que armazenar esses documentos em um espaço físico e também escanear e enviar para a matriz.

Desafio dos documentos assinados em papel

Reduzir a quantidade de papel utilizado, trazer uma facilidade para o cliente, assinando digitalmente e recebendo o contrato por e-mail, para que tenha acesso no momento em que precisar e também uma agilidade maior na rotina do agente de viagem, que não precisa de um longo processo para finalizar a parte burocrática do trabalho.

Solução: Assinatura eletrônica

A CVC implantou em todas as 1.200 lojas da rede o sistema de assinaturas eletrônicas da DocuSign a fim de que os clientes pudessem assinar e validar os contratos de pacotes de viagens de qualquer lugar, através de um computador, tablet ou celular e com a disponibilidade on e off-line. Permitindo que seus clientes assinem os documentos de venda de novos pacotes de forma totalmente online, com segurança, rapidez no processo e um maior compliance de cada etapa.

Com a DocuSign, conseguimos oferecer uma importante redução de custo na administração das franquias. Elas passaram a ter um maior controle nos processos, enquanto os clientes ganharam mais facilidade, segurança e rapidez na assinatura dos contratos
CVC
Diretor Geral
Emerson Belan