• 4 hrs

    Redução da negociação de cotas de 1 semana para até 4 horas
  • 60 mil

    reais por ano de economia em impressões de documentos

Com mais de 20 anos de atuação, o Consórcio Tradição comercializa cotas de automóveis, imóveis, pesados e serviços por meio de diversos representantes e parceiros espalhados pelo País. Seu sócio-fundador, Laércio Geronasso, nunca parou de trabalhar: quando decidiu comprar o Consórcio Tradição no ano de 2002 conciliava dois empregos - o novo empreendimento e seu cargo como Diretor Financeiro da montadora de motos e bicicletas Sundown, já não mais existente hoje.

Ao se dedicar totalmente para seu negócio, foi percebendo que havia um mercado promissor para consórcios - o de carros. Assim começou a criar parceria com diferentes concessionárias, visitando cidades em todo o Brasil. Depois disso, foi um pulo para estruturar coordenações regionais e ampliar os negócios, chegando à meta que Laércio desejava na época –  de 1000 cotas vendidas por mês. 

Ao longo do tempo o Consórcio em constante expansão percebeu que era preciso investir na digitalização para que pudesse se manter em evolução e se destacar em relação à concorrência. 

A virada de chave para a digitalização

Em uma visita a um dos parceiros, o sócio-fundador deparou-se com uma situação determinante. O representante local estava fechando uma venda por telefone e combinava de enviar o contrato por e-mail, para que o cliente imprimisse, fizesse a assinatura e depois digitalizasse o arquivo. O cliente, do outro lado da linha, explicava que não tinha impressora e a lan house mais próxima ficava distante. Venda perdida. Com isso, conversas sobre transformação digital entraram em pauta. 

Em fevereiro de 2020, ainda sem saber da pandemia de Covid-19, as áreas de Tecnologia e Comercial da empresa reuniram-se e surgiu o nome da DocuSign como possibilidade para assinatura eletrônica. Laércio havia tido uma experiência prévia, assinando documentos entre Brasil e EUA, e as referências eram boas. "Depois que entendi o processo de assinar por DocuSign, vi que era muito fácil", comenta. Decidiu portanto investir na solução - e iniciada a implementação, começou também a pandemia. Tudo isso exigiu mudança de cultura dos 52 colaboradores atualmente, além dos representantes e parceiros de vendas. 

Funcionários mais integrados, processos otimizados

A adaptação ao processo digital foi rápida e bem recebida pelos funcionários do Consórcio. Segundo Laércio, o maior desafio foi capacitar os representantes comerciais, pois diversos deles operam de áreas mais remotas e na época não conheciam a assinatura eletrônica. Através de treinamentos foi possível superar as ressalvas que existiam. 

Com a assinatura eletrônica, reduziram o custo com papel e com a logística, deixando de imprimir dezenas de folhas e não precisando mais se preocupar com o envio de documentos via Correios ou outras formas de transporte. Sem falar que armazenar os contratos em nuvem tornou mais ágil a auditoria, a fiscalização, além de proporcionar um histórico consistente de cada cliente e muito menos gastos em tramitações jurídicas. 

Hoje, os funcionários e representantes têm menos necessidade de trabalho presencial também, o que possibilitou a abertura de portas para mais transformações. A assinatura eletrônica da DocuSign atualmente se conecta via API a outros softwares utilizados internamente; e todos os processos foram indiscutivelmente otimizados. 

Reconhecimento do setor e clientes com atendimento mais personalizado: resultado em dobro

O reconhecimento do setor foi tamanho, que a empresa está sendo premiada por essa inovação no sistema de contratos. Hoje, o Consórcio Tradição não só utiliza o DocuSign para formalizar a venda de cotas, mas também para contratos com parceiros e até respostas para órgãos públicos, a exemplo do Procon. 

Espaços deixaram de ser ocupados com caixas e caixas de documentos e não há mais papelada. “Em empresas do mesmo segmento, processos que levam até uma semana, conosco se resolvem em até 4 horas”, completa Laércio. Além disso, só com gastos de impressão, calcula-se uma economia de R$60 mil reais por ano.

Com tantas otimizações, o sonho inicial de cotas mensais vendidas de Laércio também foi dobrado - atingindo a marca de 2 mil cotas vendidas por mês. "O Consórcio Tradição tem tudo na palma da mão, em nuvem, e onde quer que os executivos estejam, podem tomar decisões importantes para os negócios. “, completa Laércio. 

A DocuSign resolveu o nosso desafio. É a ferramenta certa que chegou no momento certo; Só temos a agradecer.
Laércio Geronasso
Sócio-fundador
Consórcio Tradição