• 1 dia

    Para o fechamento de contratos
  • R$30M

    Evitou em perdas nos novos negócios
  • 100%

    Aprovação dos clientes e fornecedores

A Caixa Seguradora é a união da CNP Assurances e da Caixa Econômica Federal. Especialista em seguros há mais de 150 anos, lidera o mercado francês na área e ocupa o quarto lugar em seguros de vida na Europa. A Caixa contribui com sua credibilidade para que a empresa leve seus produtos a casa de cada vez mais brasileiros.

Um dos desafios no processo de venda de seguros era garantir o recebimento de propostas físicas para análise de aceitação no prazo regulamentar de 15 (quinze) dias, que envolvia um processo logístico de alto custo e nem sempre eficaz, cenário ainda bastante tradicional no mercado de seguros e que atinge empresas e todos os portes. Com processos bem estruturados, a Caixa Seguradora buscava uma solução de System of Agreement que fosse segura e que trouxesse mais transparência e agilidade para a contratação de seguros de vida, previdência e capitalização.

Antes da assinatura eletrônica, para fazer uma minuta era necessário imprimir o documento para que fosse assinada por todas as partes envolvidas. Esse processo consumia muito tempo e, em determinadas situações, o prazo para formalização e início de parcerias ficava comprometido. O problema era mais grave quando a Caixa Seguradora necessitava prestação de serviço imediata. A Caixa Seguradora passou a finalizar a contratação de produtos por meio da assinatura eletrônica, o que fez com que a análise das propostas e o processo de contratação ficassem mais simples, rápidos e seguros. A solução começou a ser utilizada em abril de 2017 e está em uso em todas as agências da Caixa no Brasil. 

Tínhamos dois processos desafiadores: receber o documento em papel e ter a assinatura do cliente. Caso ocorressem falhas, toda a ação teria que ser cancelada, gerando frustração para todos.
Castelano Ribeiro
Gerente de Produtos
Caixa Seguradora

A partir do uso da DocuSign na contratação de produtos, a Caixa Seguradora reduziu de oito para apenas um dia útil o prazo para emissão de novos contratos de seguros de vida. Com a mudança, a empresa espera evitar perdas de R$ 30 milhões por ano. A solução também permite que as equipes dos canais de atendimento da Caixa Seguradora, em todos os níveis, consultem o andamento do processo de validação interna da proposta assinada. Ou seja, é possível identificar atrasos e solucionar eventuais dúvidas rapidamente, o que proporciona também uma melhora na experiência dos clientes, diminuindo inclusive o número de reclamações nos canais de atendimento da Seguradora.

Além de agilizar o processo de ativação do seguro, a assinatura eletrônica acabou com o problema que tínhamos com extravio e perda de documentos, que representavam perdas milionárias para a seguradora
Castelano Ribeiro
Gerente de Produtos
Caixa Seguradora

Atualmente, mais de 90% dos negócios feitos nas agências da Caixa Seguradora no Brasil utilizam a DocuSign, trazendo satisfação dos consumidores que assinaram eletronicamente os contratos. Após os benefícios obtidos pela instituição no relacionamento com clientes, as áreas internas e administrativas da Caixa Seguradora passaram a adotar a solução da DocuSign para contratação de fornecedores e parceiros. Essa decisão levou mais agilidade para a instituição, que reduziu o tempo de contratação de prestadores de serviços drasticamente, permitindo o fechamento dos acordos no mesmo dia.