Como funciona o WhatsApp Business? Saiba mais

Publicado em 25/03/2020. Atualizado em 14/12/2023.

A tecnologia vem sendo utilizada dentro das empresas como um mecanismo de otimização e qualificação dos processos. Nesse contexto, saber como funciona o WhatsApp Business e inclui-lo nas operações pode ser uma excelente estratégia na gestão de comunicação do seu negócio.

era digital chegou e trouxe com ela mudanças que geram influências significativas em toda a sociedade. Isso não é diferente no universo corporativo que, tanto quanto outros setores, vem usando a tecnologia para melhorar os seus processos operacionais e turbinar as suas vendas.

Nesse cenário, além dos recursos tecnológicos desenvolvidos especificamente para atender às necessidades do ramo empresarial, há as ferramentas que foram adaptadas para esse fim, como é o caso do WhatsApp Business.

Neste post, vamos explicar o que é o WhatsApp Business, os seus benefícios e como ele funciona. Ainda traremos dicas de como usar o WhatsApp para empresas em suas operações. Acompanhe!

O que é o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp Business, também chamado de WhatsApp para empresas, é um aplicativo de download gratuito que foi desenvolvido para Android e iPhone com a finalidade de ajudar empreendedores que atendem aos seus consumidores por meio de canais online via dispositivos móveis.

Ele pode ser acessado por dispositivos móveis, como smartphones, mas também pode ser conectado em desktops e notebooks.

De interface amigável para os usuários, o recurso integra funções de um aplicativo de mensagens com funcionalidades de um mensageiro que tem soluções inteligentes, de modo a tanto facilitar a interação com os clientes quanto fornecer ferramentas que automatizam a comunicação.

Ainda que possa ser usado por empresas de qualquer tamanho, o WhatsApp Business foi idealizado para pequenas e médias empresas. A solução oferece recursos que, ao mesmo tempo, informam os clientes e fornecem dados das interações feitas pelo aplicativo. Entre as funcionalidades estão:

  • o perfil comercial, que exibe informações relevantes da companhia (telefone, site, e-mail, endereço, horário de funcionamento etc.);
  • as estatísticas, que mostram a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas;
  • a possibilidade de envio de respostas automáticas instantâneas.

Quais são a vantagens de ter o WhatsApp Business?

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo, sendo o mais utilizado em mais de 150 países, com um total de 2,78 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Inclusive, hoje é considerado o principal meio de comunicação em inúmeros segmentos de mercado.

Muitos clientes utilizam diariamente o aplicativo, por isso, inclui-lo em suas estratégias de comunicação é uma maneira de estar mais perto dos clientes. Porém, é importante salientar que o seu uso deve ser inteligente, pois a ferramenta pode ser invasiva quando ocorre envio excessivo de mensagens e contatos com clientes em horários inapropriados.

A seguir, destacamos algumas das vantagens de investir na utilização do mensageiro. Confira!

Personalização do atendimento

O WhatsApp Business oferece condições para aproximar o cliente e a empresa, o que facilita a personalização do atendimento, estabelecendo a construção de um relacionamento mais próximo.

Segmentação de categorias de clientes

A funcionalidade de inserir etiquetas nas conversas permite que o profissional segmente os clientes de acordo com categorias baseadas, por exemplo, no momento atual da negociação, no tipo de transação em curso.

Agilidade nas negociações

O uso do WhatsApp Business possibilita que a conclusão de negociações ocorra de forma mais rápida. Ao funcionar como um canal dinâmico de interação entre cliente e empresa, o app agiliza o envio dos mais variados tipos de informações. Além disso, dúvidas pontuais podem ser sanadas em poucos segundos.

Como o WhatsApp Business Funciona?

A característica básica do WhatsApp comum e do WhatsApp Business é a mesma, ou seja, comunicar. No entanto, as funções principais de cada um são diferentes, uma vez que, enquanto o primeiro serve para permitir a interação entre usuários que têm os mais diversos objetivos, o segundo funciona como um canal corporativo para tratar de assuntos voltados ao negócio.

Ou seja, ele é um aplicativo pensado para facilitar o envio de informações sobre produtos e serviços, resolução de dúvidas de clientes, envio de comunicados, divulgação da marca e outros.

Conforme já explicitamos, diferentemente do aplicativo comum, o WhatsApp Business permite a criação de um perfil comercial que funciona como uma espécie de cartão de visitas digital da empresa.

Outra diferença importante é que, no app corporativo, há uma funcionalidade que atribui etiquetas personalizadas por meio das quais é feito o agrupamento de dados dos status dos clientes de acordo com categorias preestabelecidas.

Além disso, só com o WhatsApp Business é possível enviar mensagens automáticas quando o atendente não estiver disponível.

Na prática, ao configurar o WhatsApp Business depois de feito o seu download, o número do telefone do usuário será associado ao nome da companhia, de modo que as funcionalidades deverão ser ativadas com o cadastramento das informações do negócio.

Trata-se de uma dinâmica bem distinta da que está disponível no WhatsApp comum que, ao ser substituído pela versão comercial, manterá as conversas que já existiam no app antes da migração.

Quais são as dicas de uso do WhatsApp para empresas?

Tão importante quanto saber como funciona o WhatsApp Business é conhecer formas de usufruir das suas ferramentas ao máximo. A seguir, listamos algumas dicas de uso do app que vão ajudar a potencializar e qualificar os seus negócios.

Obtenha autorização do cliente

Antes de enviar mensagens de anúncios da empresa, é necessário ter a autorização do cliente. Sem isso, em vez de usar o app como uma ferramenta de marketing para o negócio, o profissional pode estar arranjando uma grande encrenca.

Isso porque o usuário pode bloquear o número da companhia, migrando para a concorrência, ou até denunciá-la para o WhatsApp Business, que efetuará o seu bloqueio.

Dessa forma, antes de começar a enviar anúncios e propagandas, pergunte ao cliente se ele tem interesse em receber esse tipo de informação. Caso a resposta seja positiva, tenha cuidado com o volume e a frequência de envios.

Selecione as informações do perfil

Para turbinar os negócios imobiliários, jurídicos, contábeis, na área de varejo, tecnologia ou qualquer outra, é preciso construir um perfil que seja atrativo e informativo para o consumidor.

Vale a pena considerar que o WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas cuja principal característica é a comunicação rápida e eficiente. Por isso, a empresa deve inserir no seu perfil somente as informações mais relevantes, como nome, telefone, e-mail, site e endereço.

Comunique com objetividade e precisão

Uma das funcionalidades mais interessantes do WhatsApp Business é o envio de mensagens instantâneas automatizadas. No entanto, elas precisam ser usadas com objetividade e precisão, sem extensões desnecessárias. Assim, seja para saudar, seja para informar o contato futuro, a empresa deve definir o uso de mensagens curtas, simples e com alto grau informativo.

WhatsApp Delivery: Aproveite os benefícios da notificação de contratos no celular

O WhatsApp Delivery para DocuSign eSignature é uma solução oferecida aos clientes DocuSign que desejam concluir contratos com mais agilidade usando uma das plataformas de comunicação mais populares do mundo.

Graças à integração do DocuSign eSignature com o WhatsApp, é possível enviar aos usuários notificações em tempo real. Essas notificações estão vinculadas aos contratos mantidos na plataforma e viabilizam uma assinatura mais rápida, com total segurança e agilidade.

A integração com outras ferramentas potencializa os uso da ferramenta e gera um ambiente favorável para o fechamento de negócios com mais agilidade, o aumento na taxa de respostas e a melhora na experiência do cliente.

A comunicação multicanais é útil para empresas de diferentes segmentos de mercado, atendendo às demandas de instituições bancárias e financeiras, empresas de seguro, empresas da área de saúde, escritórios jurídicos e empresas do varejo.

Que tal potencializar sua comunicação com o WhatsApp Business e a DocuSign Signature?

O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta de venda para acelerar as negociações em diferentes mercados. Como vimos, essa app traz uma série de vantagens para a empresa que, a partir dele, pode personalizar o atendimento, segmentar as categorias de clientes e conferir agilidade às negociações.

Além disso, sabendo como funciona o WhatsApp Business, a empresa tem condições de potencializar o fechamento de vendas e novos negócios sem sair do lugar, deixando de gastar tempo e dinheiro com logística de movimentação de profissionais e de envio de documentos impressos.

Nesse cenário em que tudo é digital, é muito importante manter digital também a assinatura de contratos e documentos. Pesquisas mostram que 74% dos brasileiros preferem fazer negócio com companhias sustentáveis e digitais.

Abolir o papel de seus processos por meio da assinatura eletrônica mostra aos seus stakeholders a preocupação da imobiliária em contribuir para um mundo corporativo que não agrida a natureza, repercutindo positivamente em sua reputação.

assinatura eletrônica dispensa até mesmo o reconhecimento de cartorário, toda a assinatura é feita online e o processo, que demorava 3 semanas para ficar pronto, agora é finalizado no mesmo dia.

Já pensou se sua empresa saísse na frente e ganhasse toda essa velocidade, firmando contratos com a mesma validade jurídica, mas com muito mais celeridade? No competitivo mundo dos negócios, alguns minutos podem representar a tênue divisão entre o sucesso e a estagnação. Caso tenha interesse, faça um teste grátis da plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign.

Agora que você já sabe como funciona o WhatsApp Business, aproveite para entrar em contato com a DocuSign e descubra ferramentas que, junto ao WhatsApp Business, vão levar os seus negócios às alturas!

Teste grátis

Experimente assinar seus contratos online gratuitamente com assinatura eletrônica.
Publicados
Temas relacionados