A era digital chegou e trouxe com ela mudanças que geram influências significativas em toda a sociedade. E isso não é diferente no universo corporativo que, tanto quanto outros setores, vem usando a tecnologia para melhorar os seus processos operacionais e turbinar as suas vendas. Nesse cenário, além dos recursos tecnológicos desenvolvidos especificamente para atender às necessidades do ramo empresarial, há as ferramentas que foram adaptadas para esse fim, como é o caso do WhatsApp Business. Já ouviu falar?

Trata-se de uma solução simples, extremamente acessível e muito eficiente, que pode ser usada por empresas de qualquer ramo ou porte. Então, que tal conhecer mais sobre essa vantajosa tecnologia?

Neste post, vamos explicar o que é o WhatsApp Business, quais as diferenças entre ele e o WhatsApp comum e que vantagens esse aplicativo destinado ao mundo dos negócios proporciona para o mercado imobiliário. Também daremos dicas de como usar essa ferramenta de forma efetiva. Basta continuar a leitura e conferir!

O WhatsApp Business

O WhatsApp Business consiste em um aplicativo de download gratuito, que foi desenvolvido para Android e iPhone com a finalidade de ajudar empreendedores que atendem aos seus consumidores por meio de canais online via dispositivos móveis. De interface amigável para os usuários, o recurso integra funções de um aplicativo de mensagens com funcionalidades de um mensageiro que tem soluções inteligentes, de modo a tanto facilitar a interação com os clientes quanto fornecer ferramentas que automatizam a comunicação.

Ainda que possa ser usado por empresas de qualquer tamanho, o WhatsApp Business foi idealizado para pequenas e médias empresas. A solução oferece recursos que, ao mesmo tempo, informam os clientes e fornecem dados das interações feitas pelo aplicativo. Entre as funcionalidades estão:

  • o perfil comercial, que exibe informações relevantes da companhia (telefone, site, e-mail, endereço, horário de funcionamento etc.);
  • as estatísticas, que mostram a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas;
  • o envio de respostas automáticas instantâneas.

As diferenças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp comum

A característica básica do WhatsApp comum e do WhatsApp Business é a mesma, ou seja, comunicar. No entanto, as funções principais de cada um são diferentes, uma vez que, enquanto o primeiro serve para permitir a interação entre usuários que têm os mais diversos objetivos, o segundo funciona como um canal corporativo, para tratar de assuntos voltados ao negócio: fornecimento de informações sobre produtos e serviços, resolução de dúvidas de clientes, envio de comunicados, divulgação da marca etc.

Conforme já explicitamos, diferentemente do aplicativo comum, o WhatsApp Business permite a criação de um perfil comercial, que funciona como uma espécie de cartão de visitas digital da empresa.

Outra diferença importante é que no app corporativo há uma funcionalidade que atribui etiquetas personalizadas por meio das quais é feito o agrupamento de dados dos status dos clientes de acordo com categorias preestabelecidas. Além disso, só com o WhatsApp Business é possível enviar mensagens automáticas quando o atendente não estiver disponível.

Na prática, ao configurar o WhatsApp Business depois de feito o seu download, o número do telefone do usuário será associado ao nome da companhia, de modo que as funcionalidades deverão ser ativadas com o cadastramento das informações do negócio. Trata-se de uma dinâmica bem distinta da que está disponível no WhatsApp comum, que, ao ser substituído pela versão comercial, manterá as conversas que já existiam no app antes da migração.

As dicas de uso do WhatsApp Business

Obtenha autorização do cliente

Antes de enviar mensagens de anúncios da imobiliária, o corretor precisa ter a autorização do cliente. Sem isso, em vez de usar o app como uma ferramenta de marketing para o negócio, o profissional pode estar arranjando uma grande encrenca. Isso porque o usuário pode bloquear o número da companhia, migrando para a concorrência, ou até denunciá-la para o WhatsApp Business, que efetuará o seu bloqueio.

Selecione as informações do perfil

Para turbinar os negócios imobiliários é preciso construir um perfil que seja atrativo e informativo para o consumidor. Vale a pena considerar que o WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas, cuja principal característica é a comunicação rápida e eficiente. Por isso, a imobiliária deve inserir no seu perfil somente as informações mais relevantes, como nome, telefone, e-mail, site e endereço.

Comunique com objetividade e precisão

Uma das funcionalidades mais interessantes do WhatsApp Business é o envio de mensagens instantâneas automatizadas. No entanto, elas precisam ser usadas com objetividade e precisão, sem extensões desnecessárias. Assim, seja para saudar, seja para informar o contato futuro, a gestão da imobiliária deve definir o uso de mensagens curtas, simples e com alto grau informativo.

As vantagens do WhatsApp Business no mercado imobiliário

Personalização do atendimento

A locação e, principalmente, a venda de um imóvel não são ações corriqueiras, como comprar pão, mas práticas que demandam processos complexos de análise e escolha pelos consumidores. Nesse sentido, o WhatsApp Business é extremamente vantajoso, uma vez que ele aproxima corretor e cliente, personalizando o atendimento e a negociação. Assim, quem vai comprar ou locar um imóvel se sente muito mais confiante e seguro com o negócio que está fechando.

Segmentação de categorias de clientes

A funcionalidade de inserir etiquetas nas conversas permite que o profissional segmente os clientes de acordo com categorias baseadas, por exemplo, no momento atual da negociação, no tipo de transação em curso. Assim, na primeira categoria, algumas possibilidades de etiquetas seriam:

  • clientes em processo de escolha de imóveis;
  • clientes em análise de proposta;
  • clientes em elaboração de contraproposta;
  • clientes em fechamento.

Já, na segunda categoria, poderíamos ter: clientes de locação e clientes de venda. Essa dinâmica facilita a organização do corretor.

Agilidade nas negociações

O uso do WhatsApp Business possibilita que a conclusão de acordos imobiliários aconteça de forma mais rápida. Ao funcionar como um canal dinâmico de interação entre cliente e corretor, o app agiliza o envio dos mais variados tipos de informações, como fotos e vídeos de imóveis disponíveis, listas de documentos a serem providenciados e contratos que precisam de aprovação. Além disso, dúvidas pontuais que podem estar atravancando o fechamento podem ser tiradas em segundos.

O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta de venda para acelerar as negociações no mercado imobiliário. Como vimos, essa app traz uma série de vantagens para a empresa, que, a partir dele, pode personalizar o atendimento, segmentar as categorias de clientes e conferir agilidade às negociações. Além disso, com as dicas que apresentamos, o corretor imobiliário tem condições de potencializar o fechamento de vendas e locações de imóveis sem sair do lugar, deixando de gastar tempo e dinheiro.

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