O varejo não só se beneficiou de muitas mudanças a partir da introdução de recursos digitais no mercado, como também foi o pioneiro de muitas evoluções tecnológicas que vemos hoje em outros setores. Mas como um segmento que sempre dependeu de pontos de venda físicos foi capaz de protagonizar grandes inovações? E quais são os próximos passos deste mercado neste retrato de intensa expansão da era digital?

Para responder estas perguntas, neste dia 23 de agosto, a StartSe reuniu representantes de companhias que estão trilhando o caminho da transformação digital no varejo com sucesso, junto de diversas startups e players do mercado que contribuíram para um dia recheado de insights, soluções e inspirações.

Veja como foi o evento em nossa cobertura pelo Twitter

Entre inteligência artificial, realidade virtual, blockchain, análise de dados, robótica, internet das coisas e realidade aumentada, muitas soluções foram apresentadas para facilitar o ganho de lealdade dos clientes e otimizar a cadeia operacional – a maioria delas, inclusive, já foi introduzida pelos líderes do mercado.

Foram discutidos tópicos diversos dentro deste tema, como as estratégias visionárias e expansivas da Amazon, o conceito emergente de Omnichannel, os modelos de negócio baseados em blockchain e o mercado de varejo na China, que já é inteiramente digital e imersivo.

Além disso, Juliana Azevedo, nova CEO da Procter & Gamble no Brasil, contou como uma empresa com quase 200 anos de atividade se mantém inovando em todos os aspectos. Frederico Trajano, CEO da Magazine Luiza, fechou a tarde de palestras compartilhando suas visões sobre o futuro do varejo e contando como suas estratégias baseadas em tecnologia estão mudando os rumos de sua companhia.

Por fim, outra engenhosa novidade trazida para a conferência foram as Get Ready Sessions; o palco principal foi dividido em quatro espaços para apresentações simultâneas, e os participantes do evento puderam selecionar quais conteúdos queriam ouvir em seus fones de ouvido, escolhendo entre as quatro trilhas com conteúdo específicos divididos por frequência.

Nosso Account Executive, Yuri Silva, apresentou um pitch para difundir os serviços da DocuSign durante o evento

Na VarejoTech Conference, contamos com um estande exclusivo para apresentar nossos serviços ao aos presentes no evento. A porção do público que ainda não conhecia a DocuSign foi introduzida à líder global em assinaturas eletrônicas, mas muitos já estavam familiarizados com nome, os serviços ou a posição da companhia no mercado.

Não somos varejistas, é claro, mas nossa presença foi importante para ressaltar nosso papel integrante no mercado de tecnologia e reforçar nossa posição como agentes da transformação digital no Brasil, já que somos capazes de ajudar essas companhias – tanto os varejistas quanto as startups que os suportam.

Que venham os próximos!