Transformação digital: por onde começar?

 

transformação digital

A transformação digital é o processo que toda empresa que busca aumentar sua produtividade e seu contato com o cliente deve abraçar. Quando bem incorporada às práticas diárias de uma empresa, ela facilita e dá mais transparência às negociações. Isso ajuda a criar alternativas e soluções para os problemas do dia a dia, além de permitir que sejam geradas e empregadas as inovações que facilitarão a execução das tarefas. Com máquinas mais inteligentes, os funcionários podem focar na solução de problemas para inovar em outras áreas dos negócios. Num mundo cada vez mais digitalizado, é importante chegar onde o cliente precisa e estar acessível a um toque.

A transformação digital não é apenas mudança em uma área, mas uma série de mudanças que, juntas, vão modificar e impulsionar como são feitas as transações de uma companhia, tornando-a mais eficiente e lucrativa. Isso inclui criar um novo modelo de negócios para abarcar clientes e funcionários de forma digital, tornando mais rápidos os processos externos e internos e sempre buscando uma maior segurança. A transformação digital deve ser uma estratégia continua que se renova e não apenas uma pequena parte do setor de TI.

Implantar novas tecnologias e entender que acompanhar suas atualizações é um fator determinante para o sucesso faz parte das empresas que realizam a transformação digital. Em geral, o público já sabe como usar a web e os aplicativos e as próximas gerações já estarão mais adaptadas às mudanças constantes nos dispositivos e plataformas. Quem adota os modelos primeiro, se destaca e tem mais chances de liderar o mercado. Planejar como será feito esse processo é o ponto de partida. Introduzir ou aprimorar o e-commerce de acordo com as demandas dos usuários, design responsivo, atendimento personalizado, investir na digitalização dos processos utilizando a plataforma da DocuSign com segurança, economia, transparência e agilidade, utilizar Small Data e Big Data no planejamento das ações são algumas das medidas que podem ser um começo para quem quer dar início ao processo.

Os impactos no ambiente corporativo podem ser vistos com a melhoria do desempenho, avanço no processo de tomada de decisões, aumento da satisfação e da retenção da força dos talentos atuantes. Em recente estudo divulgado pela Avanade, o resultado da adoção da transformação digital como parte dos negócios é uma equipe mais motivada no espaço de trabalho.

O futuro trará uma interação muito maior entre pessoas e máquinas. A realidade virtual e a aumentada irão se tornar parte do cotidiano nas mais diferentes ocasiões. Como é possível utilizar esses recursos? E a internet das coisas (IoT)? Os próximos anos serão transformados pela computação quântica, blockchain, automação inteligente e desmaterialização dos processos. A transformação digital deve estar presente na gestão, no atendimento, na experiência do usuário, e em todas as outras áreas que englobam a atuação de empresas de qualquer setor.

Publicados
Temas relacionados