Para se tornar mais competitivo, além de apresentar produtos e serviços de qualidade, ainda é preciso oferecer um diferencial que torne a instituição mais competitiva. Nesse contexto, apostar na transformação digital pode representar soluções mais viáveis em diversos planos.

Na atual era do cliente, o consumidor é posicionado no plano central das estratégias de negócios das empresas. Logo, investir em novas tecnologias torna-se fundamental para melhorar o relacionamento com o cliente e otimizar resultados.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como utilizar a transformação digital para inovar processos e impulsionar os negócios. Acompanhe!

A transformação digital e a experiência do cliente

Cada vez mais presente na rotina corporativa, a transformação digital consiste, basicamente, na implantação de novas tecnologias para modernizar a empresa e facilitar a gestão. Aí surgem, por exemplo, softwares, plataformas virtuais, computação em nuvem e redes sociais.

Essa transformação auxilia a otimização dos processos da empresa e amplia sua vantagem competitiva perante o concorrente. Na prática, a transformação digital apresenta um valor ainda mais profundo. Os gestores devem pensar em estratégias que explorem as vantagens tecnológicas em favor do crescimento da empresa.

Pois elas favorecem recursos para aprimorar a relação com os clientes a fim de proporcionar uma melhor experiência na aquisição de seus serviços e produtos. Como consequência, abre-se uma ótima oportunidade para fidelizá-los e maximizar a lucratividade.

Entender essa relação é uma questão de sobrevivência para as empresas. Pronto então para entender como essa transformação tem mudado o relacionamento com o cliente? Continue com a leitura.

A otimização da relação com o cliente

Confira, a seguir, em quais áreas as empresas têm buscado investir para aprimorar a experiência dos usuários nesse cenário de transformação digital. São elas:

  • melhorar a experiência on-line dos clientes;
  • implementar ou aprimorar a experiência mobile;
  • multiplicar e aprimorar os canais de atendimento para compras;
  • aumentar a experiência e a interação nos atendimentos via call center.

Tendo isso em vista, convém buscar alternativas mais concretas para aprimorar a qualidade da experiência com o cliente. Para alcançar esse objetivo, é preciso transformar algumas práticas em ações.

Nesse sentido, priorizar o atendimento personalizado é visto como um dos maiores desafios da transformação digital. Pense bem: uma comunicação engessada e sem proximidade não é sinal de eficiência. Afinal, os usuários já não tratam o virtual com tanta formalidade.

O cliente quer sentir que está conversando com pessoas que conhecem e compreendem suas necessidades, não com máquinas que dão respostas automatizadas.

Esse tipo de atendimento vai além de ser tratado pelo nome. Envolve também individualizar as experiências do consumidor por meio da oferta de conteúdo relevante. Além disso, a oferta de produtos e serviços que atendam suas necessidades propiciam as melhores chances de atender a expectativa deles e de resolver seus problemas.

Algumas ações são fundamentais na busca de um atendimento personalizado e eficaz. Acompanhe!

Ouvir ativamente

O bom atendimento ao cliente depende de ouvir atentamente o que ele tem a dizer. Essa será a melhor forma de compreender suas dificuldades e propor as melhores soluções.

Ser proativo

O que você sente quando o garçom enche seu copo antes que você o peça? Ser proativo é justamente isso: prever os problemas e desejos do usuário e atendê-lo prontamente.

Conversar naturalmente

O cliente não quer ser amigo do atendente ou do vendedor. Mas isso não quer dizer que o profissional esteja proibido de conversar de uma forma amigável durante um atendimento. A linguagem natural é a melhor estratégia para buscar uma aproximação, conquistar a confiança e vender mais.

Ser claro e objetivo

Muitos problemas podem ser evitados simplesmente quando o usuário entende, de forma clara, as orientações do funcionário. Ter clareza e objetividade é essencial na qualidade do atendimento ao cliente.

Reunir dados

Diversas ferramentas, como software específico de gestão e computação em nuvem, por exemplo, permitem às empresas reunir informações do público para oferecer serviços personalizados e de acordo com a necessidade do cliente.

Essas práticas ajudam as organizações em seu esforço de individualizar o atendimento e, com isso, desenvolver um relacionamento mais sólido e duradouro com o público.

A revolução do atendimento 3.0

Imagine se, de alguma forma, você tivesse plenos poderes para captar pensamentos e entender a mente de cada um de seus clientes. Séria perfeito, não é mesmo?

Mas como isso ainda é um sonho considerado um pouco distante, a boa notícia é que existe à disposição de sua empresa recursos tecnológicos extremamente poderosos, reais e ao seu alcance!

Para entender os anseios de seus consumidores, você pode investir em sistemas, máquinas e softwares capazes de analisar o comportamento do cliente e automatizar, com excelência, o atendimento prestado.

Estamos falando das possibilidades do SAC 3.0: um recurso que permite usar a tecnologia para entender seus consumidores, prover as necessidades deles e fidelizá-los.

O termo é técnico, as possibilidades são múltiplas e os estudos que estão identificando formas de compreender o comportamento do consumidor estão cada vez mais eficazes.

É necessário entender que a evolução do consumidor até o nível 3.0 tem impulsionado diversos mercados e direcionado-os para decisões mais favoráveis à melhoria da experiência do cliente.

Nesse sentido, pode-se considerar que já é possível integrar as vantagens do SAC 2.0 — que já aumentava o fluxo de contato com o consumidor — ao novo modelo de atendimento. Isso possibilita otimizar soluções mais efetivas e conhecer melhor cada consumidor com o intuito de atender à expectativa deles e, obviamente, potencializar os negócios.

O poder do SAC 3.0

As possibilidades tecnológicas permitem analisar grandes quantidades de informações com o uso de ferramentas acessíveis, modernas e poderosas. Para as empresas, isso se torna ainda mais vantajoso mediante a possibilidade de explorar novos recursos de atendimento em variados canais.

Além disso, flexibiliza a oportunidade de avaliar os históricos, determinar o perfil de cada consumidor e comparar diferenças e semelhanças para direcionar estratégias mais adequadas.

Dessa maneira, o investimento em novas técnicas de atendimento ao cliente pode ser um ponto importante para revolucionar toda a sua cadeia de negócios. Possibilita, ainda, a redução de custos, a integração dos processos internos e aumenta as chances de melhorar as vendas.

Muitas empresas já entenderam o poder do SAC 3.0 e o quanto esse recurso pode ser crucial à sustentabilidade dos negócios. Aplicar essa tática no serviço de atendimento ao cliente simboliza maiores oportunidades de aproximar das metas propostas pela gestão, e de um modo real, eficiente e seguro.

A transformação digital e a redução de burocracias

Nas relações comerciais, o uso de documentos com valor jurídico sempre foi necessário para garantir os direitos das partes envolvidas. No entanto, essa validação sempre aconteceu por meios físicos, já que as negociações também se davam nesse ambiente.

Entretanto, uma das vantagens da transformação digital é a de levar as negociações e o relacionamento com o cliente para o âmbito virtual. Mas como realizar transações seguras e validar juridicamente esses dados em um ambiente totalmente novo?

Ao mesmo tempo em que essa revolução lançou esse desafio para as diversas instituições públicas e privadas, abriu um novo caminho para agilizar e simplificar os processos internos, a fim de reduzir a burocracia.

Hoje, as empresas têm em suas mãos diversas ferramentas que otimizam processos burocráticos. Tais recursos são capazes de dinamizar as tarefas, simplificar e aprimorar o relacionamento com o cliente.

Diante isso, conheça algumas possibilidades e veja como isso pode representar benefícios substanciais ao seu empreendimento. Confira!

Assinatura eletrônica

assinatura eletrônica permite que você assine documentos eletronicamente com o mesmo valor jurídico, agilizando os processos, reduzindo custos e otimizando o tempo. Tais benefícios são fundamentais para melhorar a experiência do cliente.

E-mail Comprova

É uma carta registrada evoluída que transforma o e-mail em um documento certificado ao acrescentar elementos legais e técnicos — conforme diretrizes estabelecidas pelos órgãos regulatórios.

Contratos eletrônicos

Reduzem a jornada de compra do consumidor e podem agilizar o tempo de assinatura de um contrato em até 90%.

Soluções como essas reduzem a burocracia e, com isso, só podem aprimorar a experiência de compra do consumidor.

Atendimento virtual

Os chatbots — do inglês, atendimento com robôs — tem sido bastante empregados por empresas modernas. Esse canal de atendimento possibilita inúmeras vantagens, como otimização da fila de espera e redução de custos, além de direcionar o cliente para as soluções que ele procura.

Suporte pós-venda

Em meio à transformação digital, o relacionamento com o consumidor perdura para além do fechamento do negócio. Para lidar adequadamente com isso, a empresa pode disponibilizar aos clientes conteúdos que os eduquem e os ensinem a tirar o melhor proveito dos produtos ou serviços que adquiriram.

Desse modo, o mundo virtual permite ainda que a empresa disponha de uma infinidade de canais para facilitar a comunicação com os usuários. Saber explorar essas vantagens assegura melhoria em diversos aspectos, que favorecem um atendimento com mais excelência.

A essência da transformação digital

A transformação digital uniu conceitos essenciais e que são parte integrante da realidade do universo corporativo. Conceitos como liderança, responsabilidade, cultura, qualidade e estratégia são pilares que, associados à tecnologia, são capazes de remodelar os negócios e flexibilizar soluções.

Isso é importante, sobretudo, para as organizações que almejam criar suas próprias oportunidades em vez de esperar que elas aconteçam, assim, de forma natural ou sem planejamento estratégico.

Nesse sentido, é necessário trabalhar com funcionários capacitados e que estejam devidamente alinhados às necessidades da empresa, com propostas diferenciadas e passíveis de alcançar as metas mais desafiadoras.

Por sua vez, é fundamental que a liderança assuma o papel de conduzir esse processo de transformação a fim de desfrutar dos benefícios propostos pela inovação tecnológica.

Acompanhar o desenvolvimento dos negócios em suas mais diferentes áreas e investir em ferramentas que possibilitem o alcance de resultados mais promissores é de inteira responsabilidade da gestão.

Vale destacar que um processo de transformação digital, real e verdadeiro, exige muito mais que isso; exige a reinvenção da empresa quanto ao modelo organizacional e o direcionamento dos processos internos para práticas mais eficazes e seguras.

O uso mais intenso do conceito de processo digital também passa a fazer parte desse cenário, cujas características principais se concentram na velocidade e na amplitude das mudanças.

Essas peculiaridades, que não faziam parte da competitividade tradicional observada no ambiente corporativo, integram, hoje, novos parâmetros que influenciam o ritmo do crescimento dos negócios. Pois são características relacionados ao uso dos recursos de TI e que são responsáveis pela percepção de que todos os setores estão sendo impactados pelas mudanças resultantes da transformação digital.

Apesar de soar como algo negativo, neste caso, a disrupção é necessária e essencial ao surgimento de ideias inovadoras. Principalmente quanto à adesão aos produtos e serviços que representem melhores alternativas para aquelas encontradas no mercado há algumas décadas.

Portanto, a realidade proposta pela transformação digital deixa claro que é de inteira responsabilidade dos gestores a decisão de continuarem vivos no mercado. É necessário, pois, manter a mente aberta e não ter receio de apostar em ferramentas que assegurem a transformação exigida para a modernização e o crescimento da empresa.

Principais vantagens da transformação digital

Entre as principais vantagens da transformação digital destacam-se o aumento da eficiência operacional, principalmente ao transferir processos e tarefas de realização manual para fluxos de trabalho automatizados.

Tais mudanças fomentam benefícios que geram mais satisfação do cliente e que são imprescindíveis à construção de uma imagem positiva da instituição. Pois o investimento em medidas que busquem atender as necessidades e anseios dos consumidores tem se tornado uma linha tênue que delimita o sucesso de um empreendimento.

Toda essa mudança estrutural também gera a necessidade de que novas funções e cargos sejam criados a fim de que as atividades de rotina acompanhem o processo de transformação digital. Direcionar o fluxo operacional para a missão da empresa é parte essencial desse processo.

A nova realidade do mundo corporativo sugere a necessidade de mudar o perfil da empresa para desfrutar das vantagens propostas por esse novo modelo de gestão. Tais medidas são indispensáveis para modernizar os processos internos, integrar os setores e dinamizar a produtividade.

Percebe-se, finalmente, que, à medida que a tecnologia avança, os hábitos comportamentais dos consumidores também são modificados. Logo, as empresas precisam caminhar junto a essa evolução.

Certamente, a transformação digital chegou para revolucionar não apenas os processos internos da organização, mas também para ressignificar a relação entre a qualidade do atendimento e a vitalidade dos negócios.

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