Transformação digital nos negócios: o que é preciso para se preparar?

 

Mudanças cada vez mais rápidas vêm acontecendo no universo corporativo, evidenciando a transformação digital nos negócios. Trata-se basicamente de um novo modelo de empresa que substitui o formato tradicional, pautado na economia colaborativa, na análise de dados em substituição ao puro feeling, na mão de obra intelectual em vez de braçal, na automatização de processos e no cloud computing, entre outras inúmeras possibilidades.

Se antes levávamos 10 anos para ver um novo modelo de negócios se consolidar, hoje temos empresas inovadoras nascendo a cada dia, com produtos e serviços completamente alinhados à nova cultura digital. Mas atenção: essas mudanças não afetam somente as novas empresas! Na verdade, elas impactam principalmente quem já está no mercado e precisa aprender a ser flexível o bastante para competir em uma economia globalizada.

E você, está preparado para a transformação digital nos negócios? Gostaria de conferir algumas dicas para passar por esse processo sem sustos? Então chegou ao post certo!

Entenda que se trata de um processo

Muitas empresas estão embarcando na ideia de que a transformação digital consiste apenas na informatização dos processos e na adesão a tecnologias essenciais ao negócio — como sistemas de gestão empresarial. Mas as mudanças vão muito além disso! Para adotar verdadeiramente a transformação digital, você deve ter em mente que se trata de um processo acelerado a cada dia, sem data para terminar.

Já reparou como as empresas de sucesso de 10 anos atrás não são as mesmas hoje? Na prática, os negócios têm basicamente 2 opções: acompanhar a evolução do mercado ou ficar obsoletos. Basta verificar a quantidade de novas megacorporações que surgiram nos últimos tempos, como Google, Facebook e Amazon. É simples: não são só pequenas ações que colocam sua empresa no contexto da transformação digital, mas sim a mudança de comportamento que vai levar seu empreendimento ao sucesso.

Agora que está devidamente entendido que se trata de um processo que deve afetar todo o modus operandi da sua empresa, fica a pergunta: o que mais você pode fazer para se preparar para a transformação digital nos negócios? Continue acompanhando e descubra!

Implemente uma cultura de inovação

No jargão corporativo, a cultura da empresa nada mais é que o modo como as coisas são feitas. É por isso que cada organização possui sua própria cultura! Algumas prezam por códigos de vestimenta mais rígidos, uma linguagem corporativa formal e processos organizados e controlados de uma forma bastante específica. Enquanto isso, outras são mais flexíveis, baseiam seus resultados em projetos e preferem dar mais liberdade aos funcionários. Mas todas devem ter o mesmo princípio: inovação.

Inovar em processos, em soluções, em atendimento, em comportamentos: isso só será possível se a alta direção da empresa compreender a necessidade de ter um negócio inovador e disseminar esse valor de cima para baixo.

É possível, por exemplo, implementar laboratórios de inovação, liberando os colaboradores algumas horas por semana para que trabalhem em projetos. Outra boa pedida é melhorar a comunicação geral e fortalecer a cultura do feedback, instigando lideranças a ouvirem os liderados e construírem ideias em conjunto. E que tal formar parcerias com outras empresas, visando desenvolver soluções coletivas? Acredite: aliar seu know-how à expertise de outros profissionais é altamente vantajoso em uma economia de redes, meio em que a força está nas conexões que você faz.

Abrace a tecnologia em todos os setores

É inegável que a tecnologia é a grande responsável pela transformação digital nos negócios. É visível como, conforme avançam os recursos tecnológicos, novas oportunidades se apresentam no mercado. O jeito é, assim, abraçar a tecnologia de uma vez por todas, entendendo que não se trata de um custo, mas sim de um investimento a longo prazo, que permitirá que sua empresa se torne mais competitiva.

Sistemas de gestão integrados, canais de comunicação diversificados e convergentes, além de conexões mais rápidas com clientes e parceiros de negócios são vitais para que a empresa carimbe o passaporte para a transformação digital. Uma medida que pode ser tomada de imediato e que ajudará a tornar seu negócio mais eficiente e conectado é o uso de assinaturas eletrônicas em documentos, reduzindo a burocracia e o tempo de espera para fechar negociações.

Enxergue a TI como uma área estratégica

Como a transformação digital está estreitamente ligada à tecnologia, é preciso ajustar alguns conceitos: se você por acaso considera o departamento de TI como uma mera área de suporte, chegou a hora de repensar. Nesse contexto, a Tecnologia da Informação deve ser vista como estratégica, peça-chave para conectar sua empresa ao mundo.

Com profissionais qualificados, você será capaz de desenvolver soluções mais alinhadas às necessidades do mercado, aproveitar ao máximo o potencial das comunicações digitais para se aproximar do público e manter um centro de operações baseado na coleta, na análise e na efetiva aplicação de informações de cunho estratégico para seu negócio. Sem essa cultura, é impossível considerar sua empresa como um elemento a mais na transformação digital. Então coloque a TI no centro de suas operações desde já!

Procure planejar seu futuro

Como a transformação digital é um processo, não dá para pensar que em apenas alguns meses você terá sua empresa funcionando plenamente em uma nova era. É preciso se manter informado a respeito das mudanças do mercado e das novas tecnologias que estão surgindo, a fim de elaborar e reelaborar seu plano de ação para a implementação das mudanças.

Se hoje você só pode inserir um novo sistema de gestão em sua empresa ou um sistema de gestão de contratos, não hesite: faça. Mas coloque como meta a aquisição ou o desenvolvimento de outras tecnologias, reservando parte de suas receitas para realizar a transformação digital nos negócios. Pouco a pouco, sua empresa estará preparada, apta a ser um exemplo de organização que está passando pela transformação digital de maneira rápida e assertiva.

Invista no treinamento do seu time

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas para promover a transformação digital é ter apoio interno. Afinal, qualquer mudança gera insegura, dúvidas e até paralisações. O melhor a fazer é preparar seu time para essas transformações, realizando capacitações que aumentem o nível de entendimento sobre o que é transformação digital, por que sua empresa está comprometida em realizá-la e quais benefícios poderão ser colhidos futuramente.

Uma equipe consciente é aliada, sabe o que deve fazer para que a empresa atinja seus objetivos e se compromete diariamente com suas atividades. Além disso, está mais disposta a colaborar com projetos — como o laboratório de inovação que mencionamos anteriormente.

Preparado para a transformação digital? Comece se mantendo informado pelas redes sociais: siga nossos perfis no Facebook e no Twitter!

https://go.docusign.com/trial/productshot-brasil-hphero/?Channel=DDCUS000017037994&cName=Blog&ECID=16088&LS=LATAM_Dem_Both_Blog%20-%20Free%20Trial_2018-11&elqCampaignId=16088&utm_campaign=LATAM_Dem_Both_Blog%20-%20Free%20Trial_2018-11

 

Publicados
Temas relacionados