Qual é a importância de trabalhar com processos unificados?

trabalhar com processos unificados Cada vez mais competitivo e exigente, o mercado impõe às empresas que se estruturem e operem internamente de forma a otimizar todos os seus processos administrativos, técnicos e organizacionais. Atender a essa demanda significa necessariamente que a companhia deve criar rotinas administrativas, assim como investir em ferramentas tecnológicas que integrem informações do negócio e trabalhem com processos unificados.

Essa nova realidade corporativa traz desafios consideráveis para a empresa, que, por sua vez, necessita superá-los com sucesso. Isso porque, para atuar de uma perspectiva integradora, não basta que a companhia adquira dispositivos tecnológicos capazes de unificar processos. É preciso que ela crie uma cultura organizacional em que defina os objetivos específicos da implantação desses recursos e vislumbre os resultados esperados com a implementação.

Foi levando esses fatores em consideração que preparamos o post de hoje. Nele, vamos mostrar quais são as principais vantagens trazidas pela implementação de processos unificados no ambiente corporativo, de modo a apontar a importância de investir no trabalho com essa metodologia operacional na empresa. Continue a leitura e confira tudo isso agora mesmo!

Maior controle das atividades para trabalhar com processos unificados

O trabalho com processos unificados permite o acompanhamento e a supervisão de todas as atividades desenvolvidas na empresa. Com o uso de sistemas integrados baseados na automação de processos, colaboradores previamente autorizados e gestores podem visualizar, em tempo real, as tarefas que estão sendo executadas nos variados setores que compõem a companhia. Também é possível verificar as demandas que já foram concluídas pelos funcionários.

Esse controle tende a interferir de forma positiva em toda a cadeia produtiva da companhia, uma vez que fornece dados mais precisos e detalhados sobre o funcionamento empresarial. A partir de tais informações, a equipe gestora não só supervisiona o negócio com mais efetividade, como passa a ter condições de criar estratégias de acordo com as necessidades específicas do negócio, de tomar decisões mais acetadas e de planejar ações futuras.

Redução de custos

Outra vantagem do trabalho com processos unificados é a realização de controle de gastos da companhia, o que, por sua vez, pode levar à redução de custos com a compra de materiais, assim como com a contratação de serviços externos e pagamento de pessoal. Isso acontece porque a integração de operações centraliza e organiza tarefas, torna os procedimentos administrativos mais eficientes, bem como evita o retrabalho.

Uma vez que nessa metodologia organizacional boa parte dos processos empresariais é efetuada de modo automatizado, a companhia pode economizar bastante com os recursos geralmente necessários para efetuar operações manuais. Dessa maneira, o negócio deixa de gastar com grandes montantes de papel, tintas para impressora, ligações telefônicas etc., além diminuir o dinheiro investido com o salário de funcionários.

Otimização dos fluxos de trabalho

Uma empresa, seja qual for o seu porte ou ramo de atuação, opera com atividades de diferentes domínios, como financeiro, tributário, comercial, administrativo e produtivo. Por isso, é comum que o seu fluxo de trabalho seja complexo e possa escoar com lentidão, a depender do volume de demandas.

Uma outra vantagem da utilização de processos unificados é otimizar esse fluxo. Dessa forma, por meio do uso de ferramentas colaborativas capazes sintonizar a realização de variadas tarefas por diferentes funcionários, os setores da companhia passam a trabalhar de modo articulado em prol do alcance das metas que foram traçadas.

Elevação da produtividade

aumento da produtividade da companhia é uma consequência natural da operacionalização com processos unificados, cuja base é a integração do máximo de dados possível em uma plataforma comum. O uso de ferramentas automatizadas parte de mecanismos da inteligência artificial para associar essas informações conforme as demandas do negócio, conferindo mais eficiência e rapidez às atividades de produção que são efetuadas.

Com isso, a empresa ganha tanto em quantidade quanto em qualidade, já que ocorre uma diminuição considerável nos erros cometidos e na demanda por repetições, o que proporciona mais dinamicidade e fluidez às etapas de produção da companhia. Como as tarefas passam a ser executadas com maior agilidade e em menor tempo, os colaboradores podem se ocupar do desempenho de outras atividades, acelerando ainda mais as operações.

Melhora da comunicação da empresa

Um dos maiores gargalos identificados com frequência no fluxo de trabalho de um negócio é a ineficiência nos seus procedimentos de comunicação interna e externa, gerando entraves em toda a cadeia produtiva da empresa. A boa notícia é que a adoção de processos unificados atua como um verdadeiro antídoto para resolver esse problema e, consequentemente, tornar a companhia mais organizada e livre de ruídos comunicacionais.

Isso acontece porque o negócio passa a operar com a integração dinâmica de informações. Esse modelo possibilita que os dados de diferentes fontes, como fichas de cadastro de clientes, planilhas de orçamento, contratos, formulários de requisições e ordens de serviço, possam ser acessados em um único lugar. Logo, os dados podem ser repassados com exatidão entre os colaboradores e para os clientes, evitando falhas na comunicação.

Aumento da satisfação dos clientes

Com a unificação dos dados  no interior do negócio, fica muito mais fácil repassar informações precisas aos consumidores sobre os serviços ou os produtos vendidos pela empresa. Ao serem informados com exatidão sobre as suas necessidades e dúvidas, o que inclui o andamento de pedidos, os clientes ficam muito mais satisfeitos com o tratamento recebido, podendo até se fidelizarem à companhia.

Visão unificada do negócio

Trabalhar de maneira integrada permite à empresa ter uma visão unificada do negócio, o que é essencial para supervisionar todos os processos corporativos e, quando necessário, intervir sobre eles. A integração possibilita à companhia obter dados empresariais confiáveis e utilizá-los para maximizar os resultados em todas as suas áreas.

Como mostramos no decorrer do post, além de diminuir a burocracia na empresa, o trabalho com processos unificados gera melhorias em toda a cadeia produtiva da companhia, otimizando o seu funcionamento. Essas modificações são essenciais para que o negócio seja capaz de acompanhar as tendências modernas de mercado, de forma a aumentar a sua competitividade diante da concorrência e a alavancar os lucros em curto prazo.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para descobrir agora ferramentas poderosas para unificar processos. Entre em contato com a DocuSign!

Publicados