Conheça os tipos de cloud computing e entenda suas diferenças

Publicado em 16 de outubro de 2019. Atualizado em 30 de setembro de 2022.

Não seria exagero dizer que o fenômeno cloud computing está entre as 5 mais importantes novidades dos últimos 20 anos. Isso mesmo: se hoje falamos sobre o uso da computação neuromórfica para criar próteses inteligentes (ou na realidade aumentada para fazer cirurgias à distância), é porque o desenvolvimento dos diversos tipos de cloud computing nos permitiu chegar nesse cenário.

A computação em nuvem foi responsável pela captura, pelo compartilhamento, pela manipulação e pela análise de uma infinidade de dados, criando base para inúmeros pontos de transformação digital que vieram em seguida. Big Data, Internet das Coisas (IoT) e aprendizado de máquina são apenas alguns dos “filhos” do cloud computing.

Muito além de armazenamento de arquivos, a nuvem disponibilizou um horizonte ilimitado de recursos de processamento e memória, abrindo portas para robôs, drones, impressoras 3D e muito mais. No ambiente corporativo, permitiu às empresas reduzir custos com hardware, intensificar o trabalho compartilhado e apostar no teletrabalho para aumentar a produtividade.

Mas quais são os tipos de cloud computing? Como transformar uma empresa comum em outra inteiramente digital, tomando a nuvem como ponto de partida? É isso que você verá a partir de agora. Continue a leitura e saiba mais!

Qual é o caminho de evolução da nuvem?

Falar em nuvem é inevitavelmente falar em virtualização de recursos, serviços sob demanda, escalabilidade e elasticidade. Até a década passada, por exemplo, ter um parque tecnológico moderno era privilégio apenas das multinacionais, que tinham capital em abundância para investir pesado em servidores, máquinas, ativos de rede e softwares de última geração.

O custo com licenças de aplicações, atualizações e manutenção permanente fazia da TI uma joia para poucos. O mercado convivia com empresas digitalizadas e outras ainda soterradas por papéis, sofrendo para se manterem vivas. Mas entramos na década de 2010 e tudo mudou. E em ritmo acelerado.

O termo “nuvem”, segundo a literatura especializada, foi mencionado pela primeira vez em 2006, em uma palestra de um alto funcionário da Google sobre gerenciamento de data centers. Nos anos que se seguiram, muitas criações de recursos virtualizados foram dando a forma que os tipos de cloud computing têm atualmente.

Hoje, nuvem é sinônimo de uma coleção de computadores interconectados e à distância do usuário final. Por meio de um acordo de serviços entre um prestador e a empresa-cliente (ou pessoa física), tem-se acesso, com segurança de nível bancário, a uma infinidade de operações.

A nuvem democratizou a TI de alta performance, permitindo sua comercialização “como serviço”, ou seja, mediante pagamento de mensalidade correspondente à estrita medida das funcionalidades utilizadas. Não é mais necessário pagar por licenças, atualizações ou manutenções.

Quais são os tipos de cloud computing?

Existem muitas classificações para as abordagens em nuvem, mas as mais importantes são as que se referem ao modelo de serviços (SaaS, IaaS e PaaS) e ao modelo de implantação (pública ou privada). Vamos falar inicialmente da primeira categoria. As soluções em nuvem, quanto ao seu modelo de serviços, são divididas em 3 camadas que se autocompletam.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Comumente utilizada por gerentes de sistemas na criação de máquinas virtuais, sistemas operacionais, memórias virtuais etc. É a camada mais profunda da nuvem. Seu principal objetivo é desenhar um ambiente sob demanda, de fácil compreensão ao usuário final e com múltiplos recursos disponíveis.

Plataforma como Serviço (PaaS)

Camada intermediária entre os tipos de cloud computing, sendo composta por hardware virtuais oferecidos como serviço (os quais são virtualizados e disponibilizados pela internet por um fornecedor especializado).

Sua presença assegura o desenvolvimento de aplicações sem preocupação com capacidade de servidores, realização de testes e análises de montanhas de dados, integração com bancos de dados etc. A Plataforma como Serviço (PaaS) é mais usada pelos desenvolvedores na integração de aplicações, experimentações e inserção de frameworks.

Software como Serviço (SaaS)

Por fim, a camada mais externa e perceptível da nuvem. O Software como Serviço (SaaS) é composto por um grupo de aplicativos executados diretamente no ambiente virtual, por meio de uma interface disponibilizada na web. É mais utilizado pelo usuário final para acesso a e-mails ou aplicativos de escritório (ERP, CRM e plataforma de assinatura eletrônica, por exemplo).

Quais são os mais conhecidos modelos de implantação de um serviço em nuvem?

Nuvem privada

Na nuvem privada, os recursos são alugados ou reservados a um único usuário, de forma que toda uma infraestrutura de servidores, por exemplo, seja operada exclusivamente pelo cliente contratante. Entre as suas vantagens, estão maior segurança, flexibilidade e possibilidade de personalizações. Como desvantagem, o custo (que pode ser elevado).

Nuvem pública

Na nuvem pública, toda a infraestrutura do fornecedor é compartilhada igualmente por todos os usuários, o que significa, por um lado, custos mais baixos (ou serviços gratuitos), mas, por outro, menor nível se segurança e menos flexibilidade. Entre os dois tipos de cloud computing, esse é o mais usado, especialmente por pessoas físicas.

Nuvem híbrida

Por fim, a nuvem híbrida é a junção dos dois modelos anteriores, pois permite que informações, plataformas e aplicativos sejam compartilhados tanto em um ambiente físico como à distância.

Por exemplo, a empresa pode manter servidores, computadores e discos rígidos para armazenar as informações mais simples do negócio, bem como contratar uma Data Base nuvem para enviar os dados mais relevantes, sigilosos e sensíveis. Isso permite que o negócio siga a LGPD com menos custos, já que os dados sensíveis estarão protegidos por uma estrutura de alto desempenho.

A eficiência do ambiente de TI também é maximizada, já que a organização poderá usar a nuvem privada para realizar a maior parte das suas operações, mas mudar para a nuvem pública quando acontecerem picos de uso.

Como escolher o tipo de cloud ideal?

No que se refere ao modelo de implantação, ambos os formatos (público e privado) são relevantes, a depender das aplicações ou arquivos utilizados.

Em muitos casos, recomenda-se a adoção de um modelo híbrido, no qual suas informações mais críticas ou aplicações mais sensíveis fiquem hospedadas em nuvem privada, com os demais documentos e softwares menos relevantes permanecendo em nuvem pública. Com isso, você agrega custos baixos e alto nível de segurança.

Já pensou em usar uma estratégia multicloud?

Por que utilizar a nuvem para fazer sua gestão de documentos?

Quem trabalha com os mais diversos tipos de cloud computing pode colocar seus funcionários para trabalhar remotamente (home office) ou aderir ao BYOD (“Bring Your Own Device”, modelo em que os colaboradores acessam os sistemas da empresa a partir de seus próprios celulares, o que reduz quase a zero os custos corporativos com hardware).

Quem trabalha na nuvem tramita todo o seu patrimônio de informações no ambiente digital, da origem ao armazenamento (passando pela assinatura eletrônica), sem a necessidade de fazer a impressão de uma só folha de papel.

Quem atua nessa dimensão, por fim, praticamente elimina as chances de ter problemas de extravios de documentos, fraudes de assinatura ou busca de espaço físico na empresa.

Sem papel, há custos mínimos com escritório, mais agilidade na localização de informações e trabalho intenso com Big Data (porque os dados estão agregados e são digitais, de fácil manipulação por superprocessadores). Uma empresa mais digital é, definitivamente, uma empresa mais inteligente.

O passo fundamental para alcançar esse nível de transformação digital em uma empresa é migrar sua gestão de documentos para a nuvem. Atualmente, existem modernas plataformas de gestão documental que garantem não somente o armazenamento seguro de arquivos, como também sua assinatura eletrônica.

Basta acessar o sistema por login/senha (a aplicação também tem camadas adicionais de segurança, como autenticação de dois fatores e backups automáticos). Você se loga na plataforma, faz o upload do documento no Word ou Google Drive, por exemplo, indica com o cursor o local das assinaturas, registra sua firma e aponta os e-mails e locais para inserção de firma dos demais signatários.

Ao clicar em “enviar”, um e-mail será disparado aos demais interessados, que poderão assinar um contrato em poucos minutos, ainda que estejam em países diferentes. Isso é nuvem. Isso é o futuro dos negócios no mundo.

Como migrar os documentos para a nuvem de forma segura?

O processo para migração dos documentos da empresa para o cloud computing dependerá das características do negócio e do nível de transformação digital. Mas há certas medidas que os responsáveis precisam tomar para garantir que o procedimento seja concluído com sucesso. Veja quais são elas nos tópicos seguintes.

Prepare-se para os eventuais desafios

Assim como qualquer mudança na empresa, os responsáveis devem se antecipar e realizar preparos para evitar ou reduzir futuros danos e gargalos, especialmente no que diz respeito ao pessoal. O primeiro deles é transformar a cultura organizacional e direcioná-la à inovação, fazendo com que os colaboradores estejam dispostos a adotar a tecnologia em sua rotina.

Para isso, é importante fazer reuniões para explicar as vantagens e a importância do cloud computing, contratar candidatos abertos à inovação e criar uma política de cultura corporativa com diretrizes, princípios e normas voltadas à tecnologia.

Ainda há outros desafios voltados ao trabalho remoto ou em casa (home office) que precisam ser solucionados caso a organização adote essa modalidade de trabalho e decida migrar os documentos para a nuvem:

  • colaborador sem computador: é fundamental que os colaboradores tenham um computador de mesa em suas casas;
  • configuração dos equipamentos pessoais: os dispositivos de mesa e os móveis (smartphones, notebooks e tablets) devem ter máxima segurança, sendo fundamental que eles sejam configurados corretamente para acessar os arquivos em nuvem de forma segura;
  • falta de internet de qualidade: conexões instáveis podem causar grandes problemas para a produtividade do indivíduo, por isso é essencial que os colaboradores possam ter internet de qualidade para desempenhar as suas atividades;
  • falta dos equipamentos adequados: mesmo que um colaborador tenha eletrônicos, eles podem não ter a potência necessária para que a tecnologia funcione plenamente.

Enxergue a mudança como um investimento

Muitas vezes, os valores despendidos na migração são elevados, principalmente se o negócio não iniciou sua transformação digital. No entanto, os gestores devem observar esse momento como um investimento para o futuro da empresa, já que isso reduzirá os custos de forma geral, além de aumentar a produtividade de todo o pessoal e minimizar significativamente o risco de ciberataques.

Isso quer dizer que, no momento de calcular os custos, é importante considerar os valores que serão economizados nos próximos meses e anos.

Tenha um fornecedor de qualidade

Cloud computing é uma tecnologia versátil que pode ser implementada de várias formas, mas é fundamental que você tenha um fornecedor de qualidade, experiente e estável — como a DocuSign —, já que essas características são cruciais para a produtividade do seu negócio.

Em razão dos seus amplos benefícios, investir no cloud computing é o caminho ideal para qualquer empresa ou profissional que deseja se manter competitivo no mercado no longo prazo. Mas é preciso escolher o tipo adequado para o negócio e seguir nossas dicas quanto à migração.

Interessou-se pelo cloud computing? Fale conosco para conhecer nossos serviços e aproveite o máximo dessa tecnologia! Você pode experimentar o DocuSign gratuitamente durante 30 dias e não é necessário cadastrar cartão de crédito!

Faça o seu teste agora!

Conheça a plataforma de assinatura eletrônica #1 no mundo
Publicados