32 exemplos de tecnologias utilizadas no dia a dia

Publicado em 7/12/18. Atualizado em 28/12/23.

Os avanços tecnológicos são capazes de transformar a rotina pessoal e profissional de várias maneiras. Em meio à concorrência do mercado e à necessidade de se destacar, conhecer bons exemplos de tecnologia que podem ser adotadas no dia a dia ajuda a conseguir aquele diferencial competitivo que é tão importante.

Mesmo tendo consciência disso, é normal ficar em dúvida sobre por onde começar. Afinal, são muitas as novidades disponíveis no mercado, e você precisa descobrir o que faz sentido para sua realidade. Assim, contar com uma lista explicativa facilita bastante esse processo.

Pensando nisso, preparamos este post que traz 32 exemplos de tecnologias para você conhecer, além de outras informações sobre o assunto. Boa leitura!

Quais são os impactos da tecnologia nas empresas?

Você, por acaso, já parou para pensar no quanto o ambiente de trabalho vem mudando nas últimas décadas? Para se ter uma ideia dessa verdadeira transformação, basta pensar em como era o funcionamento das rotinas corporativas nos últimos anos: com muito papel, gasto excessivo de tempo para realizar tarefas e índices consideráveis de erros humanos.

A maioria das mudanças pode ser considerada reflexo da utilização de diversas tecnologias por empresas dos mais variados segmentos de mercado. Com a chegada dos computadores e de dispositivos tecnológicos portáteis (como tablets e smartphones), a popularização da internet e, mais recentemente, o boom da cloud computing, a realidade se transformou completamente.

Diante de tantos avanços, já não é possível que um negócio opere com base no uso de ferramentas tradicionais, que estão se tornando obsoletas. A digitalização é um processo urgente nas organizações. Além disso, como cada evolução acelera a próxima, é interessante imaginar o quanto o mundo corporativo ainda pode mudar daqui para frente.

Por isso, é tão importante que a companhia conte com recursos tecnológicos que sejam capazes de otimizar o desenvolvimento cotidiano de suas atividades operacionais e administrativas, de modo a torná-lo mais eficiente. Para que o negócio possa se preparar adequadamente, vale a pena conhecer e investir em tecnologias capazes de mudar a dinâmica de trabalho dos colaboradores.

Quais são os exemplos de tecnologias?

A seguir, confira 32 exemplos de tecnologia para transformar o dia a dia do seu negócio.

1. Assinatura eletrônica

O processo de automatização das atividades corporativas perde todo o sentido se o fechamento do negócio ainda é feito da maneira tradicional, ou seja, por meio da assinatura manuscrita em um contrato impresso. Por isso, é fundamental que a companhia adote a assinatura eletrônica, uma tecnologia que vem se popularizando entre as empresas que buscam alta performance e aumento da competitividade.

Por ser segura e ter validade jurídica, a assinatura eletrônica é uma excelente alternativa para fechar com chave de ouro uma negociação efetuada a partir dos diferentes recursos tecnológicos disponíveis. Além disso, essa modalidade de firma cumpre todos os requisitos necessários para conferir autenticidade ao documento assinado, garantir a sua integridade e evitar qualquer tipo de fraude.

O DucuSign eSignature, por exemplo, é a ferramenta de assinatura eletrônica nº 1 no mundo. Ao permitir que as empresas coletem assinaturas em seus documentos de forma rápida e segura, essa tecnologia consegue aumentar a produtividade da equipe, reduzir custos e proporcionar uma experiência muito mais prática aos clientes.

2. Gerenciador de contratos

O processo de gerenciamento de contratos da empresa inclui várias etapas. É preciso elaborar a primeira versão do documento, realizar ajustes nas cláusulas, revisar todas as informações, conseguir a aprovação da equipe jurídica, coletar assinaturas, armazenar o contrato em segurança e fazer a renovação no momento oportuno, entre outras.

Realizar todas essas ações à moda antiga, ou seja, lidando com documentos impressos, deixa a empresa mais suscetível a erros e, consequentemente, a prejuízos. Para resolver esse problema, um dos exemplos de tecnologia que você pode utilizar é um software de gestão de contratos.

É o caso do DocuSign CLM. Com essa solução tecnológica, sua empresa pode gerenciar todo ciclo de vida dos contratos de modo eficaz, rápido e seguro. Dá para gerar documentos a partir de modelos pré-configurados, fazer ajustes sem se preocupar com organizar diferentes versões do mesmo documento, eliminar os gargalos no fluxo de trabalho, entre outros benefícios.

3. Software de contabilidade

Para ter mais eficiência na gestão das finanças da empresa, softwares de contabilidade como o QuickBooks, o FreshBooks e o Xero são bons exemplos de tecnologia em que vale a pena investir. Esse tipo de recurso permite automatizar tarefas, o que faz com que você ganhe tempo e precisão.

Além disso, é possível gerar relatórios detalhados para acompanhar de perto todos os dados das transações financeiras. Assim, fica mais fácil manter o negócio em conformidade com a legislação tributária.

4. CRM (Customer Relationship Management)

Um sistema de CRM é uma das soluções essenciais para desenvolver uma gestão estratégica de vendas. O Salesforce, o HubSpot CRM e o Zoho CRM são algumas das opções disponíveis no mercado. Esses softwares coletam e organizam dados sobre vendas e consumidores, o que facilita a segmentação e o acompanhamento dos clientes pela empresa.

A partir dessas informações, o time de vendas consegue gerenciar o relacionamento com os clientes de modo a melhorar os resultados do negócio. A equipe de marketing também colhe benefícios, já que pode analisar os dados de comportamento do público consumidor para aperfeiçoar suas estratégias.

5. Ferramentas de videoconferência

A popularização do trabalho remoto tem ganhado bastante força desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020. Uma pesquisa do Infojobs e do Grupo Top RH, divulgada em 2023, indica que 85,3% dos trabalhadores aceitariam até mesmo trocar de emprego para ter mais tempo em home office.

Nesse cenário, o uso de ferramentas de videoconferência, como os aplicativos Zoom, Microsoft Teams e Google Meet, já passou a fazer parte do dia a dia. Elas viabilizam a realização de reuniões e a colaboração da equipe a partir de qualquer localização, o que oferece vantagens tanto para a empresa quanto para os profissionais.

6. Software de gestão de projetos

Softwares como o Asana, o Trello e o Monday.com são bons exemplos de tecnologia que os gestores precisam adotar no dia a dia. Esses recursos facilitam a organização e a integração dos dados dos projetos, fazendo com que todo o planejamento e acompanhamento do fluxo de trabalho aconteçam com mais precisão. Dá até para obter relatórios detalhados que ajudam ainda mais nesse gerenciamento.

7. E-mail e comunicação empresarial

Seja na vida pessoal seja na profissional, os provedores de e-mail, como o Gmail e o Microsoft Outlook, são uma tecnologia indispensável na rotina de quem precisa enviar mensagens e manter um registro delas. Na empresa, também é interessante utilizar plataformas voltadas especificamente para comunicação interna dos colaboradores, como é o caso do Slack.

8. Ferramentas de marketing digital

Ter uma boa estratégia de marketing digital já se tornou um requisito quase que obrigatório para o sucesso das empresas. Afinal de contas, o uso da internet faz parte dos hábitos diários de grande parte da população, e esse ambiente é ideal para atrair clientes.

Investir em tecnologias desse tipo agiliza bastante o processo. O Mailchimp, por exemplo, é voltado para a parte de e-mail marketing. Já a Writer Access auxilia na criação de conteúdo. O Google Ads, por sua vez, permite alcançar clientes por meio de anúncios online. Com uma boa combinação de ferramentas, você pode montar uma estratégia de marketing digital completa.

9. Automação de marketing

Ainda com foco em marketing, outros exemplos de tecnologia importantes no dia a dia são aquelas que simplificam os processos e tarefas por meio da automação. Ferramentas como HubSpot, Marketo e Pardot, entre outras, tornam possível automatizar atividades repetitivas, como o envio de e-mails em campanhas de marketing, mas sem deixar de oferecer atenção personalizada aos leads.

10. Analytics da web

Para desenvolver boas estratégias de marketing e vendas, é fundamental entender o comportamento do público-alvo da marca. Nesse processo, os dados que são gerados todos os dias, quando os consumidores visitam sites na internet, ajudam bastante.

O Google Analytics é uma ferramenta que pode ser adotada para obter essas informações. Ao monitorar o perfil dos visitantes do site, quais páginas acessam, localização e dispositivo utilizado, entre vários outros dados, ela colabora para que os gestores do negócio possam tomar decisões com mais embasamento.

11. Software de recursos humanos

Muitos exemplos de tecnologia utilizadas no dia a dia têm o objetivo de otimizar a realização de tarefas repetitivas e reduzir a incidência de erros, além de oferecer relatórios com dados que oferecem insights interessantes para os gestores. Os softwares de RH são mais um caso em que isso acontece.

Soluções tecnológicas como Workday, ADP e BambooHR, por exemplo, simplificam atividades de rotina do setor de RH. Os processos de recrutamento e seleção de candidatos, elaboração de folha de pagamento, cálculos trabalhistas e pesquisas de clima organizacional são algumas das ações em que os softwares conseguem ajudar.

12. Sistema de gestão empresarial (ERP)

O sistema ERP é um tipo de software usado para gerenciar todos os setores da empresa, automatizando e integrando processos de negócios e acompanhando os resultados em tempo real. É possível controlar as finanças, gerenciar o estoque, emitir notas fiscais, cuidar do setor de compras, entre outras atividades rotineiras do negócio. SAP, Oracle e Microsoft Dynamics são sistemas ERP disponíveis no mercado.

13. Redes sociais

Nas estratégias de marketing digital das empresas, o uso do Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e outras redes sociais é um requisito essencial. Esses são exemplos de tecnologias muito acessíveis em que você pode criar um relacionamento com os clientes e até mesmo realizar vendas. No entanto, é importante saber como administrar as interações de modo a realmente fortalecer a imagem da marca.

14. Armazenamento em nuvem

Depois de muito tempo de trabalho baseado em longas jornadas, a tecnologia permite que a vida profissional seja uma extensão da pessoal, com muito mais flexibilidade e poder de escolha para o colaborador. O uso de recursos altamente eficientes integrados à internet permite que as atividades laborais sejam efetuadas de forma otimizada e segura a partir de qualquer lugar e a qualquer hora.

Nessa ótica, o armazenamento em nuvem é uma ferramenta essencial que já é adotada tanto na vida pessoal quanto na profissional. Serviços como Dropbox, Google Drive e OneDrive, por exemplo, são tecnologias que possibilitam o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio de um dispositivo conectado à internet. Isso permite elaborar e acessar documentos corporativos a partir de diferentes locais.

15. Ferramentas de análise de dados

Uma vez que a análise de dados faz tanta diferença para as tomadas de decisão nas empresas, contar com ferramentas especialmente voltadas para isso no dia a dia é mais uma necessidade. Tableau, Power BI e Google Data Studio são algumas das soluções tecnológicas que ajudam a visualizar, analisar e compreender melhor as informações coletadas para retirar insights importantes delas.

16. Segurança cibernética

Com tantas atividades essenciais da empresa sendo realizadas em ambiente digital, a segurança cibernética precisa ser uma prioridade. Nesse sentido, alguns exemplos de tecnologia que você pode incluir na organização são softwares de segurança, como os antivírus da Norton e McAfee, além do firewall, que serve para monitorar o tráfego e bloquear as ameaças online.

17. Gestão de inventário

Uma gestão de inventário precisa permite que a empresa tenha condições de atender os clientes com rapidez e eficiência. Por isso, na hora de controlar os registros do estoque e dos pedidos, vale a pena contar com o auxílio de uma plataforma especializada, como é o caso da TradeGecko. Ferramentas desse tipo fazem toda diferença na rotina do negócio.

18. Sistemas de videoconferência

Assim como os aplicativos de videoconferências são importantes na rotina profissional, principalmente no trabalho remoto, também é fundamental contar com bons equipamentos para aproveitar as reuniões da melhor forma possível. Nesse sentido, o ideal é providenciar bons microfones, câmeras e projetores. Desse jeito, os encontros online podem acontecer com boa qualidade de som e imagem, para melhor compreensão das mensagens compartilhadas.

19. Automação de atendimento ao cliente

O uso de tecnologia no atendimento ao cliente tem o potencial de automatizar certas tarefas ao mesmo tempo em que oferece uma experiência personalizada. Chatbots e softwares de atendimento como o Zendesk, por exemplo, utilizam a automação para atender às demandas dos consumidores, o que faz com que a equipe seja mais produtiva, enquanto a empresa economiza tempo e recursos.

20. Monitoramento de mídia social

Saber o que público diz sobre a sua marca na internet ajuda a entender quais são os pontos fortes e fracos do negócio. Para obter esse tipo de informação, um dos exemplos de tecnologia que você pode utilizar é uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais.

Uma opção é a Brandwatch, que usa Inteligência Artificial para acompanhar e interpretar o que os usuários do Facebook, Instagram e outros canais online estão conversando. A partir das informações obtidas, a empresa pode compreender melhor as expectativas dos clientes e tomar decisões para fortalecer a marca.

21. Ferramentas de edição de imagem e vídeo

O uso de conteúdo visual faz parte das estratégias de marketing digital, o que significa que as ferramentas de edição desse tipo de material também está entre os exemplos de tecnologia muito utilizados no dia a dia. O Canva é uma das ferramentas que auxiliam nesse processo de criação de conteúdo de imagem e vídeo para ser usado em campanhas.

22. Gestão de tarefas e listas de afazeres

Como manter a organização da rotina é um desafio diário para muita gente, na vida pessoal e na profissional, outros recursos tecnológicos que ajudam bastante são os aplicativos de organização de tarefas. O Todoist e o Microsoft To Do estão entre as opções. Eles permitem organizar e gerenciar listas que você pode conferir no smartphone ou tablet, a qualquer momento.

23. Tecnologia móvel

Por falar em smartphone e tablet, esses são exemplos de tecnologias móveis indispensáveis no dia a dia. Os dispositivos possibilitam que você se comunique a partir de qualquer lugar, participando de reuniões de trabalho, trocando e-mails importantes e até formalizando acordos com o uso da assinatura eletrônica. Assim, ajudam a ter mais produtividade e, portanto, bons resultados.

24. E-commerce

Plataformas de e-commerce, como Shopify, WooCommerce e Magento, são opções de canais de venda que sua empresa pode utilizar para alcançar clientes. Só em 2023, a ABComm estimou uma movimentação de R$ 186 bilhões no setor, o que representa um crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior. Por isso, é interessante utilizar as tecnologias disponíveis para vender produtos online.

25. Impressoras 3D

Outro exemplo de tecnologia muito promissor são as impressoras 3D. Há uma infinidade de produtos que são criados por meio dessa ferramenta que possibilita a impressão de peças rígidas e personalizadas. Um dos ramos que já fazem uso desse recurso é o da medicina, que utiliza próteses 3D para pessoas que sofreram amputações.

Entretanto, a impressão 3D também tem aplicação em outros ramos de negócios. No automobilístico, é feita a impressão de peças para carros. Por isso, é uma ferramenta importante para a indústria 4.0, especialmente em setores como os de manufatura e prototipagem.

26. Análise de dados

Até aqui, diante dos exemplos de tecnologia já listados, você certamente percebeu o quanto a análise de dados precisa fazer parte da rotina das empresas. Nesse sentido, vale a pena conhecer linguagens de programação, como Python e R, que oferecem vários recursos para fazer esse tipo de análise no setor de marketing, vendas, finanças e vários outros.

27. Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR)

Pensando em como será essa interface entre humanos e tecnologia em empresas onde as inteligências artificiais gerenciam sistemas e criam estratégias de negócio, as realidades virtual e aumentada são ótimas apostas de investimento para quem atua com treinamentos, marketing e simulações. Essas tecnologias colocam o profissional em contato direto com ferramentas tecnológicas de alto desempenho, gerando eficiência e criatividade.

A realidade virtual cria métodos de treinamento imersivo mais eficazes e permite que funcionários e diretores entrem em contato direto com seu produto. Já a realidade aumentada facilita o trabalho, permitindo a manipulação de dados, documentos digitais e protótipos via interfaces holográficas.

28. Automação de processos robóticos (RPA)

A RPA é mais um dos exemplos de tecnologia que possibilitam automatizar tarefas que demandam repetição. Com recursos como o UiPath, entre outros, dá para criar bots que se encarregam nas atividades robóticas, enquanto os colaboradores se dedicam a tarefas mais humanas. Assim, dá para acelerar o fluxo de trabalho, reduzir custos, aumentar produtividade e até melhorar o clima organizacional.

29. Sistemas de monitoramento de segurança

Do mesmo jeito que a segurança cibernética é uma preocupação das empresas, a segurança das instalações físicas também é. Por isso, os sistemas de monitoramento são mais um tipo de tecnologia muito presente. Câmeras de segurança, sensores de movimento, sistemas de alarme e controle de acesso são alguns dos equipamentos necessários para essa proteção.

30. Gestão de projetos de código aberto

Para uma gestão de projetos eficiente, ferramentas de código aberto, como o OpenProject e o Redmine, são bons exemplos de tecnologia disponíveis. Com a ajuda deles, você pode organizar e acompanhar as tarefas dos projetos, suas etapas de desenvolvimento, cronogramas e outros aspectos importantes.

31. Ferramentas de análise de mídia social

Já que as mídias sociais são tão essenciais nas estratégias de marketing e vendas das empresas, também é necessário contar com ferramentas para analisar o desempenho alcançado. O Sprout Social é um bom exemplo. Esse tipo de solução tecnológica permite organizar e agendar publicações em várias redes sociais, além de fornecer informações sobre o engajamento das páginas e vários outros dados importantes.

32. Autenticação de dois fatores (2FA)

Como segurança nunca é demais, especialmente na internet, a 2FA é um método indispensável para reforçar a proteção dos dados e contas de usuário. É um processo relativamente simples, que utiliza código de SMS, notificação por push, autenticação por voz ou outra forma de verificação, para evitar acessos não autorizados nas contas.

Comece a se maravilhar com a tecnologia hoje!

Como você viu, as novas tecnologias nas empresas representam não só uma mudança de hábitos ou rotinas das organizações na atualidade, mas uma completa reconstrução da forma como o ser humano lida com o trabalho. Esse novo paradigma corporativo é fundamental, uma vez que direciona a produtividade, a competitividade e a lucratividade do negócio.

Por isso, se você pretende se adaptar a essas mudanças quando o futuro chegar, é bom se preparar desde agora com os exemplos de tecnologia que listamos. É só você contar com uma empresa especializada para ter certeza de que vai receber todo o suporte necessário nesse processo de transformação digital e, finalmente, colocar mãos à obra.

Já quer começar a testar essas inovações na sua empresa? Então, conheça a solução da DocuSign e realize um teste gratuito.

Publicados
Temas relacionados