O hábito de consumo digital está em expansão no Brasil e os clientes estão cada vez mais satisfeitos com a Transformação Digital no setor varejista, uma vez que o ambiente oferece mais recursos, requer menos tempo e atende à mais necessidades.

De acordo com o relatório Brazil Digital Report, da McKinsey & Company junto a Brazil at Silicon Valley, 70% da população possui um smartphone e 67% passa cerca de nove horas conectada na internet. Com essas informações é possível entender que, hoje, o consumidor não é o mesmo de alguns anos atrás, já que as facilidades fornecidas pela tecnologia transformaram o jeito de fazer compra.

Um exemplo simples disso é o sucesso mundial da Black Friday, umas das maiores datas de ofertas no mundo, principalmente, no e-commerce.

Antes, os consumidores corriam para aproveitar os descontos oferecidos nas lojas, enfrentavam filas, precisavam transportar os produtos para casa e dependiam do estoque disponível na unidade. Porém, esse evento se popularizou e alcançou o mundo inteiro com as facilidades do e-commerce e das ferramentas digitais.

Agora, eles passam meses acompanhando os preços para avaliar os benefícios e a veracidade das promoções. As vezes acabam por encontrar variedade e valores mais baixos, além de receber ofertas no e-mail ou notificações no dispositivo móvel. Esses consumidores também não precisam se preocupar com o deslocamento do produto, já que ele vai direto para o endereço desejado, muitas vezes com uma taxa baixa ou até serviços especiais, como o prime, que anulam esse valor.

Se o consumidor passa a maior parte do tempo navegando e procurando por promoções e produtos, por que a sua empresa ainda não é digital?

Por isso, as empresas devem estar preparadas para oferecer uma experiência boa, rápida e segura para o cliente, tornando as etapas menos burocráticas e o consumo mais satisfatório. Com tanta vantagem, pode-se imaginar que o volume da demanda é imenso e, consequentemente, a empresa precisa de uma estrutura ágil, certo?

Acostumado a serviços digitais rápidos que simplificam o dia a dia, os clientes desejam concluir a operação das compras em minutos. Como falamos, a alta demanda na Black Friday requer uma maneira fácil para gerenciar todos os pedidos e a grande quantidade de entregas a serem realizadas. Para isso, as empresas podem adotar tecnologias que tornam os processos menos burocráticos e mais ágeis.

Algumas soluções digitais, como a assinatura eletrônica, permitem que as empresas e os consumidores façam negócios por meio de qualquer dispositivo móvel e de quase todos os lugares. A DocuSign, por exemplo, torna o processo mais dinâmico, sem ter que se preocupar com a impressão de folhas de papel, transporte, xerox e gerenciamento de documentos que podem acabar danificados ou perdidos. Seu Ecommerce pode vender a garantia extendida e fazer o cliente assinar eletronicamente para este serviço usando a plataforma da DocuSign. Ou antecipar as compras de produtos assinando com os fornecedores os contratos eletronicamente.

Com a suíte de produtos DocuSign Agreement Cloud, a qualquer momento é possível consultar e enviar para os envolvidos acordos por meio da nuvem, com total controle de acesso. Dessa maneira, a sua empresa não precisa se preocupar com tarefas rotineiras e maçantes ao invés de investir em estratégias para atender às necessidades do consumidor.

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