Star Wars – um milagre para a indústria do cinema

Uma inovação que entrou para a história

Star Wars baixe o livro e saiba tudo sobre as 50 inovações lançadas

O eBook da DocuSign – A história de 50 inovações resume a história da inovação em homenagem aos inventores que conceberam a nossa sociedade. No artigo a seguir, vamos falar sobre um tema do eBook e tratá-lo com um pouco mais de detalhe.

Star Wars

Todos nós os conhecemos: os filmes Star Wars. O que tornou esses filmes uma inovação legendária é o fato de George Lucas e sua equipe terem imaginado para além dos limites habituais.

A verdadeira inovação desses filmes foram os efeitos especiais, de uma maneira nunca antes vista. Nos tempos atuais, eles são essenciais em qualquer filme de ação, mas foram um grande desafio para inovadores pensadores em 1970. As cenas que George Lucas imaginou para os seus planetas, criaturas extraterrestres, naves espaciais e batalhas espaciais pareciam ser tecnicamente impossíveis na sua época.

Como foi possível criar um novo mundo galático no ano de 1970?

Para tornar mais clara a questão, fizemos uma lista do que ainda não havia em 1970 que é usado hoje para ficção científica: 

  1. Computador: O primeiro computador pessoal foi projetado em 1980. 10 anos após o primeiro filme Star Wars.
  2. Internet: Um ano antes do primeiro filme ser produzido, a Internet começou como Arpanet. Nessa época, ela era usada apenas para interligar grandes computadores de universidades e instituições de pesquisa. Aproveitar as vantagens da Internet para uma produção de filme? Inimaginável na época!
  3. Softwares de edição de vídeo: Um fotógrafo sem Photoshop estaria perdido nos dias de hoje e o mesmo vale para produtores de filme e os seus softwares de edição de vídeo. O primeiro software de edição de vídeo foi desenvolvido em 1957, mas tinha muito poucos recursos. Os programas utilizados atualmente para efeitos especiais chegaram muito mais tarde. 

Apesar desses obstáculos, o produtor de filmes não desistiu e criou então uma verdadeira inovação. Na busca de soluções para os seus problemas, ele encontrou em 1975 a legendária Industrial Light & Magic: a solução técnica para Star Wars. O que pode ser criado hoje com apenas poucos cliques de mouse no computador necessitava de tempo, dinheiro e energia inimagináveis na época. Com fotografia em movimento comandada por computador em miniaturas extremamente detalhadas foi possível criar os movimentos das naves espaciais.

Embora a equipe não tenha descoberto essa técnica de fotografia comandada por movimentos, a equipe de Star Wars aperfeiçoou a aplicação e mudou a indústria do cinema no setor da Ficção Científica. 

Com certeza, não foram apenas os efeitos especiais que entusiasmaram incontáveis expectadores, mas também os personagens extraordinários e a mistura de ficção científica, aventura e fantasia.

Nós reunimos para você 5 fatos divertidos que tornam os filmes Star Wars tão singulares:

1. O Yoda-talk:

São encontrados 1.150.000 resultados na World Wide Web quando se pesquisa a palavra-chave Yoda-talk. Existem desde cursos de gramática até tradutores de Yoda e geradores do idioma de Yoda. Existe um significado verdadeiro por trás de praticamente cada nome no Star Wars. Por exemplo, Yoda significa "guerreiro" em sânscrito.

2. Os atores:

Ewan McGregor foi selecionado entre mais de 50 candidatos para o papel de Obi-Wan Kenobi. A sua semelhança com Alec Guinness foi decisiva.

3. Nomes incomuns: Como se chegou de fato ao nome do droide R2-D2? Um técnico de som comentou com George Lucas sobre a trilha sonora: rolo 2, diálogo 2 – portanto R2-D2. George Lucas gostou disso. 

4. Filmes longos, mais prazer

Com uma duração de 152 minutos, Star Wars - Os últimos Jedi é o mais longo dos filmes Star Wars até o momento, dez minutos a mais que Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones.

5. Um filme em 50 idiomas

Os filmes Star Wars foram traduzidos para 50 idiomas, inclusive navajo. 

Conclusão: 

Star Wars revolucionou a indústria do cinema e pertence, por esse motivo, às nossas 50 inovações que entraram para a história. No nosso próximo blog, vamos falar sobre os primeiros anos do computador.

Não aguenta esperar? - Leia o nosso eBook A história de 50 inovações

Publicados
Temas relacionados