Setup home office: veja 5 equipamentos indispensáveis

O trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar. Afinal, trata-se de um regime de produtividade que oferece tudo o que a nossa era precisa — em termos de produção, eficiência, economia e sustentabilidade. Mas agora é momento de falarmos sobre o seu setup home office!

Apesar da comodidade, trabalhar em casa exige alguns preparativos importantes, sobretudo em questões como ergonomia, conforto e praticidade. Por isso, escrevemos este texto completo sobre o tema, demonstrando a importância de um ambiente adaptado, e o que pode ajudar na sua jornada de trabalho. Acompanhe! 

Qual a importância de um ambiente de trabalho adequado?

Geralmente, a qualidade do trabalho costuma exigir uma dose razoável de concentração e previsibilidade. Quando você consegue combinar esses elementos, você atinge a produtividade, que é um intervalo de tempo no qual você executa tarefas com plena atenção, rapidez e qualidade. 

As empresas conhecem a importância de um bom ambiente de trabalho. Não por acaso existem tantos métodos, sistemas e modelos que orientam a cultura organizacional e a rotina das empresas, justamente para criar um ambiente que estimule a concentração, o foco e a produtividade. 

É na transição dos escritórios para o home office que se perde um pouco dessas qualidades. Afinal, o ambiente confortável da própria residência oferece um mar de distrações, que podem existir na forma de filhos, pets, filmes, jogos e uma série de outras formas de entretenimento e procrastinação. 

Além das distrações voluntárias, existem as involuntárias, em que situações externas à vontade do colaborador tomam sua atenção. Esse é o caso clássico do vizinho pendurando uma estante às 9 da manhã, ou qualquer tipo de reforma ou manutenção, que resulte em barulho e incômodo.

É por conta dessas possibilidades que um bom ambiente de trabalho remoto deve ser capaz de se blindar dessas distrações. Como verá a seguir, a combinação de alguns itens pode melhorar drasticamente a sua jornada de trabalho, minimizando interrupções e aumentando a sua produtividade de longo prazo.  

Quais os 5 equipamentos mais importantes para um setup home office?

Existem dois critérios básicos. O primeiro é a capacidade de sustentar o foco por longos períodos. O segundo é o seu conforto durante a jornada de trabalho, ou seja, a sua ergonomia. Abaixo, mostramos quais itens podem aprimorar a sua rotina.

1. Monitor

O monitor é um item muito especial nesta lista, justamente por beneficiar tantos aspectos da rotina de trabalho. Em um primeiro momento, um monitor mais amplo pode aumentar a sua produtividade, reduzindo a necessidade de alternância de telas, janelas e abas. 

Em segundo, há o ganho em ergonomia. A maioria dos profissionais tende a utilizar computadores portáteis, em que a tela não apenas é pequena, mas fica muito abaixo da altura dos olhos, prejudicando a postura e a coluna. Um monitor pode ser posicionado elevadamente, estimulando uma postura mais ereta e saudável. 

Com isso, é possível amenizar as dores nas costas e na base do pescoço. Como em um efeito cascata, o menor dano e a menor percepção de incômodo permitem que você otimize a sua jornada de trabalho, já que você realiza menos pausas para relaxar, visto que está mais confortável diante do computador. 

2. Fones com cancelamento ativo de ruídos

Controlar o silêncio é indispensável para alavancar sua produtividade. Dessa forma, a sua produtividade não fica vulnerável a situações que fogem da sua vontade — e um fone de ouvido com cancelamento ativo de ruídos pode oferecer esse “super-poder”. 

Essa é uma tecnologia que já existe há muito tempo, mas se popularizou com o trabalho remoto. Basicamente, os fones “escutam” os ruídos indesejados do seu ambiente, e emitem uma onda sonora espelhada e invertida desses mesmos ruídos, anulando esses barulhos da sua percepção. Funciona como mágica — e vale a pena!

3. Cadeira

Novamente, voltamos ao fator ergonômico. De nada adianta ter um monitor na altura dos seus olhos se você ainda está sentado em uma cadeira dura, reta e não ergonômica. Assim como os fones, o mercado de cadeiras de escritório também passou por um boom com a popularização do trabalho remoto. 

Na hora da escolha, atente a detalhes como a avaliação dos modelos, assim como especificações, características e funcionalidades, como ajustes de inclinação, altura, revestimento e afins. Com uma jornada de 6 horas diárias, você já passa 25% do seu dia sentado. Portanto, priorize qualidade, e não apenas estética ou preço.

4. Mesa

A escolha da mesa é determinante para o conforto. Se escolher uma mesa estreita, você não tem espaço para os braços, e todos os seus dispositivos ficam apertados. Se escolher uma mesa baixa, você fica inclinado sobre o móvel e os braços da cadeira impedem a sua proximidade à tela e ao teclado. 

Por isso, é importante investir em uma mesa de qualidade, que seja prática, ergonômica e funcional. Atualmente, já existem mesas de altura regulável. Certos modelos podem se transformar em standing desks, incentivando o trabalho em pé, reduzindo o tempo sentado, e estimulando a circulação sanguínea. 

5. Kit videochamadas

Como todos sabemos, home office é sinônimo de tecnologia, pois existe uma série de soluções que fazem parte do seu cotidiano, como assinaturas eletrônicas, documentos online, plataformas de produtividade e tudo o mais que você precisa para a sua prestação de serviços

Para os profissionais que fazem muitas videochamadas, sobretudo aqueles que exercem contatos decisivos de vendas, consultorias e planejamento, é indispensável investir na qualidade da comunicação. Para isso, você deve investir em equipamentos capazes de melhorar a qualidade das suas chamadas. 

Isso inclui uma webcam de alta qualidade, que capte em resolução a partir de 1080p. Também é interessante comprar um microfone especial para a captação da sua voz, e assim, excluir ruídos externos à sua conversa. Por fim, e não menos importante, um tripé de iluminação direta e concentrada, popularmente conhecido como ring light. 

Combinados, esses elementos elevam a qualidade de produção dos seus contatos, com imagem mais nítida e fluida, e voz mais clara e limpa. Assim, você reduz os ruídos de comunicação, tão frequentes na era das reuniões digitais. 

Agora que você sabe como aprimorar o seu setup home office, aproveite para entender como as nossas tecnologias podem ajudar na sua rotina. Para isso, acesse nossa página e entre em contato!

Publicados